No segundo dia de atendimentos da 7ª Expedição Araguaia-Xingu, no Distrito de Espigão do Leste, em São Félix do Araguaia (1.060km de Cuiabá), o que mais se viu foram histórias de amor e pertencimento. O que era para ser apenas um dia de serviços de cidadania se tornou palco de declarações emocionadas e encaminhamentos para casamentos civis, algo que muitos casais esperaram por anos.

De mãos dadas, lágrimas nos olhos e voz embargada, o lavrador Domingos Pinheiro da Luz, 57 anos, enalteceu o que significou esse momento. “Deus presenteou essa linda pessoa na minha vida. Ela esteve comigo nas horas mais difíceis. Só tenho a agradecer. Hoje eu vou sair daqui sabendo que vamos casar”, disse.

Ao lado dele, a companheira Luciene Pereira Lima dos Santos, 54 anos, também esbanjava felicidade. Ela diz que o casamento é uma escolha e que a vida com Domingos foi um presente. “Deus colocou um homem muito bom na minha vida. A gente conversa, se entende no olhar. É a alegria que eu pedi a Deus”, declarou-se.

O casal vive junto há quatro anos e tentava oficializar a união na cidade, mas a distância da Comarca mais próxima e o custo do deslocamento sempre adiavam o sonho. Com a expedição, saíram com todo processo encaminhado.

Quem também aproveitou essa oportunidade foi o casal Jayne Rafaela Feitosa de Paula, 29 anos, Flávio Medeiros da Silva, 27 anos. A professora e o operador de máquinas chegaram à Expedição com o objetivo de atualizar as vacinas da filha mais velha. Mas saíram com um segundo: o encaminhamento para o casamento.

Nos braços dela, a pequena Helena, de apenas 19 dias. “Ontem fez oito anos que a gente namora. Aí a gente pensou: ‘por que não casar logo?’”, contou Jaime. “Se não fosse a expedição, teríamos que ir até Confresa. Com bebê, escola, trabalho… ia ficar para depois. Aqui resolvemos tudo num dia só”, completou.

Milagre – “Já estava tudo pronto. A expedição só antecipou o milagre”. Assim descreveu Irene Martins de Sousa, 62 anos, a presença da comitiva na região. Ela e o marido Mauro César Pereira de Sá, 53 anos, já estavam com alianças guardadas e planejavam casar em breve na cidade. Mas quando souberam que poderia ser encaminhado na Expedição mesmo, não pensaram duas vezes. “Quando disseram que tinha casamento ontem, eu falei: ‘Hoje é minha vez’. Deus abriu as portas”. “Casamento é respeitar e amar o outro. Não via a hora disso acontecer”, acrescentou Mauro.

O casal ainda aproveitou o ensejo para atualizar documentos pessoais e consultar com o oftalmologista. “A Expedição resolveu nossa vida. Documento, óculos, tudo. Se não fosse ela, ia demorar muito tempo”.

Casar na Expedição: como funciona? O juiz coordenador da Expedição,  José Antônio Bezerra Filho, explicou que o casamento civil exige habilitação, análise documental, envio ao cartório e manifestação do Ministério Público. Na expedição, com a presença das instituições que integram o Sistema de Justiça, o processo ganha velocidade. “Aqui nós iniciamos todo trâmite. Comprovada a renda de até três salários, o casal tem isenção de taxas. O processo segue ao cartório e o casamento é marcado. Isso evita deslocamentos de 200 quilômetros e realiza sonhos”, evidenciou.

Ele destacou que, além de amor, o casamento previne litígios futuros, pois garante direitos. “Quando há documentação, diminui ações de guarda, pensão e reconhecimento de união estável. O casamento traz segurança jurídica”, apontou.

RG e euforia – Enquanto casais oficializavam histórias de amor, outro momento chamou atenção na 7ª Expedição Araguaia-Xingu em Espigão do Leste: a emissão do primeiro RG de crianças. Eram pouco mais das 6h quando Artemis Ferreira Lira, 26 anos, chegou com os filhos Maurício, 11 anos, e Juliana, 9. Ela havia decidido que aquele seria o dia em que os filhos teriam, finalmente, o primeiro documento de identificação. “Se não fosse a expedição, eu nem sei quando ia conseguir. Tudo é gasto, tudo é longe”, contou a mãe, aliviada.

Maurício não conseguia esconder a euforia desde o momento que sentou na cadeira de atendimento até quando escreveu o próprio nome na tela e colocou as digitais na leitora. “Eu gostei de escrever meu nome e colocar o dedo na máquina. Agora posso fazer muita coisa!”, disse.

Juliana, mais tímida, confessou que achou que algo poderia dar errado, mas respirou fundo quando ouviu a confirmação do atendimento. “Foi legal. Agora vou mostrar meu documento para todo mundo”, revelou.

Parceiros – A 7ª Expedição Araguaia-Xingu é liderada pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Justiça Comunitária, com a participação direta do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur), da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) e do Juizado Volante Ambiental (Juvam).

A iniciativa se torna possível graças a uma grande rede de cooperação institucional. Compõem essa força-tarefa órgãos como a Defensoria Pública, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), Ministério Público do Estado, Politec, Justiça Federal, Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Polícia Judiciária Civil (PJC), Companhia de Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar e as Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema), Saúde (SES), Educação (Seduc) e Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Também apoiam a expedição a Receita Federal, a Caixa Econômica Federal, o INSS, a Assembleia Legislativa, o Exército Brasileiro e as prefeituras dos municípios atendidos. O projeto ainda conta com o apoio de empresas parceiras, entre elas Aprosoja, Energisa, Paiaguás Incorporadora e Bom Futuro.


Os campeões são da Escola Estadual Filogônio Corrêa, que desenvolveram uma ferramenta de irrigação sustentável e economicamente acessível

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT

Um projeto de irrigação automatizada de baixo custo e voltado para pequenos produtores da agricultura, foi o campeão da etapa estadual da 3ª Edição do Desafio Liga Jovem, programa do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), com o objetivo de promover a competição de empreendedorismo e tecnologia nas escolas.

A criação campeã foi apresentada por alunos da Escola Estadual Filogônio Corrêa, localizada no Distrito da Guia. Nesta quinta-feira (06.11), os estudantes e o professor visitaram a sede do Sebrae/MT, em Cuiabá. O resultado da etapa nacional será conhecido no dia 3 de dezembro, em Belém (PA), durante a programação do evento Luz na Educação (LED), realizado em parceria com a Globo.

“Nossa criação consiste em instalar no solo um equipamento que servirá para fazer o monitoramento das condições do terreno e fornecer a irrigação necessária. O projeto foi feito com placa de ardunino, sensor de umidade e bomba d’água. A ideia é gerar a economia da água e trazer eficiência e melhoria na produção. Foi um projeto que sempre tivemos um olhar positivo, mas não imaginávamos chegar na competição nacional. Estamos bastante esperançosos que vamos conseguir um bom resultado a nível nacional”, destacou o professor de matemática e mentor do projeto, Gleison Cruz Saraiva.

Estudantes vencedores na categoria Ensino Médio durante visita à sede do Sebrae/MT

Assim como o professor, a estudante Ágata Cristina Campos de Matos, 17 anos, enalteceu a preservação dos recursos naturais do meio ambiente. “A irrigação automatizada será feita com um preço acessível e sustentável, o que poderá ser implementado nas pequenas produções. Isso é importante para ampliar e prezar os recursos tecnológicos e do meio ambiente”, enfatizou.

O DLJ3 contempla também as categorias do Ensino Fundamental e da Educação Superior. Os demais vencedores na etapa estadual foram – categoria Ensino Fundamental – Escola Estadual 13 de Maio, da cidade de Porto Esperidião e, no Ensino Superior, os acadêmicos da Unemat de Tangará da Serra foram para a etapa nacional.

“O programa tem como principal missão estimular os alunos a serem protagonistas e empreendedores de suas próprias vidas, criando projetos que os impulsionem a ter um futuro mais inovador, produtivo e alinhado com os desafios e oportunidades do século XXI. É também uma oportunidade para jovens poderem ampliar suas conexões e vivenciar experiências transformadoras”, salientou o gestor estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/MT, Felipe Tavares.

Os estudantes vencedores na categoria estadual do Ensino Médio foram recebidos pela diretoria do Sebrae/MT

Vencedores da Grande Final

1º Lugar (de cada categoria) – ganha uma viagem internacional, com tudo pago. Trata-se de uma experiência de até 10 dias, em 2026, que envolve imersão em espaços de inovação, passeios turísticos e culturais, conferências e exposições, além de oportunidades de negócios.

2º Lugar (de cada categoria) – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham notebooks.

3º Lugar (de cada categoria) – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham smartphones.

Honra ao mérito – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham smartphones e o certificado de honra ao mérito.

 


Aos 72 anos, o coreógrafo celebra o retorno à dança após enfrentar bursite e tendinite; vídeo emocionante no Instagram comove fãs

O dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, de 72 anos, se emocionou e também comoveu seguidores ao voltar a sambar após cinco meses afastado da dança por conta da limitação de movimentos. Ele está em tratamento para bursite trocantérica bilateral, uma doença autoimune, e também enfrenta tendinite nos glúteos.

Ele voltou a dançar ao som de Cabide, de Martnália. Ainda com acompanhamento, sambou sozinho e também performou em dupla. O momento foi divulgado em vídeo no Instagram.

Em entrevista ao RJTV, da Globo, ele celebrou o retorno. “Eu já estava me emocionando, tava mexido, mas não tinha a mínima ideia desse alcance”, disse sobre a repercussão.

Carlinhos define a dança como seu porto seguro. “É uma válvula de escape, é meu divã, meu travesseiro, meu ombro porque a dança sempre esteve nos momentos mais difíceis da vida”, destacou.

Ele contou ainda que seu quadro não tem cura, mas afirma que o tratamento – que inclui imunoterapia, musculação e fisioterapia – ajuda a frear a progressão. “Estou evoluindo. O meu amanhã já não é tão obscuro porque eu já consigo me levantar”, disse.

(Com Agência Estado)

VEJA VÍDEO

 

 


De 2019 a 2025, Mato Grosso consolidou presença em feiras e fóruns na China, fortalecendo parcerias e ampliando sua atuação no mercado asiático

Mato Grosso vem, ano após ano, ampliando sua presença internacional por meio de missões, feiras e fóruns realizados na China, com o objetivo de estreitar laços econômicos e consolidar o Estado como parceiro estratégico no comércio entre os dois países. A iniciativa faz parte de uma política contínua da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) para promover produtos mato-grossenses, atrair investimentos e reforçar a posição do Estado como um dos principais exportadores do agronegócio brasileiro.

A comitiva de Mato Grosso participa pela terceira vez consecutiva da China International Import Expo (CIIE), uma das maiores feiras de importação do mundo, realizada de 5 a 10 de novembro, em Xangai. A presença no evento reforça os resultados de uma parceria consolidada: de janeiro a setembro de 2025, Mato Grosso exportou US$ 9,95 bilhões para o país asiático, o que representa 44,15% de todas as exportações estaduais. Entre os principais produtos enviados estão a soja (US$ 7,9 bilhões – 79,43%), a carne bovina congelada (US$ 1,44 bilhão – 14,5%) e o algodão (US$ 174 milhões – 1,76%).

