Que os Norte Americanos têm a medicina como referência para o mundo não é novidade, mas neste contexto entrou em cena a expertise da odontóloga Nayara Cerutti, a especialista em estética orofacial que atua em Cuiabá há pelo menos 12 anos, representou o Brasil, no início deste mês de maio na Harvard Medical School.
Com o tema Harmonização Facial referendou o assunto com propriedade de quem buscou nos Estados Unidos toda a expertise no assunto e aplica na pratica os procedimentos estéticos em Cuiabá. O sucesso alcançado pela cuiabana no consultório ganhou destaque na mais respeitada universidade do planeta. “Estar diante dos mais conceituados profissionais de estética do mundo levando minhas técnicas e conhecimento demonstra o quanto nossos procedimentos são seguros e altamente satisfatórios. Não foi um caminho fácil conquistar este destaque sem igual em Harvard, só foi possível devido a minha busca por tendências e resultados com toda segurança neste universo estético. Me especializo no mínimo a cada quatro meses buscando inovações e tendências. Um grande diferencial são as técnicas aplicadas primeiramente em cadáveres frescos no qual é possível realizar a dissecação do mesmo e estudar tudo o que acontece por baixo da pele antes de realizadas no paciente. Além de novos procedimentos os componentes empregados sempre evoluem, assim tenho acesso imediato a todas as novidades deste segmento que se convergem na mais moderna e segura tecnologia”, explica Cerutti.
Durante o Congresso Estético a odontóloga e especialista em harmonização orofacial ressaltou que os cientistas de instituições prestigiadas ao redor mundo têm se dedicado nas últimas décadas a descobrir qual o modelo de rosto que atrai o sexo oposto, além-claro, de mudar de forma natural as feições femininas, ao propor uma face mais atraente, simétrica e com traços harmônicos. “Uma pesquisa curiosa conduzida pela Universidade de Toronto determina até a proporção exata que um rosto de mulher deve ter para atrair: a distância entre os olhos e a boca deve corresponder a 36% da extensão total do rosto. Já em largura, o que conta é a distância entre as pupilas de cada olho, que devem corresponder a 46% da medida de uma orelha a outra.
Os cientistas canadenses apontam a cantora country Shania Twain como detentora dessas proporções que atiçam o desejo masculino. Segundo eles, essa geometria provavelmente fornece inconscientemente ao cérebro do homem pistas de que aquela mulher é fértil e tem boa saúde, fatores importantes na evolução humana”, revela Cerutti. Ainda segundo a profissional, uma pista fornecida pelos estudos de Harvard e de outras instituições é que a face mais atraente para os homens é aquela angelical. Segundo a Universidade alemã de Regensburg, essa face perfeita tem rosto magro e estreito, pele bronzeada, sobrancelhas escuras e finas, cílios longos e fartos, ausência de olheiras, pálpebras estreitas e nariz fino.
As representantes do mundo real que se aproximam desses modelos científicos são as tops Kate Moss e Gisele Bündchen e a atriz Brigitte Bardot quando jovem. Mas, é claro que neste mundo de beldades, as mulheres com aparência mais comum podem também causar impacto com pequenas harmonizações, ou seja, procedimentos pouco invasivos, com o uso de toxina botulínica ou os preenchedores, a base de ácido hialurônico. “A face pode talvez não ser naturalmente bela, mas com a tecnologia disponível hoje, todos os traços podem ser harmonizados através de um planejamento personalizado, feito de acordo com o perfil de cada paciente. É muito comum a pele perder, ao longo dos anos, elasticidade, hidratação, o que chamamos de “viço”.
Mesmo as pessoas mais resistentes aos procedimentos estéticos, chegam em um determinado momento da vida que se rendem, mesmo começando com o procedimento que seja apenas para dar aquela aparência de pele “descansada”, estes efeitos conseguimos oferecer na clínica, a custos reduzidos e efeitos que podem durar até um ano e meio, dependendo do procedimento”, define.
A harmonização facial não é feita só com uma técnica, mas sim, com uma combinação de procedimentos estéticos que tem por objetivo harmonizar esteticamente e funcionalmente os dentes, o sorriso e a face de acordo com a necessidade de cada paciente. Desta forma, pode ser utilizados de diversos procedimentos para aproximar a simetria facial, promover o equilíbrio entre ângulos, volumes e formatos das diversas áreas do rosto inclusive tratamento para prevenir e combater o envelhecimento. “Todas estas questões vão muito além da aparência, trabalham também com a autoestima, Com a correção de lábios, gengivas expostas, marcas de expressão, papadas, maxilar, mandíbula e dentes, é possível ficar anos mais jovem. É sempre uma grande evolução, antes só conseguíamos corrigir com cirurgias e processos agressivos”, finaliza.