Escola Nacional de Defesa do Consumidor abre inscrições para quatro cursos

As inscrições devem ser feitas até 26 de agosto e as aulas iniciam dia 03 de setembro. – Foto por: Senacon Capacitações são abertas ao público em geral...

As inscrições devem ser feitas até 26 de agosto e as aulas iniciam dia 03 de setembro. – Foto por: Senacon

Capacitações são abertas ao público em geral e possuem certificado emitido pela Universidade de Brasília (UnB)

A Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJ), está com vagas abertas para cursos gratuitos na modalidade à distância, sem tutoria. As inscrições devem ser feitas no site www.defesadoconsumidor.gov.br/escolanacionalaté o dia 26 de agosto. As aulas começam em 03 de setembro.

Cursos oferecidos pela ENDC:

– Oferta e Publicidade: O objetivo geral do curso é identificar as características da oferta e da publicidade, bem como os direitos dos consumidores envolvidos, inclusive a partir de casos práticos. Carga horária de 20h.

– Introdução em defesa do consumidor: Este curso aborda a proteção e a defesa do consumidor no Brasil, passando pelo surgimento do tema até os dias atuais, e quais as funções de cada ator envolvido na defesa do consumidor. Carga horária de 20h.

– Elaboração de projetos e execução de convênios: Entre outras coisas, busca-se com esta capacitação saber identificar os principais conceitos e atores que envolvem as transferências voluntárias de recursos da União, bem como compreender como executar um Projeto Técnico mediante Convênio. Carga horária de 40h.

– Programa de Educação Financeira I: No primeiro curso do programa – composto por três módulos – é feita a apresentação da educação financeira, sob a máxima de “planejar para realizar sonhos”. Também são apresentados conceitos sobre renda e despesa a partir de casos práticos, identificando os pontos onde podemos economizar.

Os cursos oferecidos pela escola abrangem múltiplos temas acerca das relações de consumo e direitos do consumidor. Portanto, podem se inscrever tanto membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), quanto o cidadão em geral – a partir de 16 anos. O certificado, em versão digital, será emitido pela Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Escola Nacional de Defesa do Consumidor.

Por Pedro Mutzenberg | Procon-MT