Estudantes de Goiás vencem torneio de robótica na Nasa com invenção de chiclete de pimenta

Um grupo de estudantes de Goiânia (GO) conquistou o primeiro lugar em um torneio de robótica realizado na Universidade da NASA, nos Estados Unidos. Eles superaram 70 equipes...

Um grupo de estudantes de Goiânia (GO) conquistou o primeiro lugar em um torneio de robótica realizado na Universidade da NASA, nos Estados Unidos.

Eles superaram 70 equipes de 12 países que concorriam ao Champion’s Award, o maior prêmio da competição.

Alunos do Serviço Social da Indústria (SESI) Vila Canaã, eles têm idade entre 15 e 17 anos e foram premiados pela invenção de um “chiliclete”, uma espécie de goma de mascar criada a partir dos componentes da pimenta para auxiliar astronautas a sentirem o sabor dos alimentos no espaço.

 

Estudantes ganham torneiro de robótica nos EUA com invenção de chiclete de pimenta

De acordo com os estudantes, “a falta de sensibilidade no nariz dos astronautas é ocasionada pela falta de gravidade no espaço, o que faz com que o sangue do corpo se concentre na cabeça e no peito. Com isso, a sensibilidade do nariz é afetada, fazendo com que os astronautas parem de sentir cheiros e sabores”.

A equipe formada por sete estudantes do SESI se saiu vencedora após desenvolver a goma por sete meses.

No início deste ano, eles apresentaram o “chiliclete” na edição nacional do Torneio de Robótica, no Rio de Janeiro, e foram selecionados para a etapa internacional.

Segundo o professor Flamarion Gonçalves Moreira, técnico da equipe vencedora, apesar de todos os esforços realizados pelo grupo, o resultado alcançado surpreendeu os goianos.

Estudantes ganham torneiro de robótica nos EUA com invenção de chiclete de pimenta

“A gente fica sem acreditar, porque uma competição desse nível, com tantas equipes muito boas, todas se esforçando… A gente chegar aqui com todo esse diferencial de entusiasmo, seriedade e foco, para nós foi maravilhoso. Só temos que agradecer”, afirmou.

Fonte: G1/Fotos: Reprodução/TV Anhanguera  | Razões Para Acreditar