Durante a CIIE e outros eventos do mesmo gênero na Ásia, o Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) integra a comitiva oficial e apresenta ao público o MT Steak, corte exclusivo que simboliza a qualidade e a sustentabilidade da pecuária estadual. No estande de Mato Grosso, visitantes e investidores têm a oportunidade de degustar a carne produzida no Estado, reconhecida pela origem controlada e pelas boas práticas ambientais.

“Em eventos como esse, nós temos a chance de mostrar a qualidade e a sustentabilidade da carne de Mato Grosso. Uma carne de alta qualidade, com segurança sanitária e climática, produzida a pasto, em clima tropical, de baixo carbono e que conserva biodiversidade através do Código Florestal. Se o mundo quer uma carne de alta qualidade e sustentável, essa carne está em Mato Grosso”, destaca o presidente do Imac, Caio Penido.

Agenda contínua

A presença de Mato Grosso na CIIE é parte de uma agenda consistente de internacionalização conduzida pela Sedec desde 2019, voltada a consolidar a imagem do Estado como um fornecedor confiável e sustentável de alimentos e insumos. Nesse período, a Sedec e parceiros institucionais participaram de nove eventos estratégicos na China, fortalecendo laços institucionais e abrindo novas oportunidades comerciais para o agronegócio mato-grossense.

Entre os principais destaques estão a SIAL China, feira internacional de alimentos e bebidas realizada em Xangai, com participação de Mato Grosso em 2019, 2023 e 2025; o Fórum Global de Desenvolvimento Portuário de Livre Comércio, em Hainan, em 2024; o Fórum de Boao para a Ásia, também em 2024; e o Fórum Empresarial Brasil-China, realizado em Pequim em maio de 2025, que resultou na assinatura de R$ 27 bilhões em investimentos de empresas chinesas no Brasil e reforçou a cooperação econômica entre os dois países.

Além dos resultados nas exportações, a relação com a China também se destaca pelo volume de importações. Responsável por 27,35% das importações para Mato Grosso em 2025, o país é hoje o principal fornecedor de insumos para a produção mato-grossense, especialmente fertilizantes e defensivos agrícolas, fundamentais para o agronegócio do Estado.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda destaca a parceria, que envolve troca de tecnologia e fortalecimento produtivo.

“O Brasil tem uma das diplomacias mais fortes do mundo, e Mato Grosso vem se destacando nesse cenário porque tem muito a oferecer à China. Somos grandes parceiros e temos uma pauta exportadora cada vez mais diversa, que vai muito além da soja e da carne. O Estado tem potencial em várias cadeias produtivas e vem trabalhando de forma estratégica para abrir novas oportunidades e agregar valor ao que produz.”

Por Sedec MT


A pré-venda para Wicked: Parte 2 já está disponível

O fim de semana chegou e com ele a melhor programação musical da cidade. E, no Shopping Estação Cuiabá, o visitante também encontra diversão, animação e sustentabilidade, em um ambiente descontraído e familiar. Além dos Parquinhos Kids Externo e Interno, para a criançada brincar e o Pet Park, planejado para cães se divertirem ao ar livre. Tudo isso gratuitamente!

O sonho do intercâmbio vira realidade quando pais e filhos têm a oportunidade de conversar diretamente com representantes de instituições internacionais, tirar dúvidas e conhecer de perto as vantagens de cada modalidade oferecida. E para facilitar esse contato, acontece neste dia 08 de novembro, a 8ª Feira de Educação Internacional, promovida pela Best Intercâmbio, das 13h às 19h, no Shopping Estação Cuiabá, com inscrições gratuitas e a participação de cerca de 20 instituições internacionais de países como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra.

O Música no Taste apresenta os nossos cantores regionais tocando as mais conhecidas do universo musical. No sábado (09), a roda de samba fica por conta do cantor Rodrigo Mendes, a partir das 13h.

Na estreia da semana tem o filme nacional “O Agente Secreto”, com Wagner Moura, Gabriel Leone e Maria Fernanda Cândido, o longa, que conta a história de Marcelo, um especialista em tecnologia acusado de atividades subversivas, que se muda para Recife em 1977 na tentativa de escapar dos agentes do governo. Todas as terças-feiras no Club Cinépolis tem meia da meia, ou seja, 50% de desconto da inteira e também da meia-entrada em qualquer sala e sessão, para membros do Club Cinépolis. De segunda a sexta, até às 16h55, tem Matinê Nacional, com os melhores títulos brasileiros em destaque, nas salas tradicionais e MacroXE por R$10, e Salas VIP com 60% OFF. Outras informações estão no site do shopping.

Para quem não abre mão do bom e velho livro, a Feira de Livros Leitura está no Piso G2, com centenas de títulos, quebra-cabeças, canetinhas, livros para colorir, livros didáticos e brinquedos, que irão fazer adultos e crianças viajarem no mundo da imaginação. O evento fica até o dia 11 de novembro.

E os participantes do Programa de Benefícios do Shopping Estação só têm motivos para sorrir com as oportunidades exclusivas. Em novembro, os clientes que fazem parte do Programa de Benefícios e cadastrarem suas notas (de 1 a 13.11), via aplicativo, ganham 1 Loção Hidratante Corporal Nativa SPA Ameixa 400ml, de O Boticário. E o sorteio do mês fica por conta do maravilhoso Kit Berlinger Haus. As promoções são válidas de acordo com o regulamento do programa.


Desembargadores e juízes estarão de plantão para ações cíveis, criminais e públicas; confira contatos e horários

Tribunal de Justiça de MT mantém plantão durante fim de semana

Neste final de semana, 8 e 9 de novembro, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) funcionará em regime de plantão para atendimento de processos urgentes.

O desembargador Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro será responsável pelos feitos cíveis de urgência, como mandados de segurança. O desembargador Rui Ramos Ribeiro cuidará dos processos criminais urgentes, incluindo habeas corpus. Já a desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos analisará os casos de Direito Público e Coletivo. Eles contarão com apoio do Departamento das Turmas Reunidas de Direito Público e Coletivo, pelo número: (65) 99989-5920.

