Diversidade cultural de MT é destacada em clima de sarau cuiabano

‘Letras dos 300’ é o evento multicultural que será realizado dia 25 de abril, no Palácio da Instrução, a partir das 15h. Finalizando a homenagem aos 300 anos...

‘Letras dos 300’ é o evento multicultural que será realizado dia 25 de abril, no Palácio da Instrução, a partir das 15h.

Finalizando a homenagem aos 300 anos de Cuiabá e já chamando o público para comemorar o aniversário de Mato Grosso (09 de maio), a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça realiza nesta quinta-feira (25.04) o evento ‘Letras dos 300’, que vai reunir artistas de diferentes linguagens para celebrar com música, literatura, poesia, performances e pintura. Tudo num saudoso clima de sarau cuiabano, quando as comemorações aconteciam embaixo das árvores, reunindo as famílias nos espaçosos e aconchegantes quintais para confraternizar. A programação será no Palácio da Instrução, em Cuiabá, com entrada gratuita.

O público será convidado para uma imersão cultural, que começará às 15h, com exposição de telas de artistas regionais premiados como Dalva de Barros e Gervane de Paula. Outra atração será a mostra e lançamento de livros de autores mato-grossenses, como a escritora Neide Silva, e uma homenagem a Rubens de Mendonça. Na ocasião, a neta do historiador Estevão de Mendonça, Adélia Maria Badre de Mendonça, doará uma publicação da família, que integrará o acervo de obras raras da Biblioteca Pública Estevão de Mendonça.

A programação musical começará às 16h, no Salão Nobre, e contará com a participação de jovens do Instituto Flauta Mágica. Marcando presença no ‘Letras dos 300’, a cantora Vera Capilé leva seu carisma e repertório regional para o público. Do Salão Nobre, o público será convidado para os jardins de inverno do Palácio da Instrução, onde haverá performances artísticas, varal de poesia e feira de livros. Depois, será levado para o palco montado no estacionamento aos fundos, onde mais artistas, como Roberto Lucialdo e Carlos Ferreira, preparam um animado repertório de músicas e performances para encerrar a noite de festa.

“A Biblioteca abre as portas para o público de uma forma diferente. Preparamos um evento com muito esmero para homenagear nossa rica cultura e mostrar à população nossa diversidade. Queremos celebrar o Estado de Mato Grosso e nossa tricentenária Cuiabá. Será como os saraus do passado, quando a sociedade se reunia para celebrar a literatura, a música, a vida nos quintais cuiabanos”, destaca o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Allan Kardec.

Aproveitando a oportunidade, quem estiver no Palácio da Instrução também poderá pedir uma visita guiada e conhecer a história desse importante patrimônio histórico da capital, que abriga a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. “O evento Letras dos 300 é uma amostra de como as bibliotecas públicas precisam atuar nos dias atuais. Não somos depósito de livros, somos um espaço cultural vivo, que promove conhecimento e lazer dentro de um contexto de vivências culturais”, explica a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas, Waldineia Almeida.

Para a realização do evento, a Biblioteca conta com parceria da Academia Mato-grossense de Letras e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cuiabá Cel Octayde Jorge da Silva.

Confira a programação completa:

Data: 25/04/2019 – Quinta-feira

Local: Palácio da Instrução

Horário: 15h às 23h

Visualidades

Artistas: Dalva de Barros, Gervane, Paty Wolff, Roseli, Vermelho e Silvia Turina

Lançamento e exposição de livros

Lançamento Rubens de Mendonça

Lançamento Neide Silva

Lançamento Sidinalva Serra

Lançamento Nilton Danilo

Lançamento Caio Augusto Ribeiro

Solenidade de entrega de obra de Rubens de Mendonça

Exposição de livros

Marília Beatriz

Víctor Hugo

Neide Silva

Eugenia Rangel

Michel

Luiz Renato

João Bosco da Silva

Nilton Picos

Antonio Pacheco

Apresentação musical e performance no Salão Nobre

16h Gui Mangieri

16h20 Luiz Renato IFMT Performance

17h Flautas Mágicas e Edmilson Maciel

17h30 Vera Capilé

18h Josi Crispim

19h30 Coro Experimental de MT

20h Violinos UFMT

Visitação

18h30 às 19h30

Atrio 1 – Performances

18h30 Claudete e Cristiane

19h Vinícius

19h30 Mycon e Daniele – Encardidos

20h Regina

Salão externo

20h às 20h15  Roberta Beatriz

20h20 Carlos Ferreira

20h30  Roberto Lucialdo

Edmilson Maciel

Kelly e Klinge

Vera Capilé

Gilmar Fonseca

Serviço

O Palácio da Instrução é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Está localizado na rua Antônio Maria, nº 251, Praça da República, Centro de Cuiabá. O horário de funcionamento é segunda a sexta, das 8h às 18h. Telefone: (65) 3613-9240/9230.

Por Graciele Leite | Secel-MT