Os corredores do Shopping Estação Cuiabá serão passarelas com o melhor da estação. Interatividade, tendências e novidades é o clima que promete dominar o Estação Trends, que acontece...

Os corredores do Shopping Estação Cuiabá serão passarelas com o melhor da estação. Interatividade, tendências e novidades é o clima que promete dominar o Estação Trends, que acontece nesta quinta-feira, 27 de junho.

A programação do evento irá contar com desfiles, com a presença de mais de 40 marcas participantes, e editoria de moda assinada por Lidi Santos, personal stylist da capital vizinha, Goiânia. O shopping se preocupou em promover a inclusão através da moda com o seu casting democrático com modelo cadeirante e também em valorizar a diversidade com modelo plus size, reforçando os valores de igualdade e respeito, com objetivo de mostrar que a moda é para todos. E foram convidados 5 pessoas “reais” para representar a geração Millennials e gerar aproximação com o público.

E para encerrar esse dia, teremos um talk show com uma das  maiores influenciadoras digitais do Brasil e designer de moda, Camila Coutinho. Primeira influenciadora digital brasileira a fazer parte do casting da renomada agência The Society Management, divisão de Nova Iorque da Elite World, que cuida da carreira de personalidades como Kendall Jenner e Willow Smith. O bate-papo será conduzido pela Consultora de Moda Ana Flávia Muniz e serão abordados temas como a moda global, tendências, carreira e curiosidades sobre Camila.

E não para por aí! Para manter o clima de festa e descontração, lojistas do shopping também irão preparar ações especiais para receber o público, como coquetéis, personalização de produtos, cenários instagramáveis, presença VIP de influenciadores e muito mais. Todas as ativações serão abertas ao público e poderão sofrer alterações sem aviso prévio, sendo de inteira responsabilidade das mesmas.

O gerente de marketing do Shopping Estação, Rodrigo Souza, destaca que o shopping, como porta de entrada das principais inovações e tendências do mercado, traz para Cuiabá desde sua inauguração, um grande evento de moda. “O universo de marcas é variado e inclui moda, acessórios e beleza. Estamos reforçando o conteúdo atualizado das semanas de moda. Essas informações serão apresentadas em ações dinâmicas e totalmente abertas ao público”, destaca.

Toda a programação oferecida pelo shopping será aberta ao público e gratuita. Para mais informações consulte os canais oficiais do shopping.

Programação

18h – Desfiles

19h – Trends Talk (desfile comentado)

20h30 – Talk show com Camila Coutinho

Sobre a brMalls

A brMalls é líder no setor de varejo na América Latina, com participação em 39 Shoppings Centers nas cinco regiões do Brasil e com mais de 200 milhões de visitas por ano.  Orientada pela inovação e com o propósito de transformar seus  espaços em destino de felicidade e oportunidade, a companhia busca promover a melhor experiência ao consumidor e gerar resultados sólidos e de longo prazo para lojistas e investidores.

Por Assessoria


Ter a fluência e o conhecimento de um segundo idioma, especialmente o inglês, pode fazer toda a diferença num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e seleto....

Ter a fluência e o conhecimento de um segundo idioma, especialmente o inglês, pode fazer toda a diferença num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e seleto.

Segundo um levantamento da British Council – organização internacional do Reino Unido que atua no Brasil promovendo relações culturais e oportunidades educacionais – apenas 5% dos brasileiros sabem se comunicar no idioma. Destes, apenas 1% possui elevado grau de fluência.

Nesse cenário, surgem pessoas inspiradoras como a Bianca Yinli Wu Candido Rodrigues, servidora pública há nove anos da Urbam (Urbanizadora Municipal) e que trabalha na Secretaria de Mobilidade Urbana de São José dos Campos  (SP).

Há cerca de quatro anos, Bianca vira professora durante seu horário de almoço. Ela se oferece para ajudar seus colegas de trabalho a aprenderem inglês de graça, como faz a WeWork Paulista com os funcionários da equipe de limpeza, relembre aqui e aqui.

“Começamos entre as amigas do departamento e depois a compartilhar nossas aulas com todos os colegas da Secretaria. Cada uma de nós já tinha estudado inglês, em diferentes níveis, mas estávamos há muito tempo sem praticar”, conta Bianca.

“Como eu havia dado aulas por seis anos e tinha experiência com algumas metodologias de ensino da língua inglesa para brasileiros, me propus a ministrar as aulas, que têm o foco na conversação e são bem descontraídas”, completou.

Servidora ensina inglês para colegas de trabalho de graça durante horário de almoço

Bianca afirma que todo o material e atividades utilizadas por ela e seus alunos são disponibilizados gratuitamente pelo celular ou computador. “Assim, diminuímos o consumo de papel e nossas aulas tornam-se mais dinâmicas”, explica. No total, 21 funcionários da Secretaria de Mobilidade já participaram da atividade.

A professora de inglês aplica provas regularmente para testar o grau de aprendizado e aproveitamento dos participantes. As notas têm um toque especial.

“Cada um faz o seu exercício teórico, corrigimos todos juntos e, ao final, cada um analisa o quanto conseguiu aproveitar na atividade e identifica os pontos a serem revisados. A nota sai na hora, geralmente em forma de doces, balas e chocolates.”

Estefânia Menezes Henrique e Isabel Cristina Braga trabalham com Bianca em um turno e estudam ao lado dela em outro desde 2015. Elas são consideradas as “alunas veteranas” da atividade.

“Já fiz curso de inglês antes, mas aprendi só o básico. Nas aulas, a gente sempre revisa a gramática e ela tira as dúvidas. Eu aprendo muito com a Bianca, ela tem muita experiência”, conta Estefânia.

Já Isabel conta que agora, ao ouvir músicas em inglês, consegue compreender boa parte da letra e adora aprender mais através delas. “A música me ajuda muito, e também é importante levar às aulas a sério, fazer as tarefas e trazer as dúvidas. Em todas as aulas, a Bianca faz uma integração, uma dinâmica, isso é muito legal e ajuda muito”, comenta.

“A educação é o maior legado que se pode deixar para um mundo melhor”, afirma Bianca. “Compartilhar o que eu já aprendi e ver que as pessoas que estão estudando comigo percebem a importância do aprendizado contínuo é o que mais me motiva. A vida é muito dinâmica, o tempo passa muito rápido e o que hoje sabemos, amanhã pode não ser mais suficiente para o nosso trabalho, para o nosso sustento, para a nossa sobrevivência, enfim, para o nosso convívio em sociedade. Portanto, convido a todos para se desafiar a aprender algo novo todo dia e deixar uma boa herança ao mundo”, conclui.

Fonte: SJC/Fotos: Lucas Cabral/PMSJC | Razões Para Acreditar 


No livro, a professora doutora Adinéia da Silva Leme traça um panorama dos escravos, desde a vinda deles, passando pelo processo de escravidão, dominação, resistência, religiosidade até chegar...

No livro, a professora doutora Adinéia da Silva Leme traça um panorama dos escravos, desde a vinda deles, passando pelo processo de escravidão, dominação, resistência, religiosidade até chegar a lei 10.639/03.