Como funciona o plantão judiciário

Segundo a Resolução TJMT/OE Nº 11/2023, o plantão de 2º grau passou a ser dividido em direito público, direito privado e criminal, conforme a área de atuação dos magistrados. O regime é aplicado apenas em finais de semana, feriados e após o expediente forense (19h). Todas as medidas urgentes devem ser protocoladas via Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Plantão em Cuiabá

  • Direito Privado: juíza Gleide Bispo Santos – telefone (65) 99948-8823
  • Direito Público: juíza Amini Haddad Campos – telefone (65) 99327-8977
  • Criminal: juiz Jurandir Florêncio de Castilho Júnior – telefone (65) 99949-0558
    juíza Cristiane Padim da Silva – telefone (65) 99329-1571
  • Turmas Recursais: juiz Valdeci Moraes Siqueira – telefone (65) 99343-1609

Plantão em Várzea Grande

  • Cível: juiz Flávio Miraglia Fernandes – telefone (65) 99202-6105
  • Criminal: juíza Kátia Rodrigues Oliveira (Poconé) – telefone (65) 99225-1385
  • Saúde Pública: 1ª Vara Especializada da Fazenda Pública – telefone (65) 99202-6105

Medidas atendidas durante o plantão

O plantão contempla casos como: habeas corpus, mandados de segurança, liminares em dissídios coletivos, prisões em flagrante, liberação provisória, medidas cautelares e urgentes, entre outras situações de risco ou necessidade imediata.

Pedidos de levantamento de valores ou liberação de bens não são apreciados nesse regime.

 


Abrasel mobiliza 41 estabelecimentos em Cuiabá para campanha beneficente que visa arrecadar fundos para obras sociais que atendem mais de 700 famílias em situação de vulnerabilidade.

Uma inédita e significativa parceria entre o setor alimentício de Cuiabá, representado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e a Seara de Luz Obras Sociais está levando o “Panetone do Bem” a 41 restaurantes associados. A iniciativa visa fortalecer o trabalho da instituição beneficente, que há 25 anos assiste crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade na região do bairro Osmar Cabral e adjacências, somando mais de 700 famílias atendidas.

A ação marca a primeira parceria desse porte da Seara de Luz com o setor alimentício e encontra nos restaurantes um importante canal de vendas, especialmente na época de grande movimentação de fim de ano.

O presidente da Abrasel, Daniel Paulo Maia Teixeira, expressou otimismo em relação à campanha, destacando o forte engajamento dos associados. “A Abrasel já tem um braço beneficente forte e a oportunidade de fazer a parceria com a Seara de Luz encontrou aprovação com facilidade por parte de seus associados. Contamos, até o momento, com 41 restaurantes e acredito que será um sucesso. Estamos em um período do ano que a frequência nos restaurantes é grande, e uma boa refeição combina com um bom panetone. Restaurante e Panetone do Bem têm tudo a ver”, afirmou Daniel, com um sorriso.

A escolha da Seara de Luz, que atualmente acolhe 80 crianças e 10 idosos, além de atender jovens e moradores de regiões vulneráveis, reforça o compromisso social da Abrasel.

Mecanismo de Vendas Simplificado e Transparente

O funcionamento da venda dos panetones foi desenhado para ser simples e não interferir na gestão dos estabelecimentos. Os clientes são convidados a comprar o produto por meio de um pagamento via PIX, realizado diretamente para a conta da Seara de Luz, utilizando o QR Code disponibilizado em displays e banners da campanha. Após a confirmação do comprovante no caixa, o cliente recebe o Panetone do Bem.

“Ele vai funcionar de forma simples, sem mexer com estrutura de gestão dos restaurantes. O cliente vê o banner da campanha, faz o pagamento via PIX direto para instituição Seara de Luz, via QR Code no display, mostra o comprovante no caixa e recebe o panetone”, explicou Daniel Teixeira. O restaurante fica responsável apenas por registrar a transação para o controle de receitas da instituição.

Um Universo de Possibilidades

Para Rosí Borba, trabalhadora voluntária da Seara de Luz, a parceria é “muito significativa”. Ela ressalta que a Abrasel está abrindo portas que a instituição não alcançaria sozinha. “Através da Abrasel, vamos chegar em lugares em que a gente não chegaria com as nossas próprias pernas. São 41 restaurantes agora, com a nossa marca, levando o nosso Panetone do Bem, esclarecendo o que é um programa social e que quando você compra um panetone, você coloca um prato de comida na mesa das nossas crianças e dos nossos idosos. Então, isso abre um universo de possibilidades para a Seara de Luz Obras Sociais”, declarou.

Com uma meta audaciosa de 35.000 unidades de panetone, a expectativa é alta. Rosí Borba finaliza agradecendo: “A nossa palavra é de gratidão para o presidente da Abrasel, Daniel, que não tem poupado esforços para que essa parceria aconteça de uma forma importante, marcante e significativa. Acreditamos muito que vamos alavancar as nossas vendas e quem sabe até passar a nossa meta.”

