Cientistas descobrem reservatório de água potável debaixo do oceano

A localização do aquífero de 2.800 km³ na costa leste americana Foto: CIENTIFIC REPORTS, 2019 Geólogos encontraram um reservatório gigante de água potável debaixo das águas salgadas do...

A localização do aquífero de 2.800 km³ na costa leste americana Foto: CIENTIFIC REPORTS, 2019

Geólogos encontraram um reservatório gigante de água potável debaixo das águas salgadas do Oceano Atlântico, na costa leste dos EUA, isolado por sedimentos porosos.

Ao que tudo indica, é o maior aquífero submarino já descoberto no mundo: na longitude, ele vai do estado de Massachusetts ao de Nova Jersey; na latitude, ele sai da costa e segue aproximadamente 80 km em direção ao oceano.

Segundo os pesquisadores, a descoberta indica que esse tipo de formação pode existir em outras regiões costeiras do mundo e ser fonte de água potável para locais áridos.

Companhias de petróleo, nos anos 1970, já haviam encontrado sedimentos de água potável quando perfuraram o solo marinho.

“Sabíamos que havia água potável lá embaixo em lugares isolados, mas não sabíamos sua extensão ou geometria” disse ao site Science Alert a geóloga marinha Chloe Gustafson, da Universidade Columbia, que conduziu o estudo.

O resultado, segundo o estudo, mostra um “sistema aquífero contínuo que segue por pelo menos 350 km da costa atlântica dos Estados Unidos e contém aproximadamente 2.800 km³ de água subterrânea de baixa salinidade”.

Para os geólogos, a reserva de água poderia chegar à região sul de Delaware (estado abaixo de Nova Jersey) ou até mais longe.

“Pode haver muito mais água subterrânea na porção nordeste do Atlântico americano, um recurso de água potável que pode rivalizar, em tamanho, com aquíferos em terra”, dizem os autores.

Como

A  pesquisa, que começou em 2015, utilizou um receptor eletromagnético, levado a bordo de um navio, na busca de depósitos de água abaixo dos sedimentos oceânicos.

Os pesquisadores percorreram a costa por dez dias, analisando a condutividade elétrica nas profundezas — a água salgada é um condutor mais efetivo que a doce.

Para eles, a origem da reserva pode remeter à última Era do Gelo, quando grandes quantidades de água teriam derretido e ficado presas em sedimentos rochosos.

Para utilizar essa água será preciso dessalinizar a água, já que parte dela estaria salobra (levemente salgada).

Com informações da Galileu

Por Só Notícia Boa