Grupo desembarcou nesta terça-feira (14) e fica no local até o domingo (19). Os voluntários vão ajudar na rotina de preservação dos animais e nos cuidados diretos aos elefantes.
O Santuário de Elefantes Brasil (SEB), em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, recebe a visita de 9 comissários de bordo americanos, sendo sete homens e duas mulheres, que vão prestar serviços voluntários no lugar durante cinco dias. A ação voluntária começou nesta terça-feira (14) e segue até o domingo (19).
Os voluntários são americanos e não falam português. Eles vão receber suporte de profissionais no santuário que falam o inglês. Eles fazem parte do grupo Stews 4 Elephants, formado por 55 comissários de bordo. O primeiro voluntariado do grupo foi em um santuário em Chiang Mai na Tailândia.
Grupo vai ficar no Santuário por cinco dias — Foto: Santuário dos Elefantes/ Divulgação Grupo vai ficar no Santuário por cinco dias — Foto: Santuário dos Elefantes/ Divulgação
A ideia de prestar serviço ao santuário no Brasil, localizado em Mato Grosso, surgiu quando o grupo de voluntários faziam trabalhos em um santuário de elefantes em outro país. Na ocasião, eles conheceram Scott Blais, fundador da ONG Internacional Global Sanctuary for Elephants que fez o convite para que eles viessem até o SEB.
No santuário, os voluntários vão prestar serviços para ajudar na rotina de preservação dos animais e nos cuidados diretos aos elefantes. Eles vão ajudar na preparação da comida, no banho e principalmente ajudar na reabilitação dos elefantes, com a supervisão e o apoio dos profissionais que trabalham no lugar.
Segundo o grupo de voluntários, o intuito é conscientizar sobre as dificuldades dos animais que estão sujeitos à exploração, não apenas os elefantes. A ideia também é mostrar como o turismo pode afetar a vida animal e a natureza de forma positiva ou negativa.
Voluntários vão prestar serviços para ajudar na rotina de preservação dos animais e nos cuidados diretos aos elefantes — Foto: Santuário dos Elefantes/ Divulgação Voluntários vão prestar serviços para ajudar na rotina de preservação dos animais e nos cuidados diretos aos elefantes — Foto: Santuário dos Elefantes/ Divulgação
Voluntários vão prestar serviços para ajudar na rotina de preservação dos animais e nos cuidados diretos aos elefantes — Foto: Santuário dos Elefantes/ Divulgação
De acordo com Scott Blais, para o santuário é extremamente importante a ajuda deste grupo que já desenvolve um trabalho tão significativo em outros santuários ao redor do mundo. Também uma maneira de estruturar o programa de voluntariado com pessoas que já entendem todo o processo e sabem da importância e seriedade do trabalho que é realizado.
O grupo Stews 4 Elephants disse que as despesas dos voluntários será custeada pela ONG Internacional Global Sanctuary for Elephants e que eles vão doar um valor em dinheiro para ajudar o santuário.
O grupo de voluntários Stews 4 Elephants iniciou em 2017, foi idealizado pela comissária-chefe Robyn Beasley. O grupo surgiu para ajudar elefantes resgatados na Tailândia, e desde então, realizam este trabalho uma vez por ano, segundo Robyn.
Em Mato Grosso, o grupo de comissários é o primeiro a prestar serviço no Santuário de Elefantes do Brasil, o primeiro santuário para elefantes da América do Sul, localizado no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
Por G1MT