Curso de Educação Científica está com inscrições abertas para todo o Estado

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail: ecformacao@unemat.br. O início do curso será na segunda quinzena de maio e será por video-aulas.   Os...

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail: ecformacao@unemat.br. O início do curso será na segunda quinzena de maio e será por video-aulas.

 

Os professores dos anos finais do Ensino Fundamental, Médio e Médio Técnico já podem se inscrever para o curso em ‘Educação Científica’, promovida pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), campus Barra do Bugres, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail: ecformacao@unemat.br. O início do curso será na segunda quinzena de maio e será por video-aulas. Os professores que queiram participar deverão estar em sala de aula.

De acordo com a coordenadora do curso, Marfa Magali Roehrs, o objetivo é minimizar as lacunas na formação de professores voltadas para a Educação Cientifica enquanto prática investigativa educativa.

“Precisamos chegar até o estudante, despertando a curiosidade, o senso de investigação, de busca por respostas aos problemas sociais, culturais e ambientais em torno da sua escola e da sua comunidade”, destacou a coordenadora.

No curso, os professores serão orientados para o fortalecimento da aprendizagem com abordagem na educação científica, tendo como material didático as video-aulas com professores de várias universidades do Brasil. “O nosso desejo é que todos da comunidade escolar façam parte deste projeto”.

Marfa explica que os professores terão que fazer todas as video-aulas, orientar e acompanhar a exposição desses trabalhos investigativos escolares, no final do curso, juntamente com os alunos na Feira de Ciências no Médio Norte Mato-grossense (FECI/MN). “Os professores só irão receber o certificado de conclusão do curso, com o cumprimento de todas as etapas obrigatórias”.

A Feira de Ciências no Médio Norte Mato-grossense (FECI-MN), onde esses trabalhos deverão ser apresentados, ocorrerá na cidade de Lucas do Rio Verde, no período de 27 a 29 de setembro deste ano. Trata-se de um evento financiado pelo CNPq, coordenado pela Unemat, campus de Barra do Bugres, e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde e da Seciteci.

Por Soraya Medeiros | Seciteci