Banco de sangue público promove campanhas de coleta de sangue em julho

Ainda tem sido constatada a falta dos sangues do tipo A, B, O, AB NEGATIVOS – raros entre a população – e do O POSITIVO, um dos tipos...

Ainda tem sido constatada a falta dos sangues do tipo A, B, O, AB NEGATIVOS – raros entre a população – e do O POSITIVO, um dos tipos sanguíneos mais utilizados. Foto Marcos Vergueiro/Secom-MT

Hemocentro depende, exclusivamente, de doação de sangue de forma voluntária e, por essa razão, tem intensificado as campanhas para atrair novos doadores.

Ainda tem sido constatada a falta dos sangues do tipo A, B, O, AB NEGATIVOS – raros entre a população – e do O POSITIVO, um dos tipos sanguíneos mais utilizados. –

A direção do MT Hemocentro – único banco de sangue público de Mato Grosso – intensificou a agenda de campanhas de coleta de doação de sangue, para o mês de julho, para conseguir a reposição do estoque, bem como o aumento do número de cadastro de doadores.

Segundo informou a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, é comum que, neste período do ano, quando ocorrem as férias escolares e aumentam as viagens e os eventos festivos de grande público, haja baixa considerável no estoque de sangue.

A constatação se deve à intensificação das demanda por bolsas de sangue nos hospitais e prontos socorros públicos. Ainda tem sido constatada a falta dos sangues do tipo A, B, O, AB NEGATIVOS – raros entre a população – e do O POSITIVO, um dos tipos sanguíneos mais utilizados.

“O MT-Hemocentro depende, exclusivamente, de doação de sangue de forma voluntária e, por essa razão, tem intensificado as campanhas para atrair novos doadores. Conclamamos a população para que, antes de sair de férias, procure o banco de sangue público e faça a sua doação de sangue”, afirmou Zanela.

Em julho, o MT Hemocentro contará com o apoio dos organizadores e competidores da segunda edição da Corrida Pela Vida, realizada pela Associação dos Servidores do Poder Legislativo Estadual e Municipal de Mato Grosso, com a parceria de empresários.

Agenda de coleta

Durante os períodos de 1 a 5, de 8 a 12, de 15 a 19, de 22 a 26 e de 29 a 31, os atletas inscritos para a Segunda Corrida pela Vida estarão se deslocando ao MT Hemocentro e fazendo a sua doação de sangue voluntária.

Os integrantes do Programa de Coordenadores dos Students for Liberty Brasil (SFLB), que reúne estudantes universitários que buscam a inovação  no ativismo pela liberdade, também estarão doando sangue no dia 5 de julho. No dia 8 de julho, a parceria será com os profissionais da empresa de engenharia IM Martins.

No período de 15 a 19 de julho, a equipe técnica do Hemobus – ônibus de coleta externa do MT Hemocentro – estará na sede do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) e atenderá aos servidores e frequentadores do órgão. Os servidores da PRF (Polícia Rodoviária Federal) ainda decidiram comemorar o aniversário de 91 anos da instituição e o Dia do Policial Rodoviário Federal com o nobre gesto de doação de sangue; eles estarão na unidade do MT Hemocentro no dia 22 de julho.

Por  Rose Velasco | SES-MT