Ex-diarista se torna técnica em gastronomia e realiza sonho de ter o próprio negócio

A graduação só foi possível com ajuda de bolsa de estudo e muita determinação.   De diarista a graduada em Gastronomia. Com o sabor dos seus quitutes e...

A graduação só foi possível com ajuda de bolsa de estudo e muita determinação.

 

De diarista a graduada em Gastronomia. Com o sabor dos seus quitutes e boa dose de dedicação, Vitorina dos Santos, 42 anos, conquistou, não só clientes, como também o sonhado diploma. Filha de agricultores, Vitorina é a primeira da família a ingressar em uma faculdade e, hoje, sabe bem qual é o sabor da vitória proporcionada pelo conhecimento.

A guinada na vida foi fruto de uma inquietação interior. “Temos que sonhar e ir atrás. Passei muito tempo pensando que deveria ir em busca de algo melhor”, conta a baiana que não se arrepende de ter investido na educação. Entretanto, como muitos brasileiros, Vitorina sempre viveu com pouco mais de um salário mínimo e, por conta disso, estudar não tinha como ser prioridade. Tudo mudou quando conseguiu uma bolsa de estudo concedida pelo Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país que, em 15 anos de história, já beneficiou mais de 1 milhão de estudantes.

“O valor integral de uma faculdade é muito alto. Graças ao desconto de 50% que consegui através do programa, realizei meu sonho. O meu curso tinha duração de dois anos e meio, mas eu levei o dobro do tempo para concluir porque eu sempre organizava minha grade de matérias de forma que o preço de cada uma delas não pesasse tanto no meu orçamento”, explica.

Com paciência e persistência, ela foi vencendo cada matéria, cada desafio. Hoje, a técnica em gastronomia lembra da cerimônia de formatura, realizada noa dia 5 de agosto do ano passado, como um momento mágico. E, mesmo com o diploma quentinho, como se tivesse acabado de sair do forno, já consegue colher frutos muito positivos. “Estou terminando um ateliê de culinária em minha casa e trabalhando para mim mesma com encomendas”, conta.

Otimismo também é o tempero que traz sucesso para sua vida profissional. “Também pretendo ensinar tudo que sei para outras pessoas, através de cursos e fazer eventos, como almoço e jantar, a pedido do cliente”, planeja. A construção do espaço físico do Ateliê de Culinária da Vitória é apenas o primeiro passo.

Antenada com o mercado, a técnica em Gastronomia também dedica tempo e energia para a divulgação dos seus quitutes nas redes sociais. Além da página no Facebook, intitulada de Vitória Doces e Salgados, ela mantém um perfil no instagram (@vitoria_cake_designer) onde fomenta encomendas de salgados, pães, bolos artísticos e doces finos. “Todo mundo ama os meus pãezinhos”, revela orgulhosa.

Quer uma bolsa de estudo para cursos técnicos e profissionalizantes, cursos de idiomas, entre outras? O Razões para Acreditar, em parceria com o Educa Mais Brasil, ajuda você. Clique aqui.

Por:  Rede RPA

Fonte: Bárbara Maria – Agência Educa Mais Brasil

Foto: Arquivo pessoal