Brinquedos inspirados na animação já estão disponíveis em restaurantes de todo o Brasil, por tempo limitado

O McLanche Feliz celebra a aguardada estreia de Zootopia 2 nos cinemas brasileiros, trazendo brinquedos inspirados nos carismáticos ícones do filme. A colaboração marca o retorno dos personagens da Disney ao McLanche Feliz, trazendo ainda mais diversão para as famílias que compartilham a paixão por este universo.

Em Zootopia 2, continuação da animação de sucesso da Disney, Judy Hopps e Nick Wilde precisam solucionar os rastros deixados por Gary, uma serpente misteriosa. No desenrolar da trama, descobrem que uma boa colaboração consiste em encontrar pontos em comum com aqueles que trabalhamos. Eles aprendem a se complementar, mesmo diante das diferenças.

A campanha conta 8 brinquedos que representam os personagens do longa: Judy Hopps e Nick Wilde, cada um em duas versões diferentes, além de Gary De’Snake, Nibbles Mapplestick, Pawbert e Flecha. Todas as miniaturas possuem uma peça na parte inferior que permite que deslizem em superfícies planas. 

Os brinquedos de Zootopia 2 podem ser encontrados nas unidades do McDonald’s em todo o Brasil, por tempo limitado, pelo Peça e Retire, Drive-Thru ou no próprio restaurante, pelos totens de autoatendimento e no balcão. Também é possível garantir os brinquedos sem sair de casa, basta pedir pelo app do Méqui e aproveitar o McDelivery!

Para mais informações sobre essa e outras iniciativas, acesse a página do McLanche Feliz.

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 21 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.400 restaurantes, entre unidades próprias e de seus franqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 15/07/2025). A empresa também está comprometida com o desenvolvimento das comunidades em que opera com a oferta de oportunidades de primeiro emprego formal aos jovens e com o impacto ambiental positivo por meio de sua Receita do Futuro. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site.


Google fechou o maior acordo da empresa para ajudar no reflorestamento da floresta Amazônica com a startup brasileira Mombak. – Foto: Agência Brasil

 

Histórico. A Google fechou o maior acordo da empresa para ajudar no reflorestamento da floresta Amazônica. E foi com um startup brasileira.

Juntas, a Google e a brasileira Mombak vão restaurar a floresta e querem compensar 200 mil toneladas de emissões de carbono, que provocam os gases do efeito estufa e causam a mudança climática que afeta do mundo.

Com o acordo, a gigante da tecnologia quer créditos de carbono de alta qualidade e confiança para compensar as emissões causadas pelos centros de dados⁠, que consomem muita energia.

O que a Google precisa

Boa parte das emissões de gases de efeito estufa produzidos pela Google vem da eletricidade que a big tech compra para data centers e escritórios.

E essas chamadas emissões de escopo 2 mais do que triplicaram desde 2020. Bateram em 3,1 milhões de toneladas de CO2 no ano passado, de acordo com o último relatório ambiental da empresa.

O acordo da Google com a startup brasileira mostra como as grandes empresas de tecnologia estão procurando maneiras de amenizar os impactos climáticos de seu enorme investimento em data centers que usam muita energia para produzir a inteligência artificial.

Valor do acordo

Isso impulsiona a demanda para compensar as emissões de carbono por meio do setor de reflorestamento do Brasil, que está começando.

“A tecnologia de menor risco que temos para reduzir o carbono na atmosfera é a fotossíntese”, disse à Forbes Randy Spock, chefe de créditos e remoção de carbono do Google, ao falar do processo pelo qual as plantas usam a luz solar, a água e o dióxido de carbono para produzir oxigênio e glicose.

As empresas disseram à Reuters que o acordo deverá compensar 200 mil toneladas métricas de emissões de carbono, quatro vezes o volume de um acordo piloto de compra futura, feito em setembro de 2024 com a Mombak, o único fornecedor de créditos de carbono florestal do Google. O valor do acordo não foi divulgado pelas empresas.

Confiança internacional

Segundo Spock, o Google tem evitado os créditos REDD, que recompensam os desenvolvedores pela preservação de partes da floresta que, de outra forma, seriam destruídas. Esse mercado tem sido abalado por supostas fraudes e vínculos com madeireiros ilegais no Brasil.

“O motivo pelo qual quadruplicamos a aposta na Mombak é que eles têm uma abordagem muito confiável”, disse ele.

A Mombak, que transforma pastagens degradadas em selva, está se beneficiando de uma “fuga para a qualidade”, disse seu cofundador e presidente-executivo, Gabriel Silva.

“Os compradores anteriormente compravam créditos de carbono, mas não sabiam o que estavam comprando. Assim, eles se envolviam em projetos de baixa qualidade, às vezes fraudulentos”, disse ele.

COP 30

O Brasil, sede da COP 30, a cúpula climática das Nações Unidas em Belém (PA), tem promovido as negociações como a “COP das Florestas“, para promover esforços de conservação e uma proposta de um novo fundo para as florestas tropicais.

Google fechou o maior acordo da empresa para ajudar no reflorestamento da floresta Amazônica com a startup brasileira Mombak. - Foto: Agência Brasil

Google fechou o maior acordo da empresa para ajudar no reflorestamento da floresta Amazônica com a startup brasileira Mombak. – Foto: Agência Brasil

Primeira etapa estadual da competição promovida pela Secel ocorre em Lucas do Rio Verde, de sexta a domingo (14 a 16)

O município de Lucas de Lucas do Rio Verde (a 330 km de Cuiabá) sedia a primeira etapa estadual dos Jogos Abertos Mato-grossenses 2025, que são promovidos pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-mt). Entre sexta-feira (14.11) e domingo (16.11), 41 equipes de municípios de todas as regiões do Estado competem pelos títulos mato-grossenses de basquetebol e de voleibol.

