Usuários do transporte coletivo terão Tarifa Social neste Natal

O projeto tem o objetivo de incentivar a população cuiabana o convívio social

Os usuários do transporte público que precisarem fazer uso de coletivo pagarão apenas R$ 1,80 no próximo feriado de Natal, comemorado em 25 dezembro. O benefício faz parte do projeto Tarifa Social, instituído pelo prefeito Emanuel Pinheiro, garantindo  a redução de 50% nas passagens de ônibus em datas comemorativas nacionais.

“O prefeito Emanuel Pinheiro quer que o munícipe possa aproveitar da melhor forma possível seu feriado sem afetar o orçamento familiar. A redução no valor da passagem nas datas comemorativas permite que o usuário possa ter acesso a opções de destinos ligados à cultura, ao entretenimento, eventos religiosos e sociais”,  explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo lembrando que essa é mais uma iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro, em benefício da população cuiabana.

O projeto tem o objetivo de incentivar o convívio social entre as comunidades, em espaços diversos como o Parque das Águas, a Orla do Porto e o Parque Tia Nair, permitindo ainda que a cidade continue movimentada nos dias de feriados.

“A ação solidifica também a humanização, em especial no Natal, data em que as pessoas passam entre familiares e amigos, e a prefeitura presenteia mais uma vez o trabalhador, que conta com o transporte coletivo como seu principal meio de locomoção, com a redução na tarifa”,  acrescenta o secretário.

Além disso, com o valor das passagens reduzidas, a Tarifa Social se consolida como um grande estímulo para o uso do transporte coletivo em feriados. A significativa redução não apenas imprimiu uma economia valiosa para o usuário, como também incentiva as familias a desfrutarem dos diversos pontos de lazer da Capital. Implantada em 1º de maio deste ano, a iniciativa foi bem aceita e a população tem feito uso da Tarifa social.

“Isso é a valorização do nosso povo, que é causa de tudo que fazemos, estamos trabalhando para melhor atender a população cuiabana”, finaliza Antenor.

Conforme o Decreto Municipal de nº 6254, a Tarifa Social é aplicada em feriados e datas comemorativas nacionais tais como o 1º de maio, feriado nacional e dia Mundial do Trabalhador;  14 de Maio, dia em que se comemora o Dia das Mães;  15 de Junho,  feriado nacional de Corpus Christi;  13 de agosto, data comemorativa do Dia dos Pais, e 07 de setembro, feriado nacional em comemoração a independência do Brasil.

O Decreto  determina ainda que se pratique a Tarifa Social nas datas de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida;  02 de novembro feriado nacional do Dia dos Finados, e também de 25 de dezembro, feriado nacional em comemoração ao Natal.

Sobre o programa

A Tarifa Social é fruto de uma união de forças entre o poder público e a Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (AMTU), que também renunciou ao eventual direito de exigir a reparação por possíveis perdas de receita em decorrência da implantação do projeto em 2017. A representante das concessionárias ainda se comprometeu a estudar medidas em conjunto com o município, a fim de garantir a viabilidade da iniciativa em 2018. O entendimento partiu de uma reunião com o prefeito Emanuel Pinheiro,  promotor de Justiça, Ezequiel Borges de Campos e representantes das empresas, em razão da importância social da proposta.

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá