Nova técnica da USP contra o câncer destrói tumor em 4 minutos

A partir de uma pesquisa conduzida por cientistas da Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), vinculada à Faculdade de Medicina da USP, foi possível desenvolver uma...

A partir de uma pesquisa conduzida por cientistas da Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), vinculada à Faculdade de Medicina da USP, foi possível desenvolver uma técnica que permite a destruição de tumores malignos num tempo impressionante: apenas 4 minutos.

Chamada de “ablação”, a técnica ainda está em fase de testes e aprimoramento. O tratamento utiliza radiação micro-ondas para literalmente torrar as células cancerígenas.

Trata-se de uma alternativa bastante viável para casos em que a cirurgia não é indicada ou para tumores pequenos, como no fígado, rins, pulmões ou nos ossos.

Tratamento contra câncer destrói tumor em minutos SP

No procedimento da ablação, o oncologista (especialista médico que trata o câncer) usa uma agulha que é inserida no órgão afetado, até a ponta encontrar o tumor. Para localizá-lo, são usadas imagens de ultrassom ou de tomografia.

Uma vez que não há cortes, tampouco cirurgia, o paciente pode receber alta e retornar para casa no dia seguinte à operação. Tanto a ablação por micro-ondas quanto a tecnologia baseada em radiofrequência utilizam radiação pra esquentar o tumor, destruindo suas células. O esperado é que assim ele pare de crescer e de se espalhar.

Fonte: SNB/Fotos: Reprodução/ICESP | Razões Para Acreditar | Gabriel Pietro