Depois de cinco etapas regionais, a competição com seleções da categoria adulta chega à sua fase estadual dividida em dois fins de semana. As disputas das modalidades de futsal e handebol ocorrem em Sorriso, de 21 a 23 de novembro.

Em Lucas do Rio Verde, o evento estadual reúne as seleções campeãs e vice-campeãs de basquetebol e voleibol nas etapas regionais. Participam da competição mais de 500 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes.

As delegações representam os municípios de Juara, Guiratinga, Rondonópolis, Vera, Tangará da Serra, Sorriso, Sinop, Ipiranga do Norte, Aripuanã, Pontes e Lacerda, Curvelândia, Campo Novo do Parecis, Água Boa, Pontal do Araguaia, Lucas do Rio Verde, Barra do Garças, Santo Antônio de Leverger, Cuiabá, Campo Verde, Araputanga, Comodoro, Matupá, Peixoto de Azevedo e Primavera do Leste.

Divididas por modalidades, as partidas de voleibol serão realizadas no Ginásio Ernesto Zortéa e no Ginásio Municipal Didé, enquanto as disputas de basquetebol ocorrerão no Ginásio de Esportes Pimpão e no Ginásio Ângelo Nadin.

Já a abertura oficial está marcada para esta sexta-feira (14.11), às 19h30, no Ginásio Ernesto Zortéa, localizado no bairro Pioneiro. Com a presença de autoridades locais e estaduais, a solenidade é aberta ao público e contará com atrações, que incluem apresentações artísticas e acendimento do fogo simbólico dos Jogos.

“Chegamos à etapa final e em breve vamos conhecer as seleções campeãs mato-grossenses dos Jogos Abertos. Agradecemos a parceria da prefeitura de Lucas do Rio Verde na realização dessa etapa estadual e aos demais municípios pelo envolvimento que garante a continuidade da prática esportiva na categoria adulta. E parabéns às equipes participantes e finalistas, todas mostraram a força do esporte em Mato Grosso”, destaca o secretário da Secel, David Moura.


A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alcançou um marco importante na rede de urgência e emergência da capital. Nesta quarta-feira (12), as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Verdão, Pascoal Ramos, Leblon e Morada do Ouro, registraram zero pacientes internados em salas de medicação por falta de leitos hospitalares, resultado de uma força-tarefa contínua realizada pela gestão municipal.

A ação, que integra os hospitais municipais, as UPAs e a Central de Regulação Estadual, tem como objetivo agilizar as transferências para enfermarias e UTIs, garantindo um atendimento mais ágil, seguro e humanizado aos cuiabanos. Somente na segunda-feira (10), foram realizadas 15 transferências para enfermarias – seis para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), seis para o Pronto-Socorro, uma para o Hospital Geral, uma para o Adulto Botelho e uma para o Hospital de Câncer,– além de cinco transferências para UTIs, sendo uma para o HMC, duas para o São Benedito, uma para a Santa Casa e uma para o Hospital HCAM.

“Estamos em uma força-tarefa constante para que nenhum paciente precise permanecer nas salas de medicação aguardando leito. Nosso foco é garantir conforto e qualidade no atendimento, mantendo o fluxo das unidades sempre eficiente”, destacou a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona.

Atualmente, cada UPA realiza, em média, 450 atendimentos diários, totalizando cerca de 1.800 atendimentos por dia nas quatro unidades. O monitoramento da ocupação hospitalar é feito de forma contínua, permitindo a rápida definição de prioridades e a reavaliação dos casos. Parte dos pacientes recebe alta com encaminhamento para acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), enquanto os demais são direcionados para internação hospitalar.

De acordo com o secretário-adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonça, as UPAs normalmente registram de dois a três pacientes internados, mas já houve períodos em que até 21 pessoas permaneceram nas unidades aguardando vaga hospitalar, cenário que foi revertido com a atuação integrada da rede municipal.

“Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo e integrado entre todas as equipes da rede municipal de saúde. Temos reforçado o acompanhamento diário dos pacientes e intensificado a articulação com os hospitais para garantir que ninguém fique internado nas salas de medicação das UPAs. O objetivo é oferecer um atendimento cada vez mais resolutivo, humanizado e eficiente, assegurando o fluxo adequado entre as unidades e mais conforto para quem busca nossos serviços”, ressaltou Mendonça.

Além disso, nesta terça-feira (11), a Prefeitura de Cuiabá entregou a reconstrução do muro da UPA Leblon, que havia sido danificado por um forte vendaval ocorrido em abril deste ano, quando choveu cerca de 100 milímetros em poucas horas. O volume intenso de chuva provocou alagamentos e danos estruturais em diversos pontos da cidade, incluindo a unidade de saúde.


A campanha Papai Noel dos Correios 2025 já está no ar, em mais uma temporada de sonhos que saem do papel. No lançamento em Mato Grosso, realizado na manhã desta quarta-feira (12), a mamãe Noel e o bom velhinho espalharam alegria às crianças do Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão (CMAEAPI) João Ribeiro Filho, em Várzea Grande, que atende mais de 500 meninos e meninas com necessidades especiais.

O Papai Noel recebeu em mãos as cartinhas que conta com pedidos emocionantes como um ventilador até pedidos mais simples, carrinhos, bolas e bonecas. Junto do superintendente dos Correios em MT, Willyan Akira Matsubara, de voluntários e apoiadores da campanha, acompanhou a apresentação artística natalina do aluno David Caleb, que tocou a música “Aleluia” no saxofone. David é estudante da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Jaime Veríssimo de Campos Junior – Jaiminho e graças aos estímulos no CMAEAPI João Ribeiro Filho, aprendeu a tocar instrumentos de sopro.

O superintendente estadual, Willyan Akira reforçou que “os empregados e empregadas dos Correios em MT não medirão esforços para ajudar o Papai Noel a realizar os pedidos das crianças”.

O Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão João Ribeiro Filho é referência em atividades para crianças que apresentam autismo, síndrome de Down, deficiência física, visual, auditiva, deficiência intelectual e outros transtornos. Os alunos recebem atendimento especializado nas áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social e psicomotricidade aquática.

Até o momento, mais de 4 mil cartinhas de crianças de MT já estão cadastradas no Blog Noel. A meta para este ano é atender ao menos 8 mil cartas no estado. São 36 anos de história — Ao longo das edições, quase 7 milhões de pedidos já foram atendidos no país.

Crianças matriculadas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública, bem como aquelas atendidas em creches, abrigos e núcleos socioeducativos, além das crianças da sociedade com até 10 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social, podem escrever suas cartinhas, informando todos os dados — nome, CPF e endereço — e digitalizar ou entregar presencialmente as cartas até o dia 5 de dezembro em MT. Já o período de adoção e de recebimento de presentes no estado vai até o dia 23 de dezembro.

Após comprar presentes, padrinhos e madrinhas devem entregá-los presencialmente nas agências de Correios listadas no Blog do Noel, com a cartinha ou com a numeração da carta colada do lado de fora da embalagem. Cada adoção é um gesto de afeto que mostra o quanto os Correios seguem conectando solidariedade e esperança em todo o país.

Essa corrente do bem une esforços da estatal e da sociedade para atender os pedidos de presentes daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A cada edição, a campanha reforça valores de inclusão, diversidade, representatividade, integridade e transparência.

Divulgação

cartinha papai noel dos correios

Como funciona

Para que a empresa possa acompanhar as adoções e as entregas dos presentes, madrinhas e padrinhos devem cadastrar o CPF ou CNPJ.

Fique atento: os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartinhas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados no blog.

A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente, nos pontos de entrega indicadas no Blog e conforme cronograma da campanha. Os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha.

Como enviar uma carta

Como incentivadores da criatividade e da redação de textos, os Correios requisitam que as cartas sejam manuscritas. Além disso, no cadastramento será exigido o CPF da criança. O envio pode ser feito de duas formas: nas agências participantes ou pelo Blog do Noel. Para cartas enviadas digitalmente, é necessário fotografar ou digitalizar para envio ao Blog. Atendendo aos critérios, as cartas são disponibilizadas para adoção. É importante ressaltar que não são selecionadas cartas que contenham endereço, telefone ou foto da criança.

As histórias, os personagens e os principais momentos da Campanha Papai Noel dos Correios 2025 podem ser acompanhados nas redes sociais oficiais da empresa.

 


Neste ano, o evento tem uma parceria especial entre o Shopping Estação Cuiabá, o Sicredi e a Coca-Cola

A mais aguardada chegada do Papai Noel já tem data para acontecer! No próximo dia 15 de novembro, as ruas de Cuiabá ficarão encantadoramente iluminadas, deixando rastros de emoção e nostalgia em todos que estão ansiosos pela tradicional Caravana de Natal da Coca-Cola, que leva o Papai Noel para inaugurar a temporada de celebrações no Shopping Estação Cuiabá. Neste ano, a ação tem uma parceria com o Sicredi.

A concentração será na Avenida Isaac Povoas, próximo à Dona Chipa, a partir das 17h30. A carreata sai pelas ruas de Cuiabá em direção ao shopping às 17h45 e tem chega prevista para as 18h30. Neste ano, serão dois tronos, um na decoração principal, Praça Central – Piso L1 e o outro no Piso L2, em frente à Puma. O Papai Noel estará no local de segunda à sexta-feira, das 14h às 21h, aos sábados das 13h às 21h, aos domingos das 12h às 20h e no dia 24, das 10h às 18h.

“Para o Sicredi, esta é mais do que uma parceria institucional. É um gesto de presença, de cuidado e de compromisso com a comunidade que construímos juntos. O Sicredi acredita que prosperidade se faz com vínculos reais, e é por isso que apoiamos iniciativas que encantam, acolhem e fortalecem o espírito coletivo”, destaca Leandro Bortolotto, superintendente regional do Sicredi em Cuiabá.

“Quem prefere aguardar o Noel no shopping, vai contar com uma programação super recheada que começa a partir das 14h, com apresentações natalinas, oficinas artísticas, bandinha itinerante, distribuição de guloseimas, apresentações musicais e muita diversão, tudo pensado para envolver a galera enquanto aguardam o bom velhinho”, destaca Deucimar Serra, gerente de marketing do shopping.

De 15 de novembro a 25 de dezembro, o local se torna um cenário de sonhos, fazendo com que todos entrem no clima da data, vivenciando o verdadeiro encanto do Natal, despertando memórias afetivas para todas as idades, em um cenário que exala tradição e aconchego. A experiência engloba uma mini roda-gigante, que encantará os pequenos com uma vista deslumbrante e o Trono Pet, onde os bichinhos e seus tutores poderão fazer fotos incríveis.

Para completar a decoração, no centro haverá uma majestosa árvore de 10 metros iluminando o ambiente. Cada detalhe foi pensado para proporcionar uma experiência mágica e refinada, onde luzes, sorrisos e diversão se misturam para criar lembranças duradouras.

Sobre a ALLOS
Somos a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras do Brasil. Nosso portfólio tem 54 shoppings próprios e administrados – referência em todas as regiões do país, hubs de soluções para as cidades e destinos de convivência e experiência figital. Somos ainda um grande espaço de oportunidades para os empreendedores de varejo e serviços. Continuaremos trabalhando com o compromisso de servir e encantar nossos consumidores e parceiros todos os dias, promovendo momentos que encantam e transformam. Nossa nova companhia integra o Mercado Novo da Bovespa, com mais alto nível de governança corporativa, e possui iniciativas com certificações internacionalmente reconhecidas, como o Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3 e melhor avaliação do setor no Carbon Disclosure Project (CDP), além da adesão ao Pacto Global da ONU. A empresa também foi reconhecida com o selo I-Diversa (B3) e o selo ouro GHG Protocol.


Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car

Ao todo, serão realizadas dez corridas entre sexta-feira (14) e sábado (15); programação começa nesta quarta-feira (12)

O automobilismo brasileiro e sul-americano e as categorias promovidas pela Vicar começam, nesta quarta-feira (12.11), a desbravar um novo horizonte na sua história. A BRB Stock Car Pro Series, o TCR South America Banco BRB, o TCR Brasil Banco BRB e a Turismo Nacional já desembarcaram em Cuiabá, capital de Mato Grosso, conhecida como ‘Cidade Verde’, para a inauguração da pista localizada no novíssimo Autódromo Internacional do Mato Grosso. Além do caráter pioneiro por si só, o ‘Portal do Pantanal’ será palco de dez corridas entre sexta-feira e sábado (14 e 15.11) e vai representar o cenário de uma grande jornada noturna para as competições em meio a várias atrações para o público.

Localizado no Parque Novo Mato Grosso, construído para ser o maior centro multieventos da América Latina, o traçado de Cuiabá será a 23ª pista diferente a receber uma prova da BRB Stock Car Pro Series ao longo de 46 anos de história.

O traçado cuiabano foi projetado seguindo normas esportivas e de segurança da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), as duas entidades mundiais do esporte a motor, atendendo assim também aos parâmetros das Confederações Brasileiras de Automobilismo e de Motociclismo (CBA e CBM).

Com 4.500 metros de extensão no traçado misto e 2.800 no anel externo, a pista completa tem um total de 13 curvas: nove à direita e quatro à esquerda. A reta de largada/chegada possui 670 metros, mas a maior é a reta oposta, com 750 metros.

Programação especial 

Será uma jornada completamente única na história das categorias que estarão na pista em Cuiabá, cidade conhecida por estar inserida em meio a três biomas bastante distintos — Pantanal, Amazônia e o cerrado — e também pelo forte calor. A maior parte das atividades será realizada no período noturno, aproveitando toda a estrutura de iluminação artificial, com 128 torres metálicas e um total de 768 refletores.

A BRB Stock Car será a primeira categoria a acelerar oficialmente em Cuiabá. A principal categoria do automobilismo brasileiro tem na sua programação um treino extra previsto para quarta-feira, 12 de novembro, com início às 19h30 (horário local, sempre uma hora a menos em relação ao horário de Brasília).

Na quinta-feira, tanto a Turismo Nacional como o TCR se unem à programação de pista e iniciam suas atividades no período da tarde e vão até à noite, quando a BRB Stock Car terá pela frente mais dois treinos livres. O cronograma se estenderá até o início da madrugada, já no começo de sexta-feira, quando a Turismo Nacional vai definir os poles das categorias A e B e o grid de largada da etapa que vai marcar a decisão do campeonato sprint.

O cronograma no Parque Novo Mato Grosso na sexta-feira começará às 16h05 com a sessão classificatória do TCR South America Banco BRB e do TCR Brasil Banco BRB pela penúltima etapa da temporada 2025. Logo depois, a partir de 17h10, a Turismo Nacional terá a honra de realizar a primeira corrida da história do novíssimo autódromo cuiabano. Serão duas provas em sequência, de 18 minutos mais uma volta, cada.

No anoitecer em Cuiabá, às 18h25 locais, será a vez de a BRB Stock Car deixar os boxes para a sessão classificatória que vai determinar o dono do décimo Troféu Pole Position Snapdragon de 2025 e o grid de largada das corridas sprint e principal da etapa. Às 19h20, será a vez de um dos momentos mais aguardados pelo público, a primeira das duas visitações aos boxes, quando o fã pode interagir com seu piloto preferido e conhecer de perto os carros que vão acelerar na capital do Mato Grosso.

Daí em diante, a programação reservará quatro corridas: a BRB Stock Car realizará a primeira prova da sua história em Cuiabá com a disputa da sprint, de 30 minutos mais uma volta, a partir de 21h10 locais (22h10 pelo horário de Brasília). A agenda terá sequência com o TCR South America/TCR Brasil para a largada da Corrida 1 da etapa mato-grossense a partir de 22h25. E a Turismo Nacional volta à pista para completar o ‘sextou’ com duas disputas em sequência: a primeira iniciando às 23h30 e a quarta com largada exatamente marcada para meia-noite.

Embalos de sábado à noite

Depois das seis corridas de sexta-feira, a ‘Cidade Verde’ volta a acelerar com as categorias Vicar no fim da tarde de sábado. A jornada recomeça com a Turismo Nacional e a quinta prova da decisão do campeonato sprint, a partir de 17h05. 50 minutos depois, a BRB Stock Car realiza um warm up, treino de aquecimento. Já o TCR South America/TCR Brasil deixará os boxes para alinhar com seus modernos carros no grid de largada para a segunda prova da sua etapa, às 18h40, com possibilidade de definir o campeão sul-americano por antecipação.

Com 60 minutos de duração, a visitação aos boxes brindará o público de Cuiabá e região com um dos momentos mais aguardados da etapa, a partir de 19h40. Será o prelúdio para a realização da corrida principal da BRB Stock Car em Cuiabá, quando astros e estrelas do automobilismo brasileiro vão partir para uma prova de 50 minutos mais uma volta com início às 21h40 locais (22h40 de Brasília). E caberá a quem abriu a programação de corridas a primazia de concluir um fim de semana histórico na pista de Cuiabá. Categoria dos carros mais vendidos do Brasil, a Turismo Nacional vai realizar a sexta corrida da etapa, às 23h10, antes de coroar os campeões do campeonato sprint na temporada 2025.