Lista de Restaurantes Participantes (em ordem alfabética):

  • Bar Cerveja de Garrafa
  • Café Realeza – Café Colonial
  • Castelo dos Bolos
  • Cervejaria LaCerva
  • Chopão
  • Diletto Cidadella
  • Don Grão restaurante
  • Fornello
  • Frangots (loja 1)
  • Frangots (loja 2)
  • Goiabeiras Express
  • Goiabeiras Gourmet
  • Haru
  • Jacaré Lanches
  • Japidinho
  • La Brasa Burger
  • Mahalo
  • Magnu’s Restaurante
  • Mandioca Bar Original
  • Maria Izabel
  • Marollo Restaurante
  • Nativas Grill
  • O Chapeleiro Café Sebo
  • Original
  • Pizzaria Hit
  • Pizzaria Margherita
  • Poltrona Nerd – Bar, Games & Burger
  • Privilege Bartenders
  • Rei do Mate
  • Restaurante Churrasco na Brasa
  • Rosa Café
  • Sabor Único
  • Sabores do Brasil
  • Santo
  • Taberna Portuguesa
  • Tá Até Doce – Confeitaria
  • Talavera
  • Toni Grill
  • Toroari Cozinha Nativa
  • Tratoria do Nono
  • Varadero
Por Seara de Luz

Pesquisa publicada na Nature Medicine indica que até mesmo níveis moderados de atividade física ajudam a atrasar o declínio cognitivo em idosos com risco elevado da doença.

Caminhar pode ser um dos remédios mais simples — e eficazes — contra o avanço do Alzheimer.

Um novo estudo conduzido pelo Mass General Brigham, instituto ligado à Harvard Medical School, aponta que idosos que caminham apenas de 3 mil a 7,5 mil passos por dia já apresentam progressão mais lenta da doença e declínio cognitivo retardado por até sete anos.

Os resultados, publicados nesta semana na revista científica Nature Medicine, sugerem que mesmo quantidades moderadas de atividade física são capazes de proteger o cérebro contra a degeneração provocada pelo Alzheimerespecialmente entre pessoas que já acumulam proteínas associadas à doença.

O que o estudo descobriu

Os pesquisadores acompanharam 296 adultos entre 50 e 90 anos que estavam cognitivamente saudáveis no início do estudo, mas apresentavam diferentes níveis das proteínas beta-amiloide e tau, marcadores biológicos do Alzheimer.

Durante até 14 anos de acompanhamento, os cientistas mediram a atividade física dos participantes por meio de pedômetros e realizaram exames cerebrais anuais.

Os resultados mostraram que:

  • pessoas que caminhavam menos de 3 mil passos por dia tiveram declínio cognitivo mais rápido e maior acúmulo de proteína tau — responsável por danos às células cerebrais;
  • entre os que caminhavam de 3 mil a 5 mil passos, o avanço do Alzheimer foi atrasado em cerca de três anos;
  • já os que davam entre 5 mil e 7,5 mil passos diários mostraram proteção de até sete anos contra o declínio cognitivo.

O papel das proteínas no Alzheimer

 

O Alzheimer é caracterizado pelo acúmulo anormal de duas proteínas no cérebrobeta-amiloide, que forma placas entre os neurônios, e tau, que cria emaranhados dentro das células nervosas.

Esse processo leva à morte neuronal progressivaperda de memória e alterações comportamentais.

O novo estudo reforça que a atividade física ajuda a desacelerar o acúmulo da proteína tau, o que pode explicar por que alguns pacientes evoluem mais lentamente do que outros, mesmo apresentando níveis semelhantes de amilóide.

“Cada passo conta. Pequenos aumentos na atividade diária podem somar benefícios reais para a saúde do cérebro”, afirma a neurologista Wai-Ying Wendy Yau, autora principal da pesquisa.

 — Foto: Adobe Stock

— Foto: Adobe Stock

Estilo de vida e prevenção

Os pesquisadores destacam que a atividade física regular — mesmo em baixa intensidade — pode funcionar como um fator de proteção modificável, ou seja, capaz de mudar o curso da doença em seus estágios iniciais.

Entre as hipóteses, está a melhora da circulação cerebral, o controle de inflamações e o estímulo à resiliência cognitiva, a capacidade do cérebro de resistir a danos neuropatológicos.

“Fatores de estilo de vida parecem influenciar os estágios iniciais do Alzheimer, sugerindo que mudanças precoces podem retardar o aparecimento dos sintomas”, diz o neurologista Jasmeer Chhatwal, coautor do estudo.

PRÓXIMOS PASSOS: Os autores pretendem agora investigar quais tipos e intensidades de exercício trazem maior benefício e quais mecanismos biológicos explicam a relação entre movimento e proteção cerebral.

Caminhar reduz o risco de morte precoce por diversas causas. — Foto: Freepik

Caminhar reduz o risco de morte precoce por diversas causas. — Foto: Freepik

O estudo em números

  • 296 participantes, entre 50 e 90 anos;
  • Acompanhamento médio de 9,3 anos;
  • 3 mil a 7,5 mil passos diários já reduziram o avanço do Alzheimer;
  • Caminhar 5 mil passos por dia pode atrasar em até 7 anos o declínio cognitivo;
  • A melhora está ligada ao menor acúmulo de proteína tau no cérebro.

Caminhar é suficiente?

Os pesquisadores alertam que atividade física não substitui o tratamento médico, mas pode ser uma ferramenta poderosa de prevenção e cuidado.

O estudo reforça a ideia de que o Alzheimer começa anos antes dos sintomas — e que agir cedo, com hábitos saudáveis e movimento regular, pode adiar o início da demência.

Por G1


Em mais de uma oportunidade prometi aqui neste espaço comentar sobre as questões espirituais envolvidas na onda da covid 19. Sempre fiquei em dúvida, porque o lado espiritual desse fenômeno acaba sendo disruptivo e poderia gerar discussões que não interessam.

Mas o movimento da pandemia foi tão grande e tão abrangente que imaginei que poderia arriscar, sem ser crucificado. Mas, se for, fazer o que?

De tempos em tempos o planeta sofre disrupções e muda. No caso da covid, houve uma diferença. Pegou o mundo inteiro desprevenido. Não poupou países de economia rica e nem os pobres.

No primeiro momento a sequência de sentimentos começou com a surpresa. Depois veio o medo. Depois veio o temor. Depois veio o pânico coletivo. E, por fim, vieram as mortes e a doença ao redor de cada um de nós no Brasil e no mundo. E o medo tornou-se um sentimento coletivo.