A autora ficou lisonjeada com a repercussão do livro – Foto por: Divulgação

Lançado no início do mês de maio, o livro “Capoeira: da Senzala à Imaterialidade”, da professora doutora Adinéia da Silva Leme, que atua na rede estadual de ensino de Mato Grosso, já passou a fazer parte do acervo da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, maior instituição cultural do mundo.

O livro retrata as vivências dos mestres e a história da capoeira em Mato Grosso.  Um volume foi entregue, na semana passada, para Igor Fazano, representante da Biblioteca do Congresso.

A obra da professora é a primeira sobre o assunto em Mato Grosso. Adinéia explica que, na dissertação de mestrado, traçou um panorama geral dos escravos, desde a vinda deles a Mato Grosso, passando pelo processo de escravidão, dominação, resistência, religiosidade até chegar a lei 10.639/03 (que trabalha a cultura afro-brasileira na educação básica).

A segunda parte do livro aborda a capoeira específica de Mato Grosso. “Ao contrário do que muita gente imagina, a capoeira não surgiu com a chegada dos primeiros escravos no Estado, no século XIX, mas sim na década de 1970. Se teve alguma prática anterior a esse período, não temos registros”, destaca.

Para Adinéia, que recentemente concluiu o doutorado em ciências da educação, ter sua obra numa renomada biblioteca é um privilégio. “Estou vivendo um sonho. É gratificante ter meu livro num local tão especial, uma biblioteca de referência mundial”, comemora.

Referência

A obra de Adinéia Leme passa a ser uma referência na lei 10.639/03 para os professores que querem entender como trabalhar a cultura afro-brasileira em sala de aula. “Os professores de todas as áreas – não somente de história – poderão ter uma ideia de como destrinchar o conteúdo”.

Atuando na Rede Estadual de Ensino desde 2007, a professora doutora atua no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Cesário Neto, no centro de Cuiabá. Adinéia trabalha mais especificamente com o exame on-line, na elaboração das questões dos exames para o ensino fundamental e médio.

Biblioteca do Congresso

É a instituição cultural mais antiga dos Estados Unidos e a maior do mundo, tanto em espaço como em armazenamento de livros. Abriga mais de 155 bilhões de itens, entre livros, manuscritos, jornais revistas, mapas, vídeos e gravações de áudios.

Por Adilson Rosa | Seduc MT 


Essa é a 1ª Edição do Casamento Comunitário para casais homoafetivos em Cuiabá   Doze casais de homens e mulheres gays e lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais...

Essa é a 1ª Edição do Casamento Comunitário para casais homoafetivos em Cuiabá

 

Doze casais de homens e mulheres gays e lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais (LGBTI’s) terão a oportunidade de dizer o tão sonhado “sim” nesta sexta-feira (28), em Cerimônia Ecumênica promovida pelo Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (CMADS). É a 1ª Edição do Casamento Comunitário para casais homoafetivos que irão oficializar a união, em um evento ecumênico, às 19 horas, no Buffet Rose Capriata. A data foi escolhida por comemorar o Dia Internacional do Orgulho Gay.

O casamento civil entre pessoas do mesmo sexo foi autorizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em outubro de 2011. Antes, esse tipo de união era firmada apenas por um contrato estável. Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), os casamentos civis de casais do mesmo sexo passaram não só a entregar certidões, como garantir direitos, com o reconhecimento e devidos benefícios assegurados.

Além da oficialização matrimonial, os participantes terão festa com Buffet, sendo aberta apenas para os convidados dos casais participantes, onde já foram definidos previamente.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (CMADS), Valdomiro Arruda, a iniciativa do projeto foi pensada em garantir a cidadania, resgatar a dignidade humana e ressaltar o combate à intolerância e ao preconceito. “Estou muito satisfeito com o resultado. Posso garantir que os casais terão uma cerimônia muito bem organizada, com todos os itens necessários para realização de um momento tão importante como esse. Toda produção será por nossa conta, graças às parcerias que sempre contribuem para que pudéssemos realizar eventos sempre com a mesma qualidade”, disse.

O vice-presidente do Conselho, Clóvis Arantes lembra que os casais participantes tiveram que obedecer alguns requisitos, dentre eles a comprovação de carência financeira, caracterizando hipossuficiência, que é uma condição estabelecida na Lei do Direito ao Consumidor, pois não haverá custo para os noivos ou noivas. “A cerimônia representa mais uma conquista para a comunidade LBGTI de Cuiabá. Será um momento de celebração ao amor, igualdade, diversidade e cidadania”, declarou.

A Imprensa local que tiver interesse em fazer a cobertura do evento, deve informar os nomes dos profissionais para que seja feito o credenciamento. As informações devem ser enviadas até quinta-feira (27), no período da manhã, no e-mail- secom@cuiaba.mt.gov.br.

Por Prefeitura de Cuiabá


Ajuda veio depois de denúncias de maus-tratos em crianças Após forte pressão de líderes democratas e algumas mudanças de última hora, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos...

Ajuda veio depois de denúncias de maus-tratos em crianças

Após forte pressão de líderes democratas e algumas mudanças de última hora, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou um pacote de 4,5 bilhões de dólares para ajuda emergencial a migrantes na fronteira do país com o México.

O projeto de lei, que prevê ajuda a milhares de famílias e crianças desacompanhadas detidas após cruzarem a fronteira, conseguiu apoio dos dois partidos majoritários após a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, abafar um princípio de rebelião de legisladores progressistas e de origem hispânica, que queriam mudanças mais profundas na legislação.As novas provisões acrescentadas eram consideradas modestas demais por alguns congressistas, mas a necessidade urgente de liberar verbas para evitar uma catástrofe humanitária acabou prevalecendo.

A aprovação por 230 a 195 votos cria um impasse entre a Câmara e o Senado, dominado pelos republicanos, que poderá tentar forçar os democratas a enviar ao presidente Donald Trump um texto diferente, enquanto as duas casas do Congresso correm para que a questão seja resolvida até o final da semana.

“O projeto do Senado é bom, mas o nosso é melhor”, disse Pelosi. “Nós estamos assegurando que as crianças tenham comida, roupas, itens de higiene pessoal, abrigo e cuidados médicos. Estamos proporcionando acesso à assistência jurídica. E estamos protegendo famílias, porque famílias têm de permanecer juntas”, afirmou, em referência à separação de familiares na fronteira.

O pacote de ajuda da Câmara destina mais de US$ 1 bilhão para abrigar e alimentar os migrantes detidos pela Patrulha de Fronteira. Quase US$ 3 bilhões devem ser reservados para os cuidados aos menores desacompanhados que estão sob a custódia do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS, na sigla em inglês).

O objetivo é melhorar o serviço oferecido pelos chamados “abrigos de influxo” da HHS, que recolhem as crianças que aguardam a transferência para os cuidados de adultos responsáveis, como de parentes que vivem nos EUA.

Os dois projetos de lei, tanto o da Câmara quanto o do Senado, estabelecem que os fundos não poderão ser transferidos para a construção do muro na fronteira com o México – uma das maiores bandeiras do governo Trump – e que as informações sobre os adultos responsáveis pelas crianças migrantes não poderão ser utilizadas para a deportação dessas pessoas, caso estejam em condição ilegal.

