Festival da Juventude acontece hoje (09), no Museu do Rio

Prefeitura empossa conselheiros do Conjuve na Orla do Porto, durante o Festival da Juventude O 1º Festival da Juventude acontece nesta sexta-feira (09), das 13h às 22h, no...

Prefeitura empossa conselheiros do Conjuve na Orla do Porto, durante o Festival da Juventude

O 1º Festival da Juventude acontece nesta sexta-feira (09), das 13h às 22h, no Museu do Rio, na Orla do Porto e reúne programação extensa. De palestras vocacionais e crimes cibernéticos a oficinas de capoeira e apresentações de bandas de rock e sertanejo, o evento abre espaço para os jovens mostrarem seus talentos e desenvolvê-los de forma lúdica e educativa. Na ocasião, também será dada a posse oficial dos conselheiros do Conselho Municipal da Juventude.

“O Conselho foi instituído para auxiliar naquilo que muitas vezes a Prefeitura não consegue chegar, não por não querer fazer, mas por não saber e não alcançar esses espaços que a juventude está inserida. Por exemplo, tem espaços públicos sendo entregues pela gestão e queremos que um desses espaços seja a casa da juventude”, explicou o jovem de 23 anos Juares França, conselheiro municipal do Conjuve, representante do segmento estudantil secundarista.

O evento será dividido em dois momentos. No período vespertino, serão realizadas as palestras e oficinas com a temática Cidadania. Crimes cibernéticos, bullying, segurança no trânsito, primeiro emprego, teste vocacional e ensino superior são alguns dos temas que serão abordados. As inscrições para participação podem ser feitas no dia do Festival. Já na parte da noite, a temática Cultural comanda o evento com oficina de capoeira e de cheerleaders, batalha de hip hop, Dj Monteiro, apresentações de Siriri e Cururu do grupo Flor Ribeirinha, Bateria das Atléticas e os grupos musicais Heróis de Brinquedo e Jhonatan & Adam.

O Conselho Municipal da Juventude é vinculado à Secretaria de Cultura Esporte e Turismo, mas receberá apoio de outros Pastas da Prefeitura de Cuiabá. “É importante envolver, não só a nossa Secretaria, que é a timoneira neste processo, mas também outras Secretarias, como a de Educação, de Assistência Social, de Saúde, enfim todos os elementos que convergem para a melhoria das políticas públicas para a juventude. Essa é a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro”, ressaltou o secretário de Cultura, Francisco Vuolo.

O Festival da Juventude é realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e também recebe apoio de entidades parceiras, que irão contribuir com a execução de palestras, oficinas e apresentações culturais no evento.

São parceiros do Festival da Juventude, a OAB, PRF, IFMT, CIEE, FAUC, Fórum Mato-grossense de Capoeira e Rotaract Club de Cuiabá.

Confira a programação de palestras e oficinas do Festival da Juventude de Cuiabá:

Comissão da jovem Advocacia (OAB)

– Primeiro Emprego

– Crimes Cibernéticos

Comissão da infância e Juventude (OAB)

– Suicídio, bullyng e automutilação nos jovens.

Comissão da Igualdade Racial (OAB)

– Ações afirmativas na Educação pública.

Polícia Rodoviária Federal (PRF)

– Segurança no trânsito

Polícia Militar (PM/MT)

– Programa PROERD

Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)

– Cadastro de currículos no sistema do CIEE

Rotaract Club de Cuiabá

– Confecção de currículos

– Oratória: protagonismo ao falar em público

Faculdade de Cuiabá

– Teste vocacional

Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

– Informações sobre os cursos da instituição

Liga das Atléticas

– Oficina de Cheerleader

Fórum Mato-grossense de Capoeira

– Oficina de capoeira

SERVIÇO

O que: Festival da Juventude e posse dos conselheiros do Conselho Municipal da Juventude

Quando: sexta-feira (09), às 14h

Onde: Museu do Rio, Orla do Porto de Cuiabá

Por Naiara Leonor | Prefeitura de Cuiabá