Os governos, a mídia, as ongs tão poderosas com opiniões sobre tudo. A economia. A política. Todos silenciaram. O vírus transformou-se na mais agressiva linguagem mundial. 2020 passou no pânico e em 2021 o vírus veio acalmar a sua fúria a partir de setembro

Porém, ninguém esperava que ao fim da fase aguda da pandemia, a próxima vítima fosse a economia. E ainda não imagina que a próxima vítima dos desdobramentos seja a seja a política. Traduzindo: o planeta corre o risco de ver não ficar pedra sobre pedra da civilização até aqui construída ao longo de milhares de anos. Sei que são afirmações arriscadas e fortes. Mas parece que não haverá caminhos diferentes.

Uma das etapas da pandemia em 2020 foram os lockdowns e o isolamento social no mundo inteiro. Gerou grande confusão na economia pelo descompasso entre a pouca demanda e depois a pouca oferta de produtos quando a demanda recomeçou, agora em 2021. De outro lado o perfil de consumo das pessoas mudou muito.

O que antes não tinha valor passou a ser valorizado. E o que era muito valorizado perdeu a importância. Isso significa completa transformação de quase todos os segmentos de produção e de consumo da economia mundial.

Volto ao início do artigo. Por detrás de tudo isso e de tudo o que aconteceu fica bem claro que houve um certo planejamento fora do controle humano. Era pra transformar o ser humano usando o próprio ser humano. As religiões certamente atribuirão a uma divindade. Os espiritualistas atribuirão a um governo espiritual do mundo.

Quem não se enquadrar, também não poderá negar que transformações desse tamanho e importância não seriam casuais. Faço parte da crença de que existe uma ordem espiritual por detrás de tudo isso que aconteceu. Não sinto a necessidade de dar-lhe um nome. Só a de respeitar essa ordem.

Ao final, o que importa é que o planeta mudou absurdamente e não voltará atrás. As pessoas mudaram e mudarão em progressão absurda. Outra coisa, pra encerrar: não importa se o ser humano acredita ou não em algum valor espiritual.

O que importa, afinal, é que o que tiver de acontecer, está acontecendo e vai acontecer muito mais. O centro dessa nova ordem será o planeta renascido e o ser humano reconstruído. Mas a compreensão será um pouco mais lenta. Pode demorar. Mas não tem volta. Quem planejou, planejou!

Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso.

 

Reprodução: Repórter MT


O lutador olímpico, Igor Queiroz, 19 anos, se tornou bicampeão pan-americano de luta greco-romana, na quinta-feira (10), na cidade de Oaxtepec, no México. O atleta é natural de Cuiabá e morador do bairro Tijucal.

Igor foi introduzido ao mundo das lutas aos 9 anos de idade, por influência do pai Pablo Queiroz, que além de cabeleireiro é lutador de jiu-jítsu. “Eu inseri o Igor de maneira lúdica no mundo das lutas. No entanto, dentre várias modalidades que ele treinou, acabou se identificando com a luta greco-romana”.

Há mais de 5 anos o cuiabano integra a equipe de lutadores olímpicos da Seleção Brasileira e atualmente é titular absoluto no time da luta greco-romana.

O atleta já foi campeão brasileiro, sulamericano e já ficou em terceiro lugar no campeonato mundial escolar, entre outras participações e premiações que recebeu ao longo dos mais de 20 países que já visitou por meio das competições.

O lutador, que usa o bordão “do Tijucal para o mundo”, ainda continua na tentativa de arrumar um patrocínio. Segundo o pai de Igor, o único apoio financeiro que o atleta recebe é dos próprios familiares.

Igor retorna a Cuiabá neste sábado, onde seguirá os treinos para as futuras competições.

 

Reprodução: Hiper Notícias 


2+0+2+3 = 7

Esse ano é regido pelo número 7 que é o número de energia da espiritualidade.

O 7 é o número que representa a perfeição. A integração entre os mundos físicos e espiritual, sendo, portanto, o símbolo do Universo em transformação.

Mas, suas interpretações vão muito além.

Ele representa o lado místico e oculto de TUDO.

Que a nossa história em 2023 seja de muita conexão com Algo Maior, a Fonte, Deus para que possamos estar em ressonância com as Forças do Amor:

1) O SIM, esta significativa força do SIM à realidade como ela é, permeia todas as outras.

2) O PERTENCIMENTO: Todos têm o mesmo direito de pertencer.

3) A HIERARQUIA, a ordem, o respeito a quem vem antes.

4) E o DAR e RECEBER são a mesma coisa.

A LUZ É PAZ e BEM.

Bora para a Vida!

Eluise Dorileo é psicóloga, terapeuta familiar e maestria nas novas constelações quânticas.

Email eluisedorileo@hotmail.com


Por Valeriano Martins

No decorrer da minha vida profissional me deparei e ainda me deparo com vários mitos em relação ao intercâmbio. Por isso vou falar aqui sobre os cinco que escuto com frequência. O mais forte deles é imaginar que se trata de uma experiência apenas para pessoas jovens e adolescentes. Isso é um engano que impede muitos de realizarem seus sonhos, pois intercâmbio não tem idade!

A viagem internacional com o propósito de estudo e até mesmo trabalho, no caso dos adultos, pode ser realizada em qualquer fase da vida. É com muito orgulho que posso contar que no portfólio da Best Intercâmbio por exemplo, temos estudantes com mais de 70 anos e cada vez mais esse público está aumentando. Isso é incrível, pois incentiva outras pessoas dessa faixa etária a perceberem que a vida deve ser vivida da melhor maneira possível. Viajar, estudar e ver coisas novas com certeza é uma das opções que devem estar no topo da nossa lista.