A urgência dos congressistas em aprovar o projeto de lei na Câmara foi amplificada após a denúncia de que cerca de 300 crianças estavam detidas sob péssimas condições em um posto da Patrulha de Fronteira em Clint, no Texas. Muitas estavam no local há semanas, sem alimentação e cuidados adequados.

Depois da revolta gerada pela denúncia, a maioria das crianças acabou sendo transferida para outros abrigos do HHS. O caso de Clint foi apenas um exemplo, ainda que mais extremo, das condições inadequadas em muitos centros de detenção. Várias crianças morreram sob a custódia das autoridades americanas.

A Casa Branca ameaçou vetar a legislação aprovada na Câmara dos Representantes, alegando que resultaria na paralisação dos esforços de segurança na fronteira. Autoridades em Washington ressaltaram em carta aos legisladores que o projeto de lei não oferece recursos para o reforço da segurança na fronteira, incluindo as verbas necessárias para a construção do muro de Trump.

A Patrulha de Fronteira afirma que 133 mil migrantes foram detidos no mês passado, com o total mensal ultrapassando a marca de 100 mil pela primeira vez desde 2007. As agências federais de migração se dizem sobrecarregadas, o que compromete o orçamento e as obriga a superlotar abrigos.

O chefe da Agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, John Sanders, renunciou ao cargo nesta terça-feira, no dia seguinte à denúncia das péssimas condições para as crianças detidas no abrigo do posto da Patrulha de Fronteira em Clint.

A saída de Sanders é sinal do aprofundamento da crise na agência responsável por colocar em prática a política linha-dura de Trump para a imigração. Ele, porém, não revelou qual teria sido o motivo de sua decisão. “Deixo para que vocês determinem se tive sucesso ou não”, disse, em mensagem de despedida aos funcionários da agência.

Por Deutsche Welle  Washington | Agência Brasil 

Foto Mike Blake/Reuters/direitos reservados


Tradição, desde a colonização do Brasil, alimenta os arraias até hoje Um passeio entre as barracas de comida dos “arraiás” juninos pode render algumas calorias e, aos glutões...

Tradição, desde a colonização do Brasil, alimenta os arraias até hoje

Um passeio entre as barracas de comida dos “arraiás” juninos pode render algumas calorias e, aos glutões caipiras mais curiosos, algum conhecimento sobre a formação cultural brasileira e a nossa culinária.

Quem explica é a professora de gastronomia Luiza Buscariolli, que leciona no Senac-DF e no UniCeub e ensinou aos leitores da Agência Brasil dois pratos típicos do São João. Segundo ela, os quitutes guardam a história dos portugueses e dos povos ameríndios que habitavam o país antes dos nossos colonizadores.

Professora de gastronomia Luiza Buscariolli
Professora de gastronomia Luiza Buscariolli – Agência Brasil/Marcello Casal Jr

 

“A gente sabe que havia algumas festas neste mês de junho que os indígenas faziam. Quando os jesuítas estiveram no Brasil [a partir de 1549], aproveitaram dessas festas para trazer a tradição [europeia] de festas juninas, que por sua vez eram uma apropriação das antigas festas pagãs por causa do solstício de verão, que no hemisfério sul é solstício de inverno”, revela.

Enquanto prepara uma porção do prato Maria Isabel, comida típica da região hoje conhecida como o Estado do Piauí, que mistura arroz com carne-de-sol, Buscariolli lembra que a iguaria guarda relação com o ciclo de gado iniciado pelos portugueses no Brasil (século 16). A atividade pecuária foi introduzida por Tomé de Souza, primeiro governador-geral (1549 a 1553) ainda no tempo das capitanias hereditárias, para transporte e alimentação.

O prato Maria Isabel, assim como a paçoca de carne de sol também do Nordeste; o arroz carreteiro (com charque ou carne seca) do Sul e o feijão tropeiro (com torresmo e linguiça) dos sertões de São Paulo, Minas Gerais e Goiás (esse no século 17), são comidas que podiam ser armazenadas e transportadas em longas viagens.

“A lógica é tudo seco, porque se conseguia colocar em uma bolsa [de couro]”. Na hora da fome, a carne era picada e misturada. “Podiam usar água para fazer reidratação”, assinala a professora de gastronomia.

Além da proteína animal, outros ingredientes desses pratos compõem nossa história. O arroz, do Maria Isabel, foi trazido da Ásia pelos colonizadores portugueses. A farinha de mandioca tem origem indígena, e o feijão, ingerido pelo homem desde a antiguidade, tem espécies autóctones no Brasil e outros países americanos.

Assim como a mandioca, usada na produção da farinha e do beiju, os indígenas trouxeram ao cardápio junino os pratos a base de milho. Iguarias provadas durante as festas, como a espiga cozida, curau, pamonha e canjica foram ensinados aos colonizadores pelos indígenas.

“Para os portugueses, milho era comida de animal. Foi muito difícil aceitarem. Passaram a comer porque não tinha outra coisa”, explica Luiza Buscariolli ao preparar um bolo de milho com goiabada para a Agência Brasil.

A conformação desses pratos teve início antes do ciclo do açúcar (começado ainda no século 16), que ajudou a adoçar muitas iguarias juninas, e bem antes do ciclo da mineração (século 18) que se notabilizam pelo intenso uso de mão de obra escrava violentamente traficada da África.

Luiza Buscariolli sublinha que na condição de escravo, eram restritas a autonomia dessas pessoas até para se alimentar. “A possibilidade de escolher o que cozinhar e com que alimento vem depois [do fim] da escravidão. Ela nota, no entanto, que os negros após o fim da escravidão irão se ocupar de preparar e vender alimentos nas ruas em tabuleiros, como aqueles que ainda hoje vendem cocadas em áreas do litoral brasileiro – “uma conserva de coco”, como sabiam fazer os portugueses sob influência francesa.

Por Agência Brasil

 


O motorista de ônibus Nigson Gley de Santana, 52 anos, dirigia normalmente pelas ruas de Santos, no litoral paulista, quando parou o coletivo para ajudar uma passageira deficiente visual a...

motorista de ônibus Nigson Gley de Santana, 52 anos, dirigia normalmente pelas ruas de Santos, no litoral paulista, quando parou o coletivo para ajudar uma passageira deficiente visual a atravessar a rua.

Sua atitude foi bastante elogiada pelos passageiros. Segundo o motorista, ele teve a iniciativa após a passageira solicitar a parada e contar que teria que atravessar três ruas até chegar em casa.

Nigson então pediu licença aos passageiros, desceu do ônibus e acompanhou a mulher até sua rua. Ao voltar, foi aplaudido pelos usuários do coletivo. A cena foi divulgada nas redes sociais e rendeu dezenas de milhares de reações e comentários entre os internautas.

Mas essa não é a primeira vez que Nigson ajuda a senhora a atravessar a rua. Segundo o motorista, ela é passageira frequente da linha 13, que percorre os bairros Rádio Clube e Morros.