A expectativa é que o evento possa reunir grande público, estimado em 25 mil espectadores, em um fim de semana que promete ser inesquecível.

Programação em Cuiabá (horário local, uma hora a menos em relação ao horário oficial de Brasília)*
Quarta-feira, 12 de novembro
19h30 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Extra 1

Quinta-feira, 13 de novembro
16h30 – Turismo Nacional – Treino Livre 1
17h10 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Shakedown
17h25 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre Copa Trophy
17h55 – BRB Stock Car Pro Series – Shakedown
18h40 – Turismo Nacional – Treino Livre 2
19h20 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
20h40 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre 1
21h20 – Turismo Nacional – Treino Livre 3
22h00 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
23h20 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre 2
00h10 – Turismo Nacional – Classificação Categoria A
00h40 – Turismo Nacional – Classificação Categoria B

Sexta-feira, 14 de novembro
16h05 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Classificação
17h10 – Turismo Nacional – Corrida 1 (18 minutos + 1 volta)
17h40 – Turismo Nacional – Corrida 2 (18 minutos + 1 volta)
18h25 – BRB Stock Car Pro Series – Classificação
19h20 – Visitação aos boxes
21h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida sprint (30 minutos + 1 volta)
22h25 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
23h30 – Turismo Nacional – Corrida 3 (18 minutos + 1 volta)
00h00 – Turismo Nacional – Corrida 4 (18 minutos + 1 volta)

Sábado, 15 de novembro
17h05 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
17h55 – BRB Stock Car Pro Series – Warm Up
18h40 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
19h40 – Visitação aos boxes
21h40 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
23h10 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)
*sujeita a alterações


Cientistas comemoram: a população de baleias ameaçadas de extinção, da espécie francas-do-atlântico-norte, está aumentando lentamente. Foto: NOAA/AP

 

Que notícia boa!  A população de baleias ameaçadas de extinção, da espécie francas-do-atlântico-norte, está aumentando lentamente, mas está. E novos bebês já nasceram!

Cientistas comemoraram um ano sem mortes e quatro novas mães baleias que entraram para a população reprodutiva. Onze filhotes nasceram este ano, informou o Consórcio da Baleia-Franca-do-Atlântico-Norte em um documento divulgado na semana passada.

“O leve aumento na estimativa da população, aliado à ausência de mortes detectadas e ao menor número de ferimentos detectados em comparação com os últimos anos, nos deixa cautelosamente otimistas em relação ao futuro das baleias-francas-do-atlântico-norte”, disse Heather Pettis, presidente do consórcio.

Como conseguiram

A população desses mamíferos gigantes subiu para 384 indivíduos graças ao aumento das medidas para proteger as baleias de colisões com navios e emaranhamento em equipamentos de pesca: duas de suas principais ameaças.

Essas baleias que vivem no Oceano Atlântico Norte, eram alvos frequentes de baleeiros no século XVIII, mas começaram a ser protegidas pelo governo federal após a proibição da caça comercial de baleias em 1982.

“O que já vimos antes é que essa população pode mudar drasticamente em um instante.”

A recuperação da espécie

Ao contrário de outras baleias-de-barbatana, como a baleia-fin, a baleia-jubarte e a baleia-azul, a baleia-franca-do-atlântico-norte tem apresentado uma recuperação lenta, e os cientistas estão convencidos de que medidas de conservação mais rigorosas são necessárias para garantir que a população possa continuar crescendo nos próximos anos.

Os animais têm menos probabilidade de se reproduzir se forem feridos em colisões com navios ou por equipamentos de pesca abandonados.

Mas, apesar dos 11 filhotes serem menos do que o consórcio esperava, eles foram criados tanto por mães de primeira viagem quanto por mães que parecem estar esperando menos tempo entre os filhotes: estatísticas que reacendem a esperança.

A migração das baleias

As baleias migram de seus locais de reprodução, perto da Flórida, para se alimentar nas águas mais frias do Canadá e do nordeste dos Estados Unidos.

Philip Hamilton, cientista sênior do Centro Anderson Cabot para a Vida Marinha do Aquário da Nova Inglaterra, disse que a recuperação lenta e contínua é uma prova da eficácia das medidas de conservação já implementadas, particularmente ao redor do Golfo de São Lourenço, no Canadá, para onde as baleias às vezes viajam.

“Sabemos que um aumento moderado a cada ano, se pudermos sustentá-lo, levará ao crescimento populacional”, disse Hamilton. “A questão é se conseguiremos ou não mantê-lo”, alertou.

Cientistas comemoram: a população de baleias-francas-do-atlântico-norte, espécie ameaçada de extinção, está aumentando lentamente. Foto: NOAA/AP

Cientistas comemoram: a população de baleias ameaçadas de extinção, da espécie francas-do-atlântico-norte, está aumentando lentamente. Foto: NOAA/AP

Em mais de uma oportunidade prometi aqui neste espaço comentar sobre as questões espirituais envolvidas na onda da covid 19. Sempre fiquei em dúvida, porque o lado espiritual desse fenômeno acaba sendo disruptivo e poderia gerar discussões que não interessam.

Mas o movimento da pandemia foi tão grande e tão abrangente que imaginei que poderia arriscar, sem ser crucificado. Mas, se for, fazer o que?

De tempos em tempos o planeta sofre disrupções e muda. No caso da covid, houve uma diferença. Pegou o mundo inteiro desprevenido. Não poupou países de economia rica e nem os pobres.

No primeiro momento a sequência de sentimentos começou com a surpresa. Depois veio o medo. Depois veio o temor. Depois veio o pânico coletivo. E, por fim, vieram as mortes e a doença ao redor de cada um de nós no Brasil e no mundo. E o medo tornou-se um sentimento coletivo.