Outro mito comum é sobre a língua inglesa. Acredito que por ser um dos idiomas considerados como universais e por estar fortemente presente no nosso dia a dia, como em filmes, músicas e cinema, várias pessoas chegam até nós imaginando que os países onde o inglês é falado são os únicos para os quais se pode viajar como intercambista. Então vamos desmitificar esta ideia também. Você pode viajar para estudar francês, italiano, espanhol, japonês, alemão! Enfim, a língua que quiser. Não existe fronteira. Basta procurar uma empresa de confiança e competente. A liberdade para viajar ao local que deseja estará garantida.

Estudar até ser fluente para só então fazer o intercâmbio: esse é o nosso terceiro mito. Aprender um novo idioma no país em que ele é nativo faz com que o aprendizado seja ainda mais rápido. Por isso, não é preciso ser craque em determinada língua para ser intercambista. Você vai aprender tudo durante a viagem.

O quarto mito: “vou economizar bastante, aí sim posso fazer meu intercâmbio”. Esse tipo de pensamento é bem comum. Realmente, não posso negar que se trata de um investimento, mas isso não significa que você precise desembolsar um alto valor. Existem diversas maneiras de baratear a viagem, como escolher bem o destino e o tempo de duração.

E para finalizar, vamos falar sobre intercâmbio e férias. Aqui é importante lembrar que esse tipo de experiência é um investimento pessoal em conhecimento e aprendizado. Por isso, precisa valer a pena. Isso não significa que você não vai poder visitar os pontos turísticos da cidade onde está ou sair para se divertir. O que não pode acontecer é esquecer de estudar. Afinal, você pagará por um curso, passagens e acomodação. O ideal é equilibrar os estudos com o lazer e aí com certeza seus resultados serão excelentes.

Anualmente realizamos a Feira de Educação Internacional com o objetivo de aproximar as instituições internacionais com o público interessado em fazer intercâmbios, oferecendo às pessoas a oportunidade de conversar e tirar suas dúvidas. Este ano, a feira acontece no próximo dia 22 de outubro, no Goiabeiras Shopping. O evento é aberto e totalmente gratuito.

Valeriano Martins é CEO da Best Intercâmbio


Reprodução

A Mattel, maior fabricante de brinquedos do mundo, lançou nesta semana a primeira linha de bonecas Barbie produzidas com 90% de plástico reciclado dos oceanos.

A coleção foi batizada de ‘Barbie Loves the Ocean’ (Barbie Ama os Oceanos, em tradução livre) e conta com uma arte promocional bem legal que faz referência à recente pegada mais sustentável da Mattel: “O futuro do rosa é o verde“.

A fabricante de brinquedos se comprometeu a produzir seus produtos com 100% de material reciclado até 2030.

“Este lançamento da Barbie é mais um acréscimo ao portfólio crescente da Mattel de marcas voltadas para um propósito que inspiram a consciência ambiental com o nosso consumidor como foco principal”, disse o presidente e diretor de operações da Mattel, Richard Dickson, em um anúncio feito à imprensa.

Richard também enfatizou a importância de se pensar em políticas ambientais de longo prazo, de olho no futuro da próxima geração.

“Na Mattel, capacitamos a próxima geração a explorar as maravilhas da infância e atingir seu potencial máximo. Fazemos nossa parte para garantir que as crianças também herdem um mundo cheio de potencial“.

FONTE: Razões para Acreditar


O resgate dos animais das ruas e a oportunidade de dar um novo lar aos pets foi o que me motivou a iniciar um projeto em parceria com as Ongs (Organização Não Governamental) de apoio e cuidado ao animal.

O projeto piloto se deu com a disponibilização de 16 gatos, filhotes e adultos, pela Ong “É o Bicho”. Ao chegar na unidade Veterinária, cada animal passa por consulta para avaliação das condições gerais de saúde. E em apenas uma semana desde o início do projeto, 15 dos 16 gatos já tinham ganhado um novo lar.

Minha intenção é ampliar ainda mais a disponibilização de animais para adoção. As Ongs têm um papel importante no cuidado com os animais abandonados. Ainda para este mês, está previsto a disponibilização de cães e gatos para uma adoção responsável.

Qualquer pessoa que tenha interesse em cuidar e zelar de um pet pode fazer a adoção. Mas antes, deve fazer um cadastro e a equipe da Ong fará uma visita para levar as informações quanto as necessidades básicas de cada animal. Nossa campanha, que oportuniza às pessoas fazer uma adoção consciente, tem o apoio do plano de saúde animal referência no país, a Planvet.

Nossa clínica mantém atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Estamos também disponíveis para novas parcerias com outras Ongs da causa animal.

Para conhecer os animais disponíveis para adoção ou buscar parceria, basta nos fazer uma visita no endereço – Rua Professor João Félix, Número 396, Bairro Lixeira, em Cuiabá ou acessar nossa página no Instagram (@veterinariamt) ou Facebook (veterinariamatogrosso). Outras informações podem ser obtidas pelo número 65 3046-2850.

Anderson Nogueira é médico veterinário há mais de 15 anos e atende na Clínica Veterinária Mato Grosso.


Relacionamentos saudáveis, fortes e duradouros. Construir tudo isso com excelência não seria possível sem inspiração, coragem e exemplo. E é assim que hoje, em nossos 31 anos de empresa familiar, temos o orgulho de dizer que a força das mulheres se destaca em nosso meio.

Começamos nosso negócio como “Shopping da Construção”. Sempre fomos reconhecidos por termos produtos de acabamento diferenciados e fomos uma das primeiras lojas do segmento a ter autosserviço. Antes, tudo funcionava apenas como modalidade “venda de balcão”. Em 2006, trouxemos o primeiro modelo em formato “boutique”. Ao nos reposicionarmos no mercado com esse formato de loja personalizada, entendemos o quanto isso era importante.

