MTI renova parceria e mantém acesso à internet gratuita nos parques de Cuiabá

Programa Conecta MT funciona em três parques e oferece o acesso à internet gratuito, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Área de lazer do Parque...

Programa Conecta MT funciona em três parques e oferece o acesso à internet gratuito, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Área de lazer do Parque Mãe Bonifácia. – Foto Assessoria/MTI
A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) renovou o acordo de patrocínio com a empresa Titânia Telecom e manteve o programa Conecta MT, que oferece acesso à internet gratuita nos três parques estaduais de Cuiabá. A iniciativa teve início no ano passado e mais de 13 mil pessoas já acessaram a rede wi-fi disponível nos parques públicos.

Atualmente o programa Conecta MT funciona nos parques Mãe Bonifácia, Zé Bolo Flô e Massairo Okamura. Pelo menos, 12 mil frequentadores do parque Mãe Bonifácia, 1,3 mil do Zé Bolo Flô e outros 500 do Massairo Okamura já se cadastraram para usar a internet gratuitamente.

Entre eles está Antonio Gildo, 31 anos, que avaliou a internet gratuita como uma boa opção para quem não tem acesso em outros locais. “Hoje mesmo vim aqui para usar a internet. Faço vários trabalhos autônomos e não tenho internet no celular. Então, quando dá e eu estou com tempo, uso aqui, pois moro perto. Foi fácil cadastrar, usei a rede social e já estava navegando”, disse.

O estudante João Carlos Nascimento, 13 anos, também teceu elogios ao programa Conecta MT. “Dá para entrar na rede social, em site, jogar e ver no youtube. Às vezes venho de casa só para usar mesmo. Quando chega aqui, meu celular já conecta automático”, afirmou.

Programa Conecta MT funciona em três parques de Cuiabá. O acesso à internet é gratuito, 24 horas por dia, todos os dias.

Para o responsável pelo programa, assessor-executivo da MTI Sandro Brandão, o Conecta MT permite avanços na democratização do acesso à internet e contribui para a inclusão digital, uma vez que qualquer pessoa pode cadastrar seu aparelho de celular ou até notebook para usar a internet, que está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

“O programa abre portas para o conhecimento e acesso aos serviços e informação pela população. Mais de 13 mil pessoas já se utilizaram da rede wi-fi – e a avaliação referente ao sinal da internet pelos usuários também é muito positiva, com índices superiores a 80%”, disse.

O Conecta MT foi concretizado após um chamamento público, ocasião em que foi selecionada uma proposta de patrocínio, formalizada em acordo, para a oferta de internet sem qualquer tipo de custo para o Governo.  Na prática, a empresa Titânia Telecom oferece internet, com o apoio da MTI, em troca de placas de publicidade nos parques.

“Esses patrocínios são uma forma de fazer mais, com menos. E isso foi possível por meio de uma arquitetura jurídica inovadora, com chamamento público que resultou na celebração de Acordos de Patrocínio Privado Direto”, explicou Sandro Brandão.

Ainda segundo ele, em razão da boa avaliação e do legado à população, o programa pode ser ampliado para outros espaços públicos do Estado, como outros parques e praças, inclusive por meio de parcerias com os Municípios e outras instituições interessadas. “A estruturação de patrocínios é muito benéfica para o Governo e para o cidadão que só tem a ganhar”, encerrou.

Por MTI