Os governos, a mídia, as ongs tão poderosas com opiniões sobre tudo. A economia. A política. Todos silenciaram. O vírus transformou-se na mais agressiva linguagem mundial. 2020 passou no pânico e em 2021 o vírus veio acalmar a sua fúria a partir de setembro

Porém, ninguém esperava que ao fim da fase aguda da pandemia, a próxima vítima fosse a economia. E ainda não imagina que a próxima vítima dos desdobramentos seja a seja a política. Traduzindo: o planeta corre o risco de ver não ficar pedra sobre pedra da civilização até aqui construída ao longo de milhares de anos. Sei que são afirmações arriscadas e fortes. Mas parece que não haverá caminhos diferentes.

Uma das etapas da pandemia em 2020 foram os lockdowns e o isolamento social no mundo inteiro. Gerou grande confusão na economia pelo descompasso entre a pouca demanda e depois a pouca oferta de produtos quando a demanda recomeçou, agora em 2021. De outro lado o perfil de consumo das pessoas mudou muito.

O que antes não tinha valor passou a ser valorizado. E o que era muito valorizado perdeu a importância. Isso significa completa transformação de quase todos os segmentos de produção e de consumo da economia mundial.

Volto ao início do artigo. Por detrás de tudo isso e de tudo o que aconteceu fica bem claro que houve um certo planejamento fora do controle humano. Era pra transformar o ser humano usando o próprio ser humano. As religiões certamente atribuirão a uma divindade. Os espiritualistas atribuirão a um governo espiritual do mundo.

Quem não se enquadrar, também não poderá negar que transformações desse tamanho e importância não seriam casuais. Faço parte da crença de que existe uma ordem espiritual por detrás de tudo isso que aconteceu. Não sinto a necessidade de dar-lhe um nome. Só a de respeitar essa ordem.

Ao final, o que importa é que o planeta mudou absurdamente e não voltará atrás. As pessoas mudaram e mudarão em progressão absurda. Outra coisa, pra encerrar: não importa se o ser humano acredita ou não em algum valor espiritual.

O que importa, afinal, é que o que tiver de acontecer, está acontecendo e vai acontecer muito mais. O centro dessa nova ordem será o planeta renascido e o ser humano reconstruído. Mas a compreensão será um pouco mais lenta. Pode demorar. Mas não tem volta. Quem planejou, planejou!

Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso.

 

Reprodução: Repórter MT


O lutador olímpico, Igor Queiroz, 19 anos, se tornou bicampeão pan-americano de luta greco-romana, na quinta-feira (10), na cidade de Oaxtepec, no México. O atleta é natural de Cuiabá e morador do bairro Tijucal.

Igor foi introduzido ao mundo das lutas aos 9 anos de idade, por influência do pai Pablo Queiroz, que além de cabeleireiro é lutador de jiu-jítsu. “Eu inseri o Igor de maneira lúdica no mundo das lutas. No entanto, dentre várias modalidades que ele treinou, acabou se identificando com a luta greco-romana”.

Há mais de 5 anos o cuiabano integra a equipe de lutadores olímpicos da Seleção Brasileira e atualmente é titular absoluto no time da luta greco-romana.

O atleta já foi campeão brasileiro, sulamericano e já ficou em terceiro lugar no campeonato mundial escolar, entre outras participações e premiações que recebeu ao longo dos mais de 20 países que já visitou por meio das competições.

O lutador, que usa o bordão “do Tijucal para o mundo”, ainda continua na tentativa de arrumar um patrocínio. Segundo o pai de Igor, o único apoio financeiro que o atleta recebe é dos próprios familiares.

Igor retorna a Cuiabá neste sábado, onde seguirá os treinos para as futuras competições.

 

Reprodução: Hiper Notícias 


2+0+2+3 = 7

Esse ano é regido pelo número 7 que é o número de energia da espiritualidade.

O 7 é o número que representa a perfeição. A integração entre os mundos físicos e espiritual, sendo, portanto, o símbolo do Universo em transformação.

Mas, suas interpretações vão muito além.

Ele representa o lado místico e oculto de TUDO.

Que a nossa história em 2023 seja de muita conexão com Algo Maior, a Fonte, Deus para que possamos estar em ressonância com as Forças do Amor:

1) O SIM, esta significativa força do SIM à realidade como ela é, permeia todas as outras.

2) O PERTENCIMENTO: Todos têm o mesmo direito de pertencer.

3) A HIERARQUIA, a ordem, o respeito a quem vem antes.

4) E o DAR e RECEBER são a mesma coisa.

A LUZ É PAZ e BEM.

Bora para a Vida!

Eluise Dorileo é psicóloga, terapeuta familiar e maestria nas novas constelações quânticas.

Email eluisedorileo@hotmail.com


Por Valeriano Martins

No decorrer da minha vida profissional me deparei e ainda me deparo com vários mitos em relação ao intercâmbio. Por isso vou falar aqui sobre os cinco que escuto com frequência. O mais forte deles é imaginar que se trata de uma experiência apenas para pessoas jovens e adolescentes. Isso é um engano que impede muitos de realizarem seus sonhos, pois intercâmbio não tem idade!

A viagem internacional com o propósito de estudo e até mesmo trabalho, no caso dos adultos, pode ser realizada em qualquer fase da vida. É com muito orgulho que posso contar que no portfólio da Best Intercâmbio por exemplo, temos estudantes com mais de 70 anos e cada vez mais esse público está aumentando. Isso é incrível, pois incentiva outras pessoas dessa faixa etária a perceberem que a vida deve ser vivida da melhor maneira possível. Viajar, estudar e ver coisas novas com certeza é uma das opções que devem estar no topo da nossa lista.