Tudo em nossa empresa foi construído com amor e dedicação. Minha mãe fazia questão que eu e meu irmão sempre estivéssemos inseridos nos negócios da família. E assim estudamos e nos especializamos em diversas áreas para auxiliar e crescer ali dentro. Após a faculdade de arquitetura, fiz cursos de Gestão de Negócios e MBA em Varejo 4.0. Acompanhamos de perto a importância da gestão por sempre termos visto como nossos pais trabalhavam.

Em 2009, meus pais decidiram começar a Profissionalização da Gestão da Empresa, com a ideia de iniciar um processo de sucessão familiar com responsabilidade. Para isso, iniciamos uma longa preparação com um coaching para famílias empresárias em conjunto com várias consultorias nesse sentido.

Identificamos dentro de cada um de nós, o principal perfil para conseguirmos aproveitar ao máximo as características profissionais como indivíduos. Nas consultorias, trabalhamos liderança e governança. Implementamos ainda o programa de qualidade, para estudarmos questões de processos e mapeamento de procedimentos em todas as suas etapas.

Apesar de estarmos aprimorando nossos negócios e preparando tudo para que o processo sucessório dentro da família acontecesse com qualidade, não ficávamos pensando quando essa data realmente chegaria. Mas após a definição de protocolos da Bigolin, minha mãe comunicou que queria se ausentar e passar todos os setores para mim.

Nessa época, houve várias questões em nossas vidas, principalmente a pandemia que estava começando. E mais uma vez, foi um momento em que a experiência dela não poderia ser deixada de lado, nem mesmo para passar seu cargo à frente. Então, a gestão comercial foi passada para mim e os demais setores seguiram com seus gestores, que inclusive na maioria deles são mulheres que lideram. A direção geral e o respaldo final ainda é da nossa matriarca. Tenho muito orgulho da história iniciada por ela, especialmente porque o setor da construção civil é essencialmente masculino.

Trabalhamos muito para chegar até aqui, sempre buscando valorizar a gestão  feminina, enxergando em cada ser humano o potencial empreendedor e a real possibilidade de mudança de vida por meio de suas escolhas. Hoje somos o grupo Trindade Bigolin, trazendo o sobrenome da minha mãe, Lucimar Trindade Bigolin, junto com o do meu pai Olivo Bigolin. Meu irmão, Filipe Bigolin, é engenheiro civil e é ele quem cuida da construtora, a Egide. Prezamos por nossos valores e lideramos pelo exemplo. Temos como missão criar e manter relacionamentos saudáveis com nossos clientes e somos conhecidos pela solidez, pela ética e pela qualidade dos produtos e atendimento prestado.

Ariane Bigolin é arquiteta e sócia do grupo Trindade Bigolin


A novidade traz oito brinquedos inéditos para comemorar o lançamento do filme ambientado em uma bela cidade litorânea da Riviera Italiana

O McLanche Feliz proporciona entretenimento e diversão para os momentos em família há mais de 40 anos. E agora, a plataforma apresenta itens inéditos inspirados no novo filme da Disney e Pixar “Luca”.

A história é ambientada em uma bela cidade litorânea da Riviera Italiana e narra a jornada de amadurecimento de Luca junto de seu novo melhor amigo Alberto. Os meninos vivem um verão inesquecível repleto de gelatos, massas e intermináveis passeios de scooter. Mas toda a diversão é ameaçada por um segredo muito bem escondido: os dois são monstros marinhos de um mundo logo abaixo da superfície da água.

A novidade chega incrementando a parceria entre The Walt Disney Company Latin America e McLanche Feliz e reforça a aposta da rede em novas experiências que estimulam as atividades criativas e com muita diversão.

Para a família toda entrar no clima dessa empolgante estreia, o McLanche Feliz traz oito brinquedos inspirados nos personagens principais do filme:

Luca Paguro e Alberto Scorfano (Muda de cor): submerja Luca e Alberto em água fria para revelar o tom de pele verde dos monstros marinhos. Coloque a peça da cauda à cabeça para completar a transformação;

Luca Paguro e Alberto Scorfano (Nadando): gire a cauda do Luca e solte-a quando submergir o brinquedo na água, para fazê-lo nadar;

Giulia Marcovaldo: gire os braços de Giulia para trás e solte-os quando a submergir na água, para ver como nada;

Massimo Marcovaldo: dê corda ao Massimo e submerja-o na água, para ver como o Massimo move seus pés,enquanto nada e solta água pela boca.;

Machiavelli: aperte o botão embaixo de Machiavelli e submerja-o na água. Depois, solte o botão para enchê-lo. Tire-o da água e aperte o botão de novo, para que ele dispare água pela boca.

Monalisa: é uma pistola de água. Submerja a Monalisa em água fria e puxe sua cauda para enchê-la de água. Quando retirar da água, empurre a cauda novamente para a frente, para que a água saia pela boca.

Da esquerda para a direita: Luca Paguro (muda de cor), Alberto Scorfano (muda de cor), Luca Paguro (nadando), Alberto Scorfano (nadando), Giulia, Massimo, Machiavelli e Monalisa.

Os brinquedos já podem ser encontrados nos restaurantes da rede, que seguem operando pelo McDelivery e Drive-Thru em todo o país.

McLanche Feliz: ingredientes de qualidade e refeições equilibradas

Junto com seu compromisso em garantir momentos de diversão e aprendizagem, a companhia também mantém o compromisso de oferecer produtos de alta qualidade e os melhores ingredientes. Ao longo da última década a marca apresentou uma série de mudanças e evoluções em seu cardápio. Em 2019, o McDonald’s renovou sua proposta de menu infantil para oferecer uma opção ainda mais equilibrada, diminuindo as quantidades de sódio, gorduras, açúcares adicionados e incorporando mais frutas e vegetais.

Para ficar sempre por dentro das novidades e campanhas, acesse: https://www.mcdonalds.com.br.

 Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.200 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 31/03/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com