Mergulhadores retiram mais de 1 tonelada de lixo do oceano e quebram recorde mundial

Um grupo de mergulhadores se reuniu no píer de pesca internacional de Deerfield Beach, na Flórida, EUA, num mutirão de coleta de lixo jogado no mar. Ao todo, 633...

Um grupo de mergulhadores se reuniu no píer de pesca internacional de Deerfield Beach, na Flórida, EUA, num mutirão de coleta de lixo jogado no mar.

Ao todo, 633 mergulhadores vestiram suas roupas, equipamentos e tanques de oxigênio e quebraram o recorde mundial de maior grupo de pessoas a realizarem uma limpeza subaquática.

A limpeza começou por volta das 9h e durou aproximadamente quatro horas: quase uma tonelada e meia de detritos coletados, entre garrafas plásticas, roupas velhas e até pedaços de isopor.

Horas após o término da limpeza, os mergulhadores contabilizaram 730 quilos de lixo coletado. No dia seguinte, o número final bateu a casa das 1,4 toneladas.

A cidade de Deerfield ajudará no processo de separação e reciclagem dos detritos coletados – há uma enorme quantidade de plástico e vidro, que podem ser redirecionados para uma cooperativa de reciclagem.

Os mergulhadores vieram de vários cantos do mundo, como Europa e América do Sul, para participar do evento anual organizado pela loja de mergulho local Dixie Divers e pelo Clube Deerfield Beach Women’s.

Resíduos de plástico descartados nos oceanos são uma ameaça à vida marinha. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 8 milhões de toneladas de plástico são lançadas nos oceanos anualmente. Se esse ritmo não desacelerar, até 2050 haverá mais massa de plástico na água do que peixes.

 

Fonte: RPA

Imagem: Divulgação