MT Escola de Teatro forma profissionais e fomenta mercado de trabalho

A parceria entre a MT Escola de Teatro, Universidade de Mato Grosso (Unemat) e Governo do Estado tem possibilitado a formação de dezenas de profissionais com o Curso...

A parceria entre a MT Escola de Teatro, Universidade de Mato Grosso (Unemat) e Governo do Estado tem possibilitado a formação de dezenas de profissionais com o Curso Superior de Tecnologia em Teatro, os inserindo no mercado de trabalho e fomentando a cultura no estado. Grande parte dos aprendizes já está atuando, seja produzindo filmes, participando de festivais, cursando pós-graduação ou mesmo dando aulas.

Antes disso, para se tornar um ator, produtor cultural, sonoplasta ou afins, logo se pensava nos desafios do deslocamento para os grandes centros urbanos, onde estavam os melhores cursos de formação e as ofertas de atividades remuneradas mais vantajosas.

Coletivo Artístico Gay de Mato Grosso / Série Procura-se Bichas

O ator formado pela MT Escola e idealizador do Coletivo Artístico Gay de Mato Grosso (Cagay-MT), Elton Martins, de 26 anos, explica sua jornada. “Eu vim da comunidade de João Carro, em Chapada dos Guimarães (68 km de Cuiabá) e nos primeiros meses ficava tentando entender como tinha conseguido entrar na MT Escola, pois a minha realidade não me permitia enxergar muito além e tudo parecia um sonho distante. Na MT Escola eu aprendi muita coisa que pude acrescentar também à minha vida, assim como ao meu currículo e a minha carreira”, declara.

Arquivo pessoal

Outros alunos formados hoje dão aula para seus ‘calouros’, como é o caso da professora universitária, Jane Klitzke. “Como já tinha formação em design de moda, resolvi fazer o curso de camarim e figurino modular e posso dizer que foi tudo muito intenso. Nos inícios dos semestres dou aula como artista convidada para o curso de cenografia e figurino e ensino os alunos a trabalharem com materiais alternativos na composição dos cenários”, explica.

Tanto Elton quanto Jane acreditam que, de maneira geral, a arte e a cultura no estado foram revigorados com a MT Escola de Teatro. Jane inclusive foi figurinista no filme Rondon, o Grande Chefe e Elton comemora a conquista do novo emprego como professor de teatro em uma escola municipal de Várzea Grande.

Peça Vila de Pantolux / Grupo Penumbra / Foto Jone Said

Quem também celebra todo esse sucesso é o diretor da Associação Cultural Cena Onze, Flávio Ferreira. “É com muita alegria e satisfação que acompanhamos a trajetória dos nossos ex-alunos, levando o nome da MT Escola a ser reconhecido em todo território nacional. É muito gratificante poder inserir no mercado de trabalho profissionais qualificados e visualizar a importância do nosso trabalho na viabilização desse projeto”, declara.

A MT Escola de Teatro é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) em parceria com a Associação Cultural Cena Onze e a Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP).

Por assessoria