Os donativos foram entregues à Secretaria de Assistência Social e Cidadania

 

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) entregou, nesta terça-feira (16.12), mais de 800 quilos de alimentos não perecíveis à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT).

Os alimentos foram arrecadados durante a primeira edição da Corrida Sesp MT, realizada no último sábado (13), no Centro Político Administrativo e que reuniu cerca de mil servidores da Segurança e do Poder Executivo Estadual.

Os donativos farão parte da Campanha Natal Solidário do programa SER Família realizado pela Secretaria de Assistência Social, que atende famílias em condições de vulnerabilidade social em Mato Grosso.


Especialista da Fluxus aponta atitudes práticas que lideranças podem adotar no início do ano para melhorar resultados, fortalecer cultura e elevar o desempenho coletivo

A virada do ano marca um período natural de revisão de metas, reorganização de prioridades e definição de novos hábitos. Para empresas e lideranças, esse momento é especialmente estratégico: é quando se consolidam os rituais que orientarão a performance da equipe nos meses seguintes. Em um cenário em que 44% das competências profissionais mudarão até 2027, segundo o Fórum Econômico Mundial, preparar equipes se torna uma necessidade urgente, e não apenas uma intenção de Ano Novo.

Pablo FunchalCEO da Fluxusempresa especializada em educação corporativa e desenvolvimento de lideranças, comenta sobre a importância de transformar boas intenções em ações consistentes. “O início do ano cria uma energia coletiva de renovação, mas sem clareza e método, resoluções viram apenas promessas. Quando pessoas com cargos de gestão transformam metas em práticas concretas, criam as condições para equipes mais alinhadas, produtivas e preparadas para os desafios de 2026″, afirma.

A seguir, o especialista reuniu as cinco resoluções essenciais que podem redefinir a performance das equipes no próximo ano:

1. Criar (ou desdobrar) o planejamento estratégico com clareza e colaboração

Muitas empresas começam o ano sem um direcionamento atualizado, com metas pouco claras ou sem desdobramento tático para os times. Isso cria desalinhamento entre as áreas, gera retrabalho e enfraquece a tomada de decisão. Ter um planejamento estruturado, acessível e compreendido pelas lideranças de diferentes níveis passa a ser uma das ações mais impactantes para melhorar performance.

Além disso, envolver as equipes no processo aumenta o engajamento e fortalece a cultura de colaboração. Ciclos de planejamento participativos, ajudam a transformar objetivos estratégicos em metas realizáveis, criando conexão entre prioridades organizacionais e o trabalho do dia a dia.

2. Desenvolver lideranças de forma intencional ao longo do ano

A falta de capacitação contínua é uma das principais causas de baixa performance das equipes. Investir em desenvolvimento deixou de ser um “benefício” e se tornou um componente essencial da operação. Workshops sobre comunicação, gestão de tempo, priorização, cultura, liderança feminina e temas comportamentais ajudam a lidar com desafios reais de equipe.

Esse desenvolvimento, quando planejado, fortalece habilidades críticas como empatia, pensamento crítico e tomada de decisão, competências que estarão entre as mais valorizadas até 2027. A consistência no treinamento, e não ações pontuais, é o que realmente sustenta ciclos de alta performance.

3. Investir em treinamentos in company para fortalecer equipes

Times preparados respondem melhor às pressões do ano, entregam mais e geram menos ruídos internos. Programas corporativos como a Academia de Líderes, Academia de Feedback e trilhas de desenvolvimento personalizadas da Fluxus têm se mostrado fundamentais para elevar o nível técnico e comportamental das equipes.

Esses treinamentos permitem que cada empresa personalize trilhas conforme seus objetivos estratégicos. Assim, competências essenciais, como alinhamento, colaboração, comunicação e autonomia, são desenvolvidas de forma estruturada e conectadas diretamente à estratégia do negócio.

4. Estruturar rituais de feedback contínuo

Feedback é uma das habilidades mais críticas para 2025 e 2026, mas ainda uma das mais negligenciadas dentro das organizações. Criar rituais regulares, como conversas 1:1, checkpoints mensais e ciclos estruturados de desenvolvimento, ajuda a tornar o feedback natural, previsível e seguro para pessoas em cargos de gestão e equipes.

Metodologias próprias, como o modelo ECHOS da Fluxus, metodologia autoral da empresa composta por Evidência, Compreensão, Honestidade e Solução, usada como guia prático para lideranças aplicarem feedbacks construtivos, permitem que a avaliação aconteça sem desgaste, com clareza de expectativas e foco em desenvolvimento, não em julgamento. A prática constante fortalece a confiança, reduz conflitos e aumenta a maturidade das equipes.

5. Promover alinhamento cultural e integração entre áreas

A performance do próximo ano depende diretamente da clareza de papéis, acordos de convivência e alinhamento cultural entre lideranças e áreas. Empresas que ignoram esse aspecto costumam sofrer com silos, retrabalho e objetivos conflitantes, problemas que consomem tempo, energia e produtividade.

Ao contrário, organizações que investem em rituais como team buildings, cerimônias de integração e alinhamento de cultura conseguem construir relações mais transparentes e colaboração mais eficiente.

