Blogueira cadeirante fala sobre autoaceitação e como é possível ter uma vida feliz sobre duas rodas

Desde que ganhou uma câmera profissional, em 2015, a blogueira Roberta Caroline Oliveira da Silva, 27, de Guaxupé (MG), teve a ideia de lançar o seu canal Make...

Desde que ganhou uma câmera profissional, em 2015, a blogueira Roberta Caroline Oliveira da Silva, 27, de Guaxupé (MG), teve a ideia de lançar o seu canal Make sobre Rodas. O que no início eram vídeos sobre maquiagem e beleza, hoje, se tornou um canal de representatividade e inspiração, onde relata as dificuldades, mas também as conquistas de uma cadeirante e de uma pessoa que tem AME (Atrofia Muscular Espinhal).

Apesar de poucos inscritos, a Rô nos contou que o retorno das pessoas que se sentem representadas é incrível! “Diariamente recebo relatos e agradecimentos de pessoas dizendo que meus vídeos ajudaram muito, que estavam em depressão e que através do canal viram que a deficiência não é o fim, isso é muito gratificante!”, disse.

Ela relatou também que no início, realmente o seu foco eram temas como maquiagem e beleza, mas que foi sentindo falta de blogueiras com deficiência que falassem sobre o assunto acessibilidade e cadeirantes.

“Senti falta de representatividade, então resolvi expor mais da minha vida e comecei a falar sobre o assunto! Hoje falo muito sobre meu dia a dia como cadeirante, mostro os perrengues, gosto de mostrar a acessibilidade dos lugares que frequento e também dou dicas de aceitação e tudo mais, afinal, uma deficiência não pode impedir ninguém de ser feliz e de ter uma vida normal”, disse.

O diagnóstico da Atrofia Muscular Espinhal

A Rô nasceu com a doença AME (Atrofia Muscular Espinhal), e aos 14 anos começou a usar a cadeira de rodas. O processo de aceitação da doença e do uso da cadeira de rodas foi muito difícil e isso também é relatado em seu canal.

Ela explicou que o seu irmão mais velho, Marcos Paulo, também tem AME e por isso, já era de se esperar por esse diagnóstico.

“Aos 13 anos, além de lidar com o fato de estar parando de andar, sofri muito preconceito e discriminação numa escola e foi uma fase bem difícil da minha vida! Por dois anos andei apenas apoiando no meu pai, mas comecei aceitando a usar a tão temida cadeira de rodas, que eu sinceramente não queria de jeito nenhum, mas não tive escolha!”, relatou.

Mas o que ela não esperava era que com a cadeira de rodas conquistaria a sua independência!

“Quando ele chegou, estranhei nos primeiros dias e depois não queria mais ficar sem! Foi a coisa mais libertadora da minha vida! Finalmente eu pude sair por minha conta, sem precisar de ajuda!  Ah, e claro, mudei de escola!”, disse.

Rô, sucesso em seu canal, temos certeza que muitas pessoas se sentiram acolhidas com os seus vídeos! <3 Conheçam o canal Make sobre Rodas clicando aqui.

Fonte: RPA

crédito das fotos: Roberta Caroline Oliveira da Silva/Arquivo pessoal