Madeira sustentável feita com casca de mandioca é resistente até contra o fogo

Um grupo de estudantes do Colégio Sesi, em Araucária, município no leste do Paraná, desenvolveram um tipo de madeira sustentável produzida com casca de mandioca, tetraborato de sódio (bórax), cola e...

Um grupo de estudantes do Colégio Sesi, em Araucária, município no leste do Paraná, desenvolveram um tipo de madeira sustentável produzida com casca de mandioca, tetraborato de sódio (bórax), cola e água.

A invenção foi feita em segundo plano, uma vez que os adolescentes queriam produzir um protótipo de plástico biodegradável. No entanto, conforme a pesquisa envolvendo a madeira sustentável ia avançando mais rapidamente do que a do bioplástico, eles direcionaram todos os seus esforços no composto feito à base da casca de mandioca.

Um protótipo foi apresentado e recebeu amplo destaque durante a 7ª edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias), realizada em Foz do Iguaçu (PR). A banca de jurados exaltou o experimento como uma possível alternativa futura de baixo custo, limpa e ambientalmente correta.

Madeira sustentável feita com casca de mandioca é resistente até contra o fogo
Estudantes expõem bandeja com madeira feita à base da casca de mandioca durante a sétima edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias), realizada em Foz do Iguaçu (PR)
Madeira sustentável feita com casca de mandioca é resistente até contra o fogo
Um pedaço de madeira sustentável produzida com casca de mandioca

“A nossa madeira é feita a partir de resíduos orgânicos da mandioca, como a casca, e utilizamos também outros componentes para deixá-la mais compactada. Para nós fazermos a nossa madeira, fomos variando a quantidade dos nossos materiais (mais cola, menos cola. Mais casca, menos casca), até encontrar o nosso protótipo ideal”, explicam as estudantes Amanda Bueno Coutinho, Ana Vitória de Lara e Letícia Azambuja de Souza sobre o processo.

Além de ser 100% sustentável e biodegradável, a madeira de mandioca é resistente a cupins, traças e pasme… até o fogo!

Por meio de um teste de inflamabilidade, as estudantes chegaram a um resultado muito semelhante ao MDF Fire, produzido na América Latina.

E tem mais: “A nossa madeira é praticamente impermeável. Nós deixamos imersa por cerca de três dias. Quando retiramos, achamos que tínhamos perdido o teste porque ela havia inchado completamente. Mas quando secou, voltou ao estágio inicial. Isso significa, que mesmo que ela infiltre ela consegue evaporar essa água novamente.”

Agora, o objetivo é arranjar parcerias e começar a produzir a madeira em massa, a ser vendida em todo o território nacional.

Por Razões Para Acreditar