“A Dona Cida sempre pega o meu ônibus. Ela pediu para descer em uma rua da Vila São Jorge e, quando vi que ela precisaria atravessar três ruas, não pensei duas vezes e fui ajudar.”

Motorista viraliza na web ao parar ônibus para ajudar mulher cega a atravessar a rua em SP

“Estacionei o ônibus, pedi licença para os passageiros e levei ela até o outro lado. Quando voltei, eles aplaudiram, disseram que eu era o primeiro motorista que eles viam fazendo aquele tipo de boa ação. Não percebi que tinham tirado foto e filmado, mas fiquei muito emocionado com a reação deles”, relata.

O motorista diz que tem uma relação muito boa com todos os passageiros que transporta diariamente. “Levo muitos idosos, deficientes físicos, mulheres grávidas e com crianças pequenas, porque eles sabem que eu espero eles entrarem, se acomodarem para poder seguir viagem. Já ganhei até tomate de uma senhora que dizia que era caqui. Eu falei que estava delicioso, ia comer tudo“, brinca.

“Hoje em dia, as pessoas não têm paciência com os idosos, mas algo que minha mãe me ensinou é de que a gente tem que ser bom para os outros, porque um dia também vamos ficar velhos, então eu sempre busco ajudar os outros, é uma coisa que eu levo comigo. Eu tenho um amor muito grande pelas pessoas.”

Repercussão

A boa ação de Nigson foi registrada pelo empresário Wanderson Plácido, que estava em seu carro, estacionado próximo ao ônibus. Ele presenciou a ação e depois compartilhou-a nas redes sociais. “Isso é cidadania!”, destacou o empresário na postagem que teve milhares de curtidas. Outros internautas também fizeram elogios e parabenizaram a boa ação do motorista.

Motorista viraliza na web ao parar ônibus para ajudar mulher cega a atravessar a rua em SP

Motorista viraliza na web ao parar ônibus para ajudar mulher cega a atravessar a rua em SP

A atitude de Nigson deixou Wanderson muito feliz e inspirado. “Depois que ele deixou a mulher no outro lado da rua, eu abaixei o vidro do carro e o parabenizei pela atitude. Ele simplesmente sorriu e agradeceu, dá pra ver que é uma pessoa muito humilde.”

“Eu não imaginava que a publicação fosse viralizar. A filha dele me chamou, me agradeceu muito, disse que o pai tinha ficado muito feliz. É uma homenagem justa, temos que registrar os atos bons de amor ao próximo. Ainda existem pessoas boas, profissionais bons e comprometidos”, finaliza.

Fonte: G1/Imagens: Reprodução/Facebook – Por Razões Para Acreditar 


Exceção é somente quando for feita num empreendedor individual Para participar do Programa Nota MT, o consumidor pode solicitar a inclusão do CPF no documento em compras realizadas...

Exceção é somente quando for feita num empreendedor individual

Para participar do Programa Nota MT, o consumidor pode solicitar a inclusão do CPF no documento em compras realizadas em supermercados, lojas de departamentos bares, restaurante, padarias, postos de combustíveis ou outros estabelecimentos comerciais.

As notas fiscais, Eletrônica (NF-e) e do Consumidor Eletrônica (NFC-e), são documentos fiscais utilizados para acobertar a venda de mercadorias e bens. Por elas, tanto o fisco quanto o consumidor podem acompanhar a operação, verificando se o imposto pago pelo contribuinte no momento da compra foi devidamente recolhido. O documento, assim como a inserção do CPF na nota, pode ser solicitado em qualquer aquisição de mercadorias ou bens.

A entrega de produtos provenientes de pizzarias, lanchonetes, restaurantes, farmácias e floriculturas são alguns exemplos de “delivery” em que o CPF pode ser solicitado na nota.

Com essas notas fiscais será possível participar dos sorteios da Nota MT, que premiará o consumidor que cobrar o documento com o CPF no estabelecimento que está fazendo compras. O primeiro sorteio será realizado no dia 08 de agosto e estarão habilitadas notas emitidas entre 17 de junho e 31 de julho deste ano.

“Qualquer compra, de qualquer valor, que o consumidor pedir a nota com o CPF vai para a conta que ele criou no aplicativo ou no site da Nota MT e, com isso, ele poderá participar dos sorteios com premiações mensais de até R$ 10 mil”, explica o secretário Rogério Gallo.

Para pedir o CPF na nota o consumidor deve fazer a solicitação, ao operador de caixa, no momento da compra e antes de fazer o pagamento. No caso da NFC-e, o documento também pode ser solicitado nas operações comerciais de venda para entrega em domicilio. Nestas situações, é necessário que o fornecedor e o consumidor estejam localizados no mesmo município.

Por lei, o estabelecimento comercial, com exceção do microempreendedor individual, é obrigado a emitir a nota fiscal. Porém, algumas empresas ainda estão em fase de adequação dos sistemas emitentes para que o CPF seja incluído na nota. A Sefaz tem orientado os comerciantes a fazer essa adaptação o mais rápido possível.

Nota MT

O Programa Nota MT visa estimular os consumidores de Mato Grosso a solicitarem o CPF na nota fiscal no momento da compra. É uma ação que estimula o exercício da cidadania fiscal, incentiva a emissão de documentos fiscais e combate à sonegação.

Semelhante aos programas existentes em vários estados, a Nota MT permite que o cidadão acumule bilhetes para participar de sorteios, com prêmios de até R$ 50 mil. Realizados de forma eletrônica, com base na extração da Loteria Federal, os sorteios possuem duas categorias: mensais e especiais. Este último acontecerá em datas comemorativas, a serem divulgadas posteriormente.

Dessa forma, cada nota fiscal emitida com o CPF vai gerar dois bilhetes, um para o sorteio mensal e outro para o sorteio especial, independentemente do valor da compra. Assim, as chances de ser contemplado são dobradas.

Até o final do ano mais de cinco mil consumidores mato-grossenses serão contemplados nos sorteios da Nota MT, com prêmios de R$ 500, R$ 10 mil ou R$ 50 mil.

Cadastramento

Para se cadastrar basta instalar o aplicativo no seu celular ou acessar o site da Nota MT, escolher a opção “criar conta” e informar os dados solicitados. Na primeira etapa informações pessoais como nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe deverão ser informadas. Os dados são obrigatórios para prosseguir o cadastro e estão protegidos sob sigilo.

Por Lorrana Carvalho | Sefaz/MT 


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse ac fermentum lectus, id bibendum lectus. Quisque vitae lacus porta elit tempus fermentum ut quis orci. Integer lobortis eros...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse ac fermentum lectus, id bibendum lectus. Quisque vitae lacus porta elit tempus fermentum ut quis orci. Integer lobortis eros ac sollicitudin sodales. Vestibulum imperdiet varius eleifend. Phasellus egestas at nisi lacinia congue. Proin vitae condimentum sapien. Integer pulvinar gravida aliquam. Cras ultrices condimentum ligula eu faucibus. Duis ut lectus eget justo elementum fringilla sed eu enim. Integer pulvinar eros ut lacinia commodo. In hac habitasse platea dictumst. Duis blandit ut libero vel luctus. Proin pellentesque ut leo quis euismod. Donec pharetra aliquam enim, nec aliquam arcu pellentesque interdum. Phasellus porttitor, mi at interdum venenatis, purus odio blandit massa, vitae consectetur dolor velit non elit.

