Várzea Grande é selecionada para receber curso da Fundação Oswaldo Cruz “Saúde e Segurança na Escola”

Várzea Grande é um dos dois municípios de Mato Grosso que vai receber o curso “Saúde e Segurança na Escola”, realizado e certificado pela Fundação Oswaldo Cruz-Brasília e pela...

Várzea Grande é um dos dois municípios de Mato Grosso que vai receber o curso “Saúde e Segurança na Escola”, realizado e certificado pela Fundação Oswaldo Cruz-Brasília e pela de Universidade de Brasília (UnB),através da iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD.

O curso apresenta uma proposta intersetorial para promover ações integradas de saúde, educação e segurança, em escolas públicas de territórios identificados com alta vulnerabilidade social, em decorrência da violência que atinge crianças e adolescentes. Terá carga horária de 180 horas na modalidade EAD (virtual) e 68 horas semipresencial, com certificação como Aperfeiçoamento pela Fiocruz Brasília e pela Universidade de Brasília.

De acordo com a representante da Fundação Oswaldo Cruz, professora Eunice Fátima Pedreira, o curso visa formar educadores das escolas públicas para elaboração e implementação coletiva de um projeto de ações voltadas para o fortalecimento da comunidade escolar, no enfrentamento das situações de violência em contextos de risco pelo envolvimento com álcool e outras drogas. “Com foco nos programas de Promoção da Saúde na Escola, serão fortalecidas ações institucionais e de intersetorialidade promovendo articulação entre diversas políticas públicas, com a finalidade de construção coletiva para a segurança e a melhoria da qualidade de vida de todos os atores da comunidade escolar” pontuou.

Com o apoio e articulação do Comitê Gestor de Políticas sobre Drogas e Cidadania da Prefeitura, o curso terá a participação intersetorial de técnicos das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Defesa Social, Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo,professores e profissionais da Educação das Escolas Lúcia Leite Rodrigues e Joaquim da Cruz Coelho.

O curso de aperfeiçoamento “Saúde e Segurança na Escola” terá um foco voltado principalmente para as questões relacionadas à violência e ao uso abusivo de álcool e outras drogas no ambiente escolar. Os participantes terão como meta elaborar um projeto sobre os assuntos para sua implementação no final do curso, promovendo a saúde através de ações de redução de fatores de risco e fortalecimento dos fatores de proteção.

Para o secretário Silvio Fidelis, a formação de educadores integrada com demais trabalhadores da rede de cuidado, voltada para a promoção da saúde, incentivará e aprimora a busca por espaços de conhecimento, reflexão, trocas e, principalmente, de construção coletiva de novas formas de pensar e agir, com a renovação de posturas, mais ampliadas e corresponsáveis, no manejo compartilhado de conflitos e na dinâmica do processo de trabalho. “Um trabalho que reflete o apoio e a capacidade de governança municipal, assim como a necessária sustentabilidade deste coletivo, de suas propostas e ações, enquanto importante indutor das diretrizes das Políticas Nacionais” frisou.

Os demais municípios contemplados pelo curso “Saúde e Segurança na Escola”, promovido pela FIOCRUZ e certificado pela UNB são:

Arapiraca – AL, Aracaju – SE, Recife – PE, Jaboatão – PE, Pedra Preta – MT, Natal – RN, Goiânia – GO, Aparecida de Goiânia – GO, Palhas – TO e Pedra Preta – MT.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande

Imagem: Divulgação