Há 5 anos, barbeiro faz cortes de graça para pais desempregados em Cuiabá

Técnico de enfermagem abriu barbearia e criou o projeto depois que também passou pela mesma situação. Projeto acontece durante o ano, mas ganha reforço na divulgação no mês...

Técnico de enfermagem abriu barbearia e criou o projeto depois que também passou pela mesma situação. Projeto acontece durante o ano, mas ganha reforço na divulgação no mês do dia dos pais.

Ao passar pelo desemprego e não ter dinheiro para cortar o cabelo para uma entrevista de emprego, um técnico de enfermagem de Cuiabá decidiu abrir a própria barbearia e passou a oferecer cortes gratuitos aos pais desempregados na cidade.

João Pereira dos Santos, de 46 anos, conhecido como João Camelô, atua como barbeiro há 23 anos e desde 2014 realiza a ação. Ele é casado e tem dois filhos.

 

Em homenagem ao Dia dos Pais, que é comemorado no segundo domingo de agosto, o barbeiro oferece cortes de cabelo gratuitos na sua barbearia, em Cuiabá, no bairro Santa Helena.

João Pereira contou ao G1 que começou a realizar essa atividade há cinco anos. Simpatizante de ações sociais, a iniciativa veio da ideia de presentear os pais, principalmente os que se encontram desempregados.

“Fiquei desempregado e minha mulher estava grávida do nosso primeiro filho. Passei por momentos complicados. Abri uma barbearia e decidi reverter isso em boas obras; especialmente para os pais – passar um Dia dos Pais mais feliz do que eu passei”, explicou.

O projeto se inicia no primeiro dia do mês de agosto e vai até o dia 31. Em agosto de 2018 foram realizados 70 cortes de cabelo. A expectativa para este mês é que sejam feitos mais de 100 atendimentos. Diariamente ele chega a fazer 10 cortes gratuitos.

O barbeiro afirma que conhecer histórias e ouvir depoimentos é algo muito relevante no trabalho dele. João lembra de um pai – que ficou desempregado por oito meses e conseguiu uma entrevista de emprego. Ele pediu ajuda da barbearia e João se sensibilizou com a história do rapaz.

“Ele entrou em contato antes do projeto começar e perguntou se eu já poderia cortar o cabelo dele para uma entrevista de emprego. No dia seguinte, ele começou a trabalhar, me agradeceu e hoje em dia está muito feliz”, lembrou.

Desempregado há um ano, Luiz Augusto, de 38 anos, é pai de três filhas. Durante o corte de cabelo, ele contou que soube do projeto pelas redes sociais. Na opinião dele, a atitude de João mostra que ainda há pessoas que olham para o próximo.

“Achei fantástico. Parece ser simples um corte de cabelo, mas é algo que faz muita diferença”, declarou.

Fontes: G1