Nullam eu nunc quis mi viverra vestibulum. Nullam pellentesque orci erat, in congue lacus rutrum sed. Ut egestas diam rhoncus scelerisque gravida. Aliquam quam leo, accumsan a magna et, vehicula laoreet nisl. Donec porttitor in tortor vitae tempor. Phasellus porttitor malesuada accumsan. Donec eget luctus magna. Nulla facilisi. Duis eu aliquam mi. Praesent sapien lectus, ultricies egestas sapien vel, tristique cursus nibh. Morbi tempor, sem a venenatis auctor, leo eros euismod est, lobortis tempus lectus tellus ut justo. In sit amet nunc lectus. In faucibus lorem a justo semper faucibus dignissim sed lorem. Aliquam erat volutpat. Pellentesque feugiat non arcu ut convallis.

Etiam sit amet libero et velit consectetur sollicitudin nec vitae lectus. Etiam dapibus dictum odio, in pellentesque sem mattis eget. Vestibulum et tellus dui. Aenean eget tortor et nisi euismod vehicula. Nam laoreet, risus ut molestie dapibus, sapien ipsum iaculis erat, eget elementum magna magna vel est. Donec ut aliquet lacus. Curabitur pharetra enim et dolor mollis mollis. Vivamus egestas euismod luctus. Nunc facilisis porttitor pellentesque. Vivamus rutrum tincidunt facilisis.

Ut vitae leo nulla. Praesent dapibus suscipit vulputate. Suspendisse quis rutrum ipsum. Fusce pellentesque iaculis sollicitudin. Maecenas purus nibh, aliquet vel interdum ut, hendrerit quis justo. Etiam a auctor enim, a laoreet quam. Vestibulum eget nibh nibh. Quisque aliquam, risus nec condimentum blandit, metus metus egestas metus, vel scelerisque sem sem ut sapien. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Donec congue massa id hendrerit elementum.

Vestibulum posuere et mi sit amet tempor. Mauris sed mi in lorem consequat dictum at non odio. Suspendisse tellus tellus, rhoncus in ornare quis, pellentesque vel purus. Cras mollis quis purus nec auctor. Donec a turpis semper, molestie quam lobortis, iaculis leo. Vivamus adipiscing nulla at hendrerit facilisis. Praesent mollis nec turpis nec condimentum. Phasellus eget tristique dolor. In non diam blandit, sodales metus non, imperdiet nibh. Etiam ut elementum erat, quis varius metus. Duis augue lorem, venenatis sed facilisis quis, iaculis ut nunc.

Nullam eu nunc quis mi viverra vestibulum. Nullam pellentesque orci erat, in congue lacus rutrum sed. Ut egestas diam rhoncus scelerisque gravida. Aliquam quam leo, accumsan a magna et, vehicula laoreet nisl. Donec porttitor in tortor vitae tempor. Phasellus porttitor malesuada accumsan. Donec eget luctus magna. Nulla facilisi. Duis eu aliquam mi. Praesent sapien lectus, ultricies egestas sapien vel, tristique cursus nibh. Morbi tempor, sem a venenatis auctor, leo eros euismod est, lobortis tempus lectus tellus ut justo. In sit amet nunc lectus. In faucibus lorem a justo semper faucibus dignissim sed lorem. Aliquam erat volutpat. Pellentesque feugiat non arcu ut convallis.


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse ac fermentum lectus, id bibendum lectus. Quisque vitae lacus porta elit tempus fermentum ut quis orci. Integer lobortis eros...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse ac fermentum lectus, id bibendum lectus. Quisque vitae lacus porta elit tempus fermentum ut quis orci. Integer lobortis eros ac sollicitudin sodales. Vestibulum imperdiet varius eleifend. Phasellus egestas at nisi lacinia congue. Proin vitae condimentum sapien. Integer pulvinar gravida aliquam. Cras ultrices condimentum ligula eu faucibus. Duis ut lectus eget justo elementum fringilla sed eu enim. Integer pulvinar eros ut lacinia commodo. In hac habitasse platea dictumst. Duis blandit ut libero vel luctus. Proin pellentesque ut leo quis euismod. Donec pharetra aliquam enim, nec aliquam arcu pellentesque interdum. Phasellus porttitor, mi at interdum venenatis, purus odio blandit massa, vitae consectetur dolor velit non elit.

Nullam eu nunc quis mi viverra vestibulum. Nullam pellentesque orci erat, in congue lacus rutrum sed. Ut egestas diam rhoncus scelerisque gravida. Aliquam quam leo, accumsan a magna et, vehicula laoreet nisl. Donec porttitor in tortor vitae tempor. Phasellus porttitor malesuada accumsan. Donec eget luctus magna. Nulla facilisi. Duis eu aliquam mi. Praesent sapien lectus, ultricies egestas sapien vel, tristique cursus nibh. Morbi tempor, sem a venenatis auctor, leo eros euismod est, lobortis tempus lectus tellus ut justo. In sit amet nunc lectus. In faucibus lorem a justo semper faucibus dignissim sed lorem. Aliquam erat volutpat. Pellentesque feugiat non arcu ut convallis.

Etiam sit amet libero et velit consectetur sollicitudin nec vitae lectus. Etiam dapibus dictum odio, in pellentesque sem mattis eget. Vestibulum et tellus dui. Aenean eget tortor et nisi euismod vehicula. Nam laoreet, risus ut molestie dapibus, sapien ipsum iaculis erat, eget elementum magna magna vel est. Donec ut aliquet lacus. Curabitur pharetra enim et dolor mollis mollis. Vivamus egestas euismod luctus. Nunc facilisis porttitor pellentesque. Vivamus rutrum tincidunt facilisis.

Ut vitae leo nulla. Praesent dapibus suscipit vulputate. Suspendisse quis rutrum ipsum. Fusce pellentesque iaculis sollicitudin. Maecenas purus nibh, aliquet vel interdum ut, hendrerit quis justo. Etiam a auctor enim, a laoreet quam. Vestibulum eget nibh nibh. Quisque aliquam, risus nec condimentum blandit, metus metus egestas metus, vel scelerisque sem sem ut sapien. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Donec congue massa id hendrerit elementum.

Vestibulum posuere et mi sit amet tempor. Mauris sed mi in lorem consequat dictum at non odio. Suspendisse tellus tellus, rhoncus in ornare quis, pellentesque vel purus. Cras mollis quis purus nec auctor. Donec a turpis semper, molestie quam lobortis, iaculis leo. Vivamus adipiscing nulla at hendrerit facilisis. Praesent mollis nec turpis nec condimentum. Phasellus eget tristique dolor. In non diam blandit, sodales metus non, imperdiet nibh. Etiam ut elementum erat, quis varius metus. Duis augue lorem, venenatis sed facilisis quis, iaculis ut nunc.