Outro mito comum é sobre a língua inglesa. Acredito que por ser um dos idiomas considerados como universais e por estar fortemente presente no nosso dia a dia, como em filmes, músicas e cinema, várias pessoas chegam até nós imaginando que os países onde o inglês é falado são os únicos para os quais se pode viajar como intercambista. Então vamos desmitificar esta ideia também. Você pode viajar para estudar francês, italiano, espanhol, japonês, alemão! Enfim, a língua que quiser. Não existe fronteira. Basta procurar uma empresa de confiança e competente. A liberdade para viajar ao local que deseja estará garantida.

Estudar até ser fluente para só então fazer o intercâmbio: esse é o nosso terceiro mito. Aprender um novo idioma no país em que ele é nativo faz com que o aprendizado seja ainda mais rápido. Por isso, não é preciso ser craque em determinada língua para ser intercambista. Você vai aprender tudo durante a viagem.

O quarto mito: “vou economizar bastante, aí sim posso fazer meu intercâmbio”. Esse tipo de pensamento é bem comum. Realmente, não posso negar que se trata de um investimento, mas isso não significa que você precise desembolsar um alto valor. Existem diversas maneiras de baratear a viagem, como escolher bem o destino e o tempo de duração.

E para finalizar, vamos falar sobre intercâmbio e férias. Aqui é importante lembrar que esse tipo de experiência é um investimento pessoal em conhecimento e aprendizado. Por isso, precisa valer a pena. Isso não significa que você não vai poder visitar os pontos turísticos da cidade onde está ou sair para se divertir. O que não pode acontecer é esquecer de estudar. Afinal, você pagará por um curso, passagens e acomodação. O ideal é equilibrar os estudos com o lazer e aí com certeza seus resultados serão excelentes.

Anualmente realizamos a Feira de Educação Internacional com o objetivo de aproximar as instituições internacionais com o público interessado em fazer intercâmbios, oferecendo às pessoas a oportunidade de conversar e tirar suas dúvidas. Este ano, a feira acontece no próximo dia 22 de outubro, no Goiabeiras Shopping. O evento é aberto e totalmente gratuito.

Valeriano Martins é CEO da Best Intercâmbio


Reprodução

A Mattel, maior fabricante de brinquedos do mundo, lançou nesta semana a primeira linha de bonecas Barbie produzidas com 90% de plástico reciclado dos oceanos.

A coleção foi batizada de ‘Barbie Loves the Ocean’ (Barbie Ama os Oceanos, em tradução livre) e conta com uma arte promocional bem legal que faz referência à recente pegada mais sustentável da Mattel: “O futuro do rosa é o verde“.

A fabricante de brinquedos se comprometeu a produzir seus produtos com 100% de material reciclado até 2030.

“Este lançamento da Barbie é mais um acréscimo ao portfólio crescente da Mattel de marcas voltadas para um propósito que inspiram a consciência ambiental com o nosso consumidor como foco principal”, disse o presidente e diretor de operações da Mattel, Richard Dickson, em um anúncio feito à imprensa.

Richard também enfatizou a importância de se pensar em políticas ambientais de longo prazo, de olho no futuro da próxima geração.

“Na Mattel, capacitamos a próxima geração a explorar as maravilhas da infância e atingir seu potencial máximo. Fazemos nossa parte para garantir que as crianças também herdem um mundo cheio de potencial“.

FONTE: Razões para Acreditar


O resgate dos animais das ruas e a oportunidade de dar um novo lar aos pets foi o que me motivou a iniciar um projeto em parceria com as Ongs (Organização Não Governamental) de apoio e cuidado ao animal.

O projeto piloto se deu com a disponibilização de 16 gatos, filhotes e adultos, pela Ong “É o Bicho”. Ao chegar na unidade Veterinária, cada animal passa por consulta para avaliação das condições gerais de saúde. E em apenas uma semana desde o início do projeto, 15 dos 16 gatos já tinham ganhado um novo lar.

Minha intenção é ampliar ainda mais a disponibilização de animais para adoção. As Ongs têm um papel importante no cuidado com os animais abandonados. Ainda para este mês, está previsto a disponibilização de cães e gatos para uma adoção responsável.

Qualquer pessoa que tenha interesse em cuidar e zelar de um pet pode fazer a adoção. Mas antes, deve fazer um cadastro e a equipe da Ong fará uma visita para levar as informações quanto as necessidades básicas de cada animal. Nossa campanha, que oportuniza às pessoas fazer uma adoção consciente, tem o apoio do plano de saúde animal referência no país, a Planvet.

Nossa clínica mantém atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Estamos também disponíveis para novas parcerias com outras Ongs da causa animal.

Para conhecer os animais disponíveis para adoção ou buscar parceria, basta nos fazer uma visita no endereço – Rua Professor João Félix, Número 396, Bairro Lixeira, em Cuiabá ou acessar nossa página no Instagram (@veterinariamt) ou Facebook (veterinariamatogrosso). Outras informações podem ser obtidas pelo número 65 3046-2850.

Anderson Nogueira é médico veterinário há mais de 15 anos e atende na Clínica Veterinária Mato Grosso.


Relacionamentos saudáveis, fortes e duradouros. Construir tudo isso com excelência não seria possível sem inspiração, coragem e exemplo. E é assim que hoje, em nossos 31 anos de empresa familiar, temos o orgulho de dizer que a força das mulheres se destaca em nosso meio.

Começamos nosso negócio como “Shopping da Construção”. Sempre fomos reconhecidos por termos produtos de acabamento diferenciados e fomos uma das primeiras lojas do segmento a ter autosserviço. Antes, tudo funcionava apenas como modalidade “venda de balcão”. Em 2006, trouxemos o primeiro modelo em formato “boutique”. Ao nos reposicionarmos no mercado com esse formato de loja personalizada, entendemos o quanto isso era importante.

