Um fazendeiro encontrou um filhote de onça-pintada melânica abrigada em seu rancho. O homem chegou a ficar com o filhote por alguns dias, mas ao perceber que ele estava debilitado, acionou a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) do Mato Grosso.
O animal foi encaminhado ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a 500 km da capital. Lá, constatou-se que o filhote macho estava com um quadro severo de cegueira e desnutrição.
De acordo com a equipe de veterinários, o filhote tem três meses de vida e continuará mais algumas semanas na instituição para acompanhamento.
Quando o filhote completar dois anos, será solto novamente na natureza. Nesse meio-tempo, ele será treinado para caçar por conta própria.
Internado há cerca de um mês, a oncinha, que ainda não tem nome, voltou a enxergar e recuperou o peso após passar por uma dieta hiper-calórica.
Ele é um espécime bastante raro. A concentração de pigmento, fruto de uma alteração genética, esconde as pintas que lhe são comuns. Apenas de 5% a 10% das onças nascem com essa alteração.
A comunidade científica afirma que essa espécie de onça-pintada está ameaçada de extinção no Brasil.
Fonte: JM Online/Foto: Sema-MT/Assessoria | Razões Para Acreditar