Nullam eu nunc quis mi viverra vestibulum. Nullam pellentesque orci erat, in congue lacus rutrum sed. Ut egestas diam rhoncus scelerisque gravida. Aliquam quam leo, accumsan a magna et, vehicula laoreet nisl. Donec porttitor in tortor vitae tempor. Phasellus porttitor malesuada accumsan. Donec eget luctus magna. Nulla facilisi. Duis eu aliquam mi. Praesent sapien lectus, ultricies egestas sapien vel, tristique cursus nibh. Morbi tempor, sem a venenatis auctor, leo eros euismod est, lobortis tempus lectus tellus ut justo. In sit amet nunc lectus. In faucibus lorem a justo semper faucibus dignissim sed lorem. Aliquam erat volutpat. Pellentesque feugiat non arcu ut convallis.


I think your best bet would be to start or join a startup. That’s been a reliable way to get rich for hundreds of years. The word “startup”...

I think your best bet would be to start or join a startup. That’s been a reliable way to get rich for hundreds of years. The word “startup” dates from the 1960s. Keep a definite goal of achievement constantly in view. Realize that work well and worthily done makes life truly worth living.

Nullam eu nunc quis mi viverra vestibulum. Nullam pellentesque orci erat, in congue lacus rutrum sed. Ut egestas diam rhoncus scelerisque gravida. Aliquam quam leo, accumsan a magna et, vehicula laoreet nisl. Donec porttitor in tortor vitae tempor. Phasellus porttitor malesuada accumsan. Donec eget luctus magna. Nulla facilisi. Duis eu aliquam mi. Praesent sapien lectus, ultricies egestas sapien vel, tristique cursus nibh. Morbi tempor, sem a venenatis auctor, leo eros euismod est, lobortis tempus lectus tellus ut justo. In sit amet nunc lectus. In faucibus lorem a justo semper faucibus dignissim sed lorem. Aliquam erat volutpat. Pellentesque feugiat non arcu ut convallis.

Etiam sit amet libero et velit consectetur sollicitudin nec vitae lectus. Etiam dapibus dictum odio, in pellentesque sem mattis eget. Vestibulum et tellus dui. Aenean eget tortor et nisi euismod vehicula. Nam laoreet, risus ut molestie dapibus, sapien ipsum iaculis erat, eget elementum magna magna vel est. Donec ut aliquet lacus. Curabitur pharetra enim et dolor mollis mollis. Vivamus egestas euismod luctus. Nunc facilisis porttitor pellentesque. Vivamus rutrum tincidunt facilisis.

Ut vitae leo nulla. Praesent dapibus suscipit vulputate. Suspendisse quis rutrum ipsum. Fusce pellentesque iaculis sollicitudin. Maecenas purus nibh, aliquet vel interdum ut, hendrerit quis justo. Etiam a auctor enim, a laoreet quam. Vestibulum eget nibh nibh. Quisque aliquam, risus nec condimentum blandit, metus metus egestas metus, vel scelerisque sem sem ut sapien. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Donec congue massa id hendrerit elementum.

Vestibulum posuere et mi sit amet tempor. Mauris sed mi in lorem consequat dictum at non odio. Suspendisse tellus tellus, rhoncus in ornare quis, pellentesque vel purus. Cras mollis quis purus nec auctor. Donec a turpis semper, molestie quam lobortis, iaculis leo. Vivamus adipiscing nulla at hendrerit facilisis. Praesent mollis nec turpis nec condimentum. Phasellus eget tristique dolor. In non diam blandit, sodales metus non, imperdiet nibh. Etiam ut elementum erat, quis varius metus. Duis augue lorem, venenatis sed facilisis quis, iaculis ut nunc.

Nullam eu nunc quis mi viverra vestibulum. Nullam pellentesque orci erat, in congue lacus rutrum sed. Ut egestas diam rhoncus scelerisque gravida. Aliquam quam leo, accumsan a magna et, vehicula laoreet nisl. Donec porttitor in tortor vitae tempor. Phasellus porttitor malesuada accumsan. Donec eget luctus magna. Nulla facilisi. Duis eu aliquam mi. Praesent sapien lectus, ultricies egestas sapien vel, tristique cursus nibh. Morbi tempor, sem a venenatis auctor, leo eros euismod est, lobortis tempus lectus tellus ut justo. In sit amet nunc lectus. In faucibus lorem a justo semper faucibus dignissim sed lorem. Aliquam erat volutpat. Pellentesque feugiat non arcu ut convallis.


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse ac fermentum lectus, id bibendum lectus. Quisque vitae lacus porta elit tempus fermentum ut quis orci. Integer lobortis eros...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse ac fermentum lectus, id bibendum lectus. Quisque vitae lacus porta elit tempus fermentum ut quis orci. Integer lobortis eros ac sollicitudin sodales. Vestibulum imperdiet varius eleifend. Phasellus egestas at nisi lacinia congue. Proin vitae condimentum sapien. Integer pulvinar gravida aliquam. Cras ultrices condimentum ligula eu faucibus. Duis ut lectus eget justo elementum fringilla sed eu enim. Integer pulvinar eros ut lacinia commodo. In hac habitasse platea dictumst. Duis blandit ut libero vel luctus. Proin pellentesque ut leo quis euismod. Donec pharetra aliquam enim, nec aliquam arcu pellentesque interdum. Phasellus porttitor, mi at interdum venenatis, purus odio blandit massa, vitae consectetur dolor velit non elit.

Nullam eu nunc quis mi viverra vestibulum. Nullam pellentesque orci erat, in congue lacus rutrum sed. Ut egestas diam rhoncus scelerisque gravida. Aliquam quam leo, accumsan a magna et, vehicula laoreet nisl. Donec porttitor in tortor vitae tempor. Phasellus porttitor malesuada accumsan. Donec eget luctus magna. Nulla facilisi. Duis eu aliquam mi. Praesent sapien lectus, ultricies egestas sapien vel, tristique cursus nibh. Morbi tempor, sem a venenatis auctor, leo eros euismod est, lobortis tempus lectus tellus ut justo. In sit amet nunc lectus. In faucibus lorem a justo semper faucibus dignissim sed lorem. Aliquam erat volutpat. Pellentesque feugiat non arcu ut convallis.

Etiam sit amet libero et velit consectetur sollicitudin nec vitae lectus. Etiam dapibus dictum odio, in pellentesque sem mattis eget. Vestibulum et tellus dui. Aenean eget tortor et nisi euismod vehicula. Nam laoreet, risus ut molestie dapibus, sapien ipsum iaculis erat, eget elementum magna magna vel est. Donec ut aliquet lacus. Curabitur pharetra enim et dolor mollis mollis. Vivamus egestas euismod luctus. Nunc facilisis porttitor pellentesque. Vivamus rutrum tincidunt facilisis.

Ut vitae leo nulla. Praesent dapibus suscipit vulputate. Suspendisse quis rutrum ipsum. Fusce pellentesque iaculis sollicitudin. Maecenas purus nibh, aliquet vel interdum ut, hendrerit quis justo. Etiam a auctor enim, a laoreet quam. Vestibulum eget nibh nibh. Quisque aliquam, risus nec condimentum blandit, metus metus egestas metus, vel scelerisque sem sem ut sapien. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Donec congue massa id hendrerit elementum.