Tudo em nossa empresa foi construído com amor e dedicação. Minha mãe fazia questão que eu e meu irmão sempre estivéssemos inseridos nos negócios da família. E assim estudamos e nos especializamos em diversas áreas para auxiliar e crescer ali dentro. Após a faculdade de arquitetura, fiz cursos de Gestão de Negócios e MBA em Varejo 4.0. Acompanhamos de perto a importância da gestão por sempre termos visto como nossos pais trabalhavam.

Em 2009, meus pais decidiram começar a Profissionalização da Gestão da Empresa, com a ideia de iniciar um processo de sucessão familiar com responsabilidade. Para isso, iniciamos uma longa preparação com um coaching para famílias empresárias em conjunto com várias consultorias nesse sentido.

Identificamos dentro de cada um de nós, o principal perfil para conseguirmos aproveitar ao máximo as características profissionais como indivíduos. Nas consultorias, trabalhamos liderança e governança. Implementamos ainda o programa de qualidade, para estudarmos questões de processos e mapeamento de procedimentos em todas as suas etapas.

Apesar de estarmos aprimorando nossos negócios e preparando tudo para que o processo sucessório dentro da família acontecesse com qualidade, não ficávamos pensando quando essa data realmente chegaria. Mas após a definição de protocolos da Bigolin, minha mãe comunicou que queria se ausentar e passar todos os setores para mim.

Nessa época, houve várias questões em nossas vidas, principalmente a pandemia que estava começando. E mais uma vez, foi um momento em que a experiência dela não poderia ser deixada de lado, nem mesmo para passar seu cargo à frente. Então, a gestão comercial foi passada para mim e os demais setores seguiram com seus gestores, que inclusive na maioria deles são mulheres que lideram. A direção geral e o respaldo final ainda é da nossa matriarca. Tenho muito orgulho da história iniciada por ela, especialmente porque o setor da construção civil é essencialmente masculino.

Trabalhamos muito para chegar até aqui, sempre buscando valorizar a gestão  feminina, enxergando em cada ser humano o potencial empreendedor e a real possibilidade de mudança de vida por meio de suas escolhas. Hoje somos o grupo Trindade Bigolin, trazendo o sobrenome da minha mãe, Lucimar Trindade Bigolin, junto com o do meu pai Olivo Bigolin. Meu irmão, Filipe Bigolin, é engenheiro civil e é ele quem cuida da construtora, a Egide. Prezamos por nossos valores e lideramos pelo exemplo. Temos como missão criar e manter relacionamentos saudáveis com nossos clientes e somos conhecidos pela solidez, pela ética e pela qualidade dos produtos e atendimento prestado.

Ariane Bigolin é arquiteta e sócia do grupo Trindade Bigolin


A novidade traz oito brinquedos inéditos para comemorar o lançamento do filme ambientado em uma bela cidade litorânea da Riviera Italiana

O McLanche Feliz proporciona entretenimento e diversão para os momentos em família há mais de 40 anos. E agora, a plataforma apresenta itens inéditos inspirados no novo filme da Disney e Pixar “Luca”.

A história é ambientada em uma bela cidade litorânea da Riviera Italiana e narra a jornada de amadurecimento de Luca junto de seu novo melhor amigo Alberto. Os meninos vivem um verão inesquecível repleto de gelatos, massas e intermináveis passeios de scooter. Mas toda a diversão é ameaçada por um segredo muito bem escondido: os dois são monstros marinhos de um mundo logo abaixo da superfície da água.

A novidade chega incrementando a parceria entre The Walt Disney Company Latin America e McLanche Feliz e reforça a aposta da rede em novas experiências que estimulam as atividades criativas e com muita diversão.

Para a família toda entrar no clima dessa empolgante estreia, o McLanche Feliz traz oito brinquedos inspirados nos personagens principais do filme:

Luca Paguro e Alberto Scorfano (Muda de cor): submerja Luca e Alberto em água fria para revelar o tom de pele verde dos monstros marinhos. Coloque a peça da cauda à cabeça para completar a transformação;

Luca Paguro e Alberto Scorfano (Nadando): gire a cauda do Luca e solte-a quando submergir o brinquedo na água, para fazê-lo nadar;

Giulia Marcovaldo: gire os braços de Giulia para trás e solte-os quando a submergir na água, para ver como nada;

Massimo Marcovaldo: dê corda ao Massimo e submerja-o na água, para ver como o Massimo move seus pés,enquanto nada e solta água pela boca.;

Machiavelli: aperte o botão embaixo de Machiavelli e submerja-o na água. Depois, solte o botão para enchê-lo. Tire-o da água e aperte o botão de novo, para que ele dispare água pela boca.

Monalisa: é uma pistola de água. Submerja a Monalisa em água fria e puxe sua cauda para enchê-la de água. Quando retirar da água, empurre a cauda novamente para a frente, para que a água saia pela boca.

Da esquerda para a direita: Luca Paguro (muda de cor), Alberto Scorfano (muda de cor), Luca Paguro (nadando), Alberto Scorfano (nadando), Giulia, Massimo, Machiavelli e Monalisa.

Os brinquedos já podem ser encontrados nos restaurantes da rede, que seguem operando pelo McDelivery e Drive-Thru em todo o país.

McLanche Feliz: ingredientes de qualidade e refeições equilibradas

Junto com seu compromisso em garantir momentos de diversão e aprendizagem, a companhia também mantém o compromisso de oferecer produtos de alta qualidade e os melhores ingredientes. Ao longo da última década a marca apresentou uma série de mudanças e evoluções em seu cardápio. Em 2019, o McDonald’s renovou sua proposta de menu infantil para oferecer uma opção ainda mais equilibrada, diminuindo as quantidades de sódio, gorduras, açúcares adicionados e incorporando mais frutas e vegetais.

Para ficar sempre por dentro das novidades e campanhas, acesse: https://www.mcdonalds.com.br.

 Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.200 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 31/03/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com