Servidora ensina inglês para colegas de trabalho no horário de almoço

Ter a fluência e o conhecimento de um segundo idioma, especialmente o inglês, pode fazer toda a diferença num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e seleto....

Ter a fluência e o conhecimento de um segundo idioma, especialmente o inglês, pode fazer toda a diferença num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e seleto.

Segundo um levantamento da British Council – organização internacional do Reino Unido que atua no Brasil promovendo relações culturais e oportunidades educacionais – apenas 5% dos brasileiros sabem se comunicar no idioma. Destes, apenas 1% possui elevado grau de fluência.

Nesse cenário, surgem pessoas inspiradoras como a Bianca Yinli Wu Candido Rodrigues, servidora pública há nove anos da Urbam (Urbanizadora Municipal) e que trabalha na Secretaria de Mobilidade Urbana de São José dos Campos  (SP).

Há cerca de quatro anos, Bianca vira professora durante seu horário de almoço. Ela se oferece para ajudar seus colegas de trabalho a aprenderem inglês de graça, como faz a WeWork Paulista com os funcionários da equipe de limpeza, relembre aqui e aqui.

“Começamos entre as amigas do departamento e depois a compartilhar nossas aulas com todos os colegas da Secretaria. Cada uma de nós já tinha estudado inglês, em diferentes níveis, mas estávamos há muito tempo sem praticar”, conta Bianca.

“Como eu havia dado aulas por seis anos e tinha experiência com algumas metodologias de ensino da língua inglesa para brasileiros, me propus a ministrar as aulas, que têm o foco na conversação e são bem descontraídas”, completou.

Servidora ensina inglês para colegas de trabalho de graça durante horário de almoço

Bianca afirma que todo o material e atividades utilizadas por ela e seus alunos são disponibilizados gratuitamente pelo celular ou computador. “Assim, diminuímos o consumo de papel e nossas aulas tornam-se mais dinâmicas”, explica. No total, 21 funcionários da Secretaria de Mobilidade já participaram da atividade.

A professora de inglês aplica provas regularmente para testar o grau de aprendizado e aproveitamento dos participantes. As notas têm um toque especial.

“Cada um faz o seu exercício teórico, corrigimos todos juntos e, ao final, cada um analisa o quanto conseguiu aproveitar na atividade e identifica os pontos a serem revisados. A nota sai na hora, geralmente em forma de doces, balas e chocolates.”

Estefânia Menezes Henrique e Isabel Cristina Braga trabalham com Bianca em um turno e estudam ao lado dela em outro desde 2015. Elas são consideradas as “alunas veteranas” da atividade.

“Já fiz curso de inglês antes, mas aprendi só o básico. Nas aulas, a gente sempre revisa a gramática e ela tira as dúvidas. Eu aprendo muito com a Bianca, ela tem muita experiência”, conta Estefânia.

Já Isabel conta que agora, ao ouvir músicas em inglês, consegue compreender boa parte da letra e adora aprender mais através delas. “A música me ajuda muito, e também é importante levar às aulas a sério, fazer as tarefas e trazer as dúvidas. Em todas as aulas, a Bianca faz uma integração, uma dinâmica, isso é muito legal e ajuda muito”, comenta.

“A educação é o maior legado que se pode deixar para um mundo melhor”, afirma Bianca. “Compartilhar o que eu já aprendi e ver que as pessoas que estão estudando comigo percebem a importância do aprendizado contínuo é o que mais me motiva. A vida é muito dinâmica, o tempo passa muito rápido e o que hoje sabemos, amanhã pode não ser mais suficiente para o nosso trabalho, para o nosso sustento, para a nossa sobrevivência, enfim, para o nosso convívio em sociedade. Portanto, convido a todos para se desafiar a aprender algo novo todo dia e deixar uma boa herança ao mundo”, conclui.

Fonte: SJC/Fotos: Lucas Cabral/PMSJC | Razões Para Acreditar