Vestibulum posuere et mi sit amet tempor. Mauris sed mi in lorem consequat dictum at non odio. Suspendisse tellus tellus, rhoncus in ornare quis, pellentesque vel purus. Cras mollis quis purus nec auctor. Donec a turpis semper, molestie quam lobortis, iaculis leo. Vivamus adipiscing nulla at hendrerit facilisis. Praesent mollis nec turpis nec condimentum. Phasellus eget tristique dolor. In non diam blandit, sodales metus non, imperdiet nibh. Etiam ut elementum erat, quis varius metus. Duis augue lorem, venenatis sed facilisis quis, iaculis ut nunc.

Nullam eu nunc quis mi viverra vestibulum. Nullam pellentesque orci erat, in congue lacus rutrum sed. Ut egestas diam rhoncus scelerisque gravida. Aliquam quam leo, accumsan a magna et, vehicula laoreet nisl. Donec porttitor in tortor vitae tempor. Phasellus porttitor malesuada accumsan. Donec eget luctus magna. Nulla facilisi. Duis eu aliquam mi. Praesent sapien lectus, ultricies egestas sapien vel, tristique cursus nibh. Morbi tempor, sem a venenatis auctor, leo eros euismod est, lobortis tempus lectus tellus ut justo. In sit amet nunc lectus. In faucibus lorem a justo semper faucibus dignissim sed lorem. Aliquam erat volutpat. Pellentesque feugiat non arcu ut convallis.


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse ac fermentum lectus, id bibendum lectus. Quisque vitae lacus porta elit tempus fermentum ut quis orci. Integer lobortis eros...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse ac fermentum lectus, id bibendum lectus. Quisque vitae lacus porta elit tempus fermentum ut quis orci. Integer lobortis eros ac sollicitudin sodales. Vestibulum imperdiet varius eleifend. Phasellus egestas at nisi lacinia congue. Proin vitae condimentum sapien. Integer pulvinar gravida aliquam. Cras ultrices condimentum ligula eu faucibus. Duis ut lectus eget justo elementum fringilla sed eu enim. Integer pulvinar eros ut lacinia commodo. In hac habitasse platea dictumst. Duis blandit ut libero vel luctus. Proin pellentesque ut leo quis euismod. Donec pharetra aliquam enim, nec aliquam arcu pellentesque interdum. Phasellus porttitor, mi at interdum venenatis, purus odio blandit massa, vitae consectetur dolor velit non elit.

Nullam eu nunc quis mi viverra vestibulum. Nullam pellentesque orci erat, in congue lacus rutrum sed. Ut egestas diam rhoncus scelerisque gravida. Aliquam quam leo, accumsan a magna et, vehicula laoreet nisl. Donec porttitor in tortor vitae tempor. Phasellus porttitor malesuada accumsan. Donec eget luctus magna. Nulla facilisi. Duis eu aliquam mi. Praesent sapien lectus, ultricies egestas sapien vel, tristique cursus nibh. Morbi tempor, sem a venenatis auctor, leo eros euismod est, lobortis tempus lectus tellus ut justo. In sit amet nunc lectus. In faucibus lorem a justo semper faucibus dignissim sed lorem. Aliquam erat volutpat. Pellentesque feugiat non arcu ut convallis.

Etiam sit amet libero et velit consectetur sollicitudin nec vitae lectus. Etiam dapibus dictum odio, in pellentesque sem mattis eget. Vestibulum et tellus dui. Aenean eget tortor et nisi euismod vehicula. Nam laoreet, risus ut molestie dapibus, sapien ipsum iaculis erat, eget elementum magna magna vel est. Donec ut aliquet lacus. Curabitur pharetra enim et dolor mollis mollis. Vivamus egestas euismod luctus. Nunc facilisis porttitor pellentesque. Vivamus rutrum tincidunt facilisis.

Ut vitae leo nulla. Praesent dapibus suscipit vulputate. Suspendisse quis rutrum ipsum. Fusce pellentesque iaculis sollicitudin. Maecenas purus nibh, aliquet vel interdum ut, hendrerit quis justo. Etiam a auctor enim, a laoreet quam. Vestibulum eget nibh nibh. Quisque aliquam, risus nec condimentum blandit, metus metus egestas metus, vel scelerisque sem sem ut sapien. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Donec congue massa id hendrerit elementum.

Vestibulum posuere et mi sit amet tempor. Mauris sed mi in lorem consequat dictum at non odio. Suspendisse tellus tellus, rhoncus in ornare quis, pellentesque vel purus. Cras mollis quis purus nec auctor. Donec a turpis semper, molestie quam lobortis, iaculis leo. Vivamus adipiscing nulla at hendrerit facilisis. Praesent mollis nec turpis nec condimentum. Phasellus eget tristique dolor. In non diam blandit, sodales metus non, imperdiet nibh. Etiam ut elementum erat, quis varius metus. Duis augue lorem, venenatis sed facilisis quis, iaculis ut nunc.

Nullam eu nunc quis mi viverra vestibulum. Nullam pellentesque orci erat, in congue lacus rutrum sed. Ut egestas diam rhoncus scelerisque gravida. Aliquam quam leo, accumsan a magna et, vehicula laoreet nisl. Donec porttitor in tortor vitae tempor. Phasellus porttitor malesuada accumsan. Donec eget luctus magna. Nulla facilisi. Duis eu aliquam mi. Praesent sapien lectus, ultricies egestas sapien vel, tristique cursus nibh. Morbi tempor, sem a venenatis auctor, leo eros euismod est, lobortis tempus lectus tellus ut justo. In sit amet nunc lectus. In faucibus lorem a justo semper faucibus dignissim sed lorem. Aliquam erat volutpat. Pellentesque feugiat non arcu ut convallis.


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse ac fermentum lectus, id bibendum lectus. Quisque vitae lacus porta elit tempus fermentum ut quis orci. Integer lobortis eros...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse ac fermentum lectus, id bibendum lectus. Quisque vitae lacus porta elit tempus fermentum ut quis orci. Integer lobortis eros ac sollicitudin sodales. Vestibulum imperdiet varius eleifend. Phasellus egestas at nisi lacinia congue. Proin vitae condimentum sapien. Integer pulvinar gravida aliquam. Cras ultrices condimentum ligula eu faucibus. Duis ut lectus eget justo elementum fringilla sed eu enim. Integer pulvinar eros ut lacinia commodo. In hac habitasse platea dictumst. Duis blandit ut libero vel luctus. Proin pellentesque ut leo quis euismod. Donec pharetra aliquam enim, nec aliquam arcu pellentesque interdum. Phasellus porttitor, mi at interdum venenatis, purus odio blandit massa, vitae consectetur dolor velit non elit.

Nullam eu nunc quis mi viverra vestibulum. Nullam pellentesque orci erat, in congue lacus rutrum sed. Ut egestas diam rhoncus scelerisque gravida. Aliquam quam leo, accumsan a magna et, vehicula laoreet nisl. Donec porttitor in tortor vitae tempor. Phasellus porttitor malesuada accumsan. Donec eget luctus magna. Nulla facilisi. Duis eu aliquam mi. Praesent sapien lectus, ultricies egestas sapien vel, tristique cursus nibh. Morbi tempor, sem a venenatis auctor, leo eros euismod est, lobortis tempus lectus tellus ut justo. In sit amet nunc lectus. In faucibus lorem a justo semper faucibus dignissim sed lorem. Aliquam erat volutpat. Pellentesque feugiat non arcu ut convallis.

