O radialista e eletricista Flávio Teixeira conta que ficou consternado ao fazer uma visita à dona de casa e agricultora Maria Lúcia de Sousa, que vive em uma casa sem energia elétrica há oito anos com o marido e as duas filhas.
“Na era em que nós vivemos, ainda encontrarmos pessoas que não têm energia dentro de casa, a gente fica impressionado”, disse ele após chegar à residência de Maria, na zona de Itapipoca, no norte do Ceará.
Flávio criou um painel solar artesanal com uma bateria de notebook e um painel de LED. A gambiarra gera energia suficiente para acender uma lâmpada, a primeira da casa da família. “Lá em cima da casa tem um painel solar que carrega uma bateria e, dentro, tem um interruptor que faz a recarga da bateria”, descreve ele.
Segundo o inventor, as células da bateria do notebook geram aproximadamente 12 volts e iluminam o único ponto de luz da residência. Apesar de pouco, a lâmpada já mudou a rotina da família.
Até semana passada, Andressa e a irmã mais nova tinham que “aproveitar a luz do dia para brincar e estudar”, mas agora podem usufruir do ponto de luz até as 22h, quando a família desliga a lâmpada e vai dormir.
Sem abastecimento de energia
A mãe de Andressa agradece a invenção do radialista, mas desabafa que a falta de abastecimento elétrico dificulta muito sua rotina. “Tenho ainda muita vontade de ter energia na minha casa, comprar geladeira, tomar água gelada, ter uma televisão para assistir o jornal e ver o que está acontecendo no mundo”, sonha.
As filhas de Maria lamentam a falta de eletricidade e as dificuldades de viver sem ela. “Sinto falta da luz para gente pesquisar e estudar. Não é tão ruim, porque a gente já se acostumou, mas é difícil.”
Maria Lúcia e sua família moram no local há oito anos. Em 2011, quando se mudaram, eles solicitaram a instalação elétrica à Enel Distribuição Ceará, responsável pelo abastecimento de energia do estado, mas nada foi feito até hoje.
Fonte: G1/Fotos: Reprodução/TV Verdes Mares | Razões Para Acreditar