Etiam sit amet libero et velit consectetur sollicitudin nec vitae lectus. Etiam dapibus dictum odio, in pellentesque sem mattis eget. Vestibulum et tellus dui. Aenean eget tortor et nisi euismod vehicula. Nam laoreet, risus ut molestie dapibus, sapien ipsum iaculis erat, eget elementum magna magna vel est. Donec ut aliquet lacus. Curabitur pharetra enim et dolor mollis mollis. Vivamus egestas euismod luctus. Nunc facilisis porttitor pellentesque. Vivamus rutrum tincidunt facilisis.

Ut vitae leo nulla. Praesent dapibus suscipit vulputate. Suspendisse quis rutrum ipsum. Fusce pellentesque iaculis sollicitudin. Maecenas purus nibh, aliquet vel interdum ut, hendrerit quis justo. Etiam a auctor enim, a laoreet quam. Vestibulum eget nibh nibh. Quisque aliquam, risus nec condimentum blandit, metus metus egestas metus, vel scelerisque sem sem ut sapien. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Donec congue massa id hendrerit elementum.

Vestibulum posuere et mi sit amet tempor. Mauris sed mi in lorem consequat dictum at non odio. Suspendisse tellus tellus, rhoncus in ornare quis, pellentesque vel purus. Cras mollis quis purus nec auctor. Donec a turpis semper, molestie quam lobortis, iaculis leo. Vivamus adipiscing nulla at hendrerit facilisis. Praesent mollis nec turpis nec condimentum. Phasellus eget tristique dolor. In non diam blandit, sodales metus non, imperdiet nibh. Etiam ut elementum erat, quis varius metus. Duis augue lorem, venenatis sed facilisis quis, iaculis ut nunc.

Nullam eu nunc quis mi viverra vestibulum. Nullam pellentesque orci erat, in congue lacus rutrum sed. Ut egestas diam rhoncus scelerisque gravida. Aliquam quam leo, accumsan a magna et, vehicula laoreet nisl. Donec porttitor in tortor vitae tempor. Phasellus porttitor malesuada accumsan. Donec eget luctus magna. Nulla facilisi. Duis eu aliquam mi. Praesent sapien lectus, ultricies egestas sapien vel, tristique cursus nibh. Morbi tempor, sem a venenatis auctor, leo eros euismod est, lobortis tempus lectus tellus ut justo. In sit amet nunc lectus. In faucibus lorem a justo semper faucibus dignissim sed lorem. Aliquam erat volutpat. Pellentesque feugiat non arcu ut convallis.


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse ac fermentum lectus, id bibendum lectus. Quisque vitae lacus porta elit tempus fermentum ut quis orci. Integer lobortis eros...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse ac fermentum lectus, id bibendum lectus. Quisque vitae lacus porta elit tempus fermentum ut quis orci. Integer lobortis eros ac sollicitudin sodales. Vestibulum imperdiet varius eleifend. Phasellus egestas at nisi lacinia congue. Proin vitae condimentum sapien. Integer pulvinar gravida aliquam. Cras ultrices condimentum ligula eu faucibus. Duis ut lectus eget justo elementum fringilla sed eu enim. Integer pulvinar eros ut lacinia commodo. In hac habitasse platea dictumst. Duis blandit ut libero vel luctus. Proin pellentesque ut leo quis euismod. Donec pharetra aliquam enim, nec aliquam arcu pellentesque interdum. Phasellus porttitor, mi at interdum venenatis, purus odio blandit massa, vitae consectetur dolor velit non elit.

Nullam eu nunc quis mi viverra vestibulum. Nullam pellentesque orci erat, in congue lacus rutrum sed. Ut egestas diam rhoncus scelerisque gravida. Aliquam quam leo, accumsan a magna et, vehicula laoreet nisl. Donec porttitor in tortor vitae tempor. Phasellus porttitor malesuada accumsan. Donec eget luctus magna. Nulla facilisi. Duis eu aliquam mi. Praesent sapien lectus, ultricies egestas sapien vel, tristique cursus nibh. Morbi tempor, sem a venenatis auctor, leo eros euismod est, lobortis tempus lectus tellus ut justo. In sit amet nunc lectus. In faucibus lorem a justo semper faucibus dignissim sed lorem. Aliquam erat volutpat. Pellentesque feugiat non arcu ut convallis.

Etiam sit amet libero et velit consectetur sollicitudin nec vitae lectus. Etiam dapibus dictum odio, in pellentesque sem mattis eget. Vestibulum et tellus dui. Aenean eget tortor et nisi euismod vehicula. Nam laoreet, risus ut molestie dapibus, sapien ipsum iaculis erat, eget elementum magna magna vel est. Donec ut aliquet lacus. Curabitur pharetra enim et dolor mollis mollis. Vivamus egestas euismod luctus. Nunc facilisis porttitor pellentesque. Vivamus rutrum tincidunt facilisis.

Ut vitae leo nulla. Praesent dapibus suscipit vulputate. Suspendisse quis rutrum ipsum. Fusce pellentesque iaculis sollicitudin. Maecenas purus nibh, aliquet vel interdum ut, hendrerit quis justo. Etiam a auctor enim, a laoreet quam. Vestibulum eget nibh nibh. Quisque aliquam, risus nec condimentum blandit, metus metus egestas metus, vel scelerisque sem sem ut sapien. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Donec congue massa id hendrerit elementum.

Vestibulum posuere et mi sit amet tempor. Mauris sed mi in lorem consequat dictum at non odio. Suspendisse tellus tellus, rhoncus in ornare quis, pellentesque vel purus. Cras mollis quis purus nec auctor. Donec a turpis semper, molestie quam lobortis, iaculis leo. Vivamus adipiscing nulla at hendrerit facilisis. Praesent mollis nec turpis nec condimentum. Phasellus eget tristique dolor. In non diam blandit, sodales metus non, imperdiet nibh. Etiam ut elementum erat, quis varius metus. Duis augue lorem, venenatis sed facilisis quis, iaculis ut nunc.

Nullam eu nunc quis mi viverra vestibulum. Nullam pellentesque orci erat, in congue lacus rutrum sed. Ut egestas diam rhoncus scelerisque gravida. Aliquam quam leo, accumsan a magna et, vehicula laoreet nisl. Donec porttitor in tortor vitae tempor. Phasellus porttitor malesuada accumsan. Donec eget luctus magna. Nulla facilisi. Duis eu aliquam mi. Praesent sapien lectus, ultricies egestas sapien vel, tristique cursus nibh. Morbi tempor, sem a venenatis auctor, leo eros euismod est, lobortis tempus lectus tellus ut justo. In sit amet nunc lectus. In faucibus lorem a justo semper faucibus dignissim sed lorem. Aliquam erat volutpat. Pellentesque feugiat non arcu ut convallis.