Fluxus, por exemplo, atua nos cinco pontos destacados, incluindo processos de planejamento estratégico estruturados, abrangendo tanto o mercado B2B quanto B2C, e oferece suporte para que organizações consolidem práticas consistentes ao longo do ano. Para Pablo Funchal, a virada de ciclo é a oportunidade ideal para realizar novos hábitos organizacionais. “Quando pessoas em cargos de gestão estabelecem práticas intencionais logo no início do ano, criam um terreno fértil para que equipes floresçam. Performance não nasce da pressão, mas da clareza, cultura e consistência”, destaca.

Sobre a Fluxus Educação Corporativa

A Fluxus é uma empresa de educação corporativa especializada no desenvolvimento de lideranças e responsável por ajudar empresas a instrumentalizar suas equipes e transformar boas intenções em cultura organizacional, com ritmo, clareza e lideranças conscientes. Com foco em liderança, cultura organizacional e inovação, oferece palestras, mentorias e treinamentos para empresas de diversos segmentos. Para mais informações, acesse: https://www.fluxus.live/


Nova campanha celebra personagens icônicos do cinema

Neste mês, o McLanche Feliz e a Disney unem forças novamente para proporcionar momentos especiais para toda a família! A nova campanha convida pais e filhos a se divertirem com personagens que atravessam gerações, conectando diferentes públicos pela mesma paixão pelo universo Disney.

As máscaras, que celebram a parceria de sucesso entre as marcas, combinam imaginação e nostalgia para oferecer momentos de brincadeira em família e entre amigos. Com um total de 6 modelos, os clientes terão a oportunidade de entrar no clima de personagens icônicos dos filmes da Disney.

Cada máscara acompanha um cartão ilustrado com mais informações sobre o vilão. Estão disponíveis máscaras de: Malévola, Cruella De Vil, Rainha Má, Rainha de Copas, Hades e Dr. Facilier.

As novidades já podem ser encontradas nas unidades do McDonald’s em todo o Brasil, por tempo limitado, por meio do Peça e Retire, Drive-Thru ou no próprio restaurante (pelos totens de autoatendimento e no balcão). Também é possível garantir os brinquedos sem sair de casa, basta pedir pelo app do Méqui e aproveitar o McDelivery!

Para mais informações sobre essa e outras iniciativas, acesse a página do McLanche Feliz.

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 21 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui 2.500 restaurantes, entre unidades próprias e de seus franqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários. A empresa também está comprometida com o desenvolvimento das comunidades em que opera com a oferta de oportunidades de primeiro emprego formal aos jovens e com o impacto ambiental positivo por meio de sua Receita do Futuro. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com/pt/


Em uma campanha para alertar sobre o câncer de pele, o Hospital São Benedito recebeu, na manhã deste sábado (13), a Associação Piano Gente, responsável pela exibição de clássicos nacionais e internacionais a partir dos toques de piano.

Para simbolizar a causa, o tradicional piano de cauda da Associação Piano Gente foi totalmente customizado com a cor laranja, que representa a campanha contra a doença.

A iniciativa faz parte da campanha “Sol tá quente pra daná: tenha mais cuidado com a pele”. Na ocasião, houve a entrega de protetores solares e breves diálogos com servidores e pacientes sobre a prevenção ao câncer de pele. A campanha reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele, utilizando a arte como veículo para a saúde e a informação.

O músico Dario Scherner, fundador do Piano Gente, destacou a relevância da ação em um estado quente como Mato Grosso.

“Moramos em um estado muito solar, onde a população é exposta ao sol com muito pouca informação sobre os cuidados com a pele para prevenir a doença. Nosso propósito é levar informação com profissionais do setor, sociedade organizada e população e, por isso, vamos percorrer locais-chave para atingir o público em geral e profissionais da saúde”, disse.

O enfermeiro Richard Lopes, enfermeiro do Hospital São Benedito, fez uma breve palestra aos servidores sobre a prevenção do câncer de pele.

“O protetor solar, ao contrário do que muitos pensam, não serve apenas para momentos de praia. É esse produto que previne queimaduras solares, câncer de pele, envelhecimento precoce e ajuda a manter a saúde geral da pele. Nós, profissionais da saúde, aliada à arte, precisamos disseminar essa informação e fortalecer o conhecimento”.

Saiba mais

O câncer de pele é o mais incidente no Brasil, sendo dividido em tipos não melanoma (carcinoma basocelular e carcinoma de células escamosas) e o melanoma cutâneo, este último considerado o mais agressivo. São esperados mais de 200 mil casos de câncer não melanoma previstos para 2025.

Estatísticas da campanha de 2024, que atendeu 18 mil pessoas, revelam que os hábitos de exposição solar seguem sendo motivo de preocupação, já que 62,51% dos atendidos declararam se expor ao sol sem proteção, e apenas 31,63% afirmaram usar protetor solar regularmente.

A falta de acesso a cuidados dermatológicos aumenta ainda mais a preocupação. De acordo com recente pesquisa do Instituto Datafolha, cerca de 90 milhões de brasileiros, o equivalente a 54% da população, nunca consultaram um dermatologista, reforçando a importância da campanha e o papel essencial do dermatologista para a saúde da pele.


Companhia oferece oportunidades em diversas áreas, inclusive para cargos que não exigem experiência prévia

Mato Grosso, 15 de dezembro de 2025 – A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, está com cerca de 300 vagas de emprego abertas em nove municípios de Mato Grosso. As oportunidades abrangem funções operacionais, que não exigem experiência prévia, até cargos especializados e de supervisão.

Na unidade da Friboi em Juara, há 64 vagas abertas para desossador (15),  refilador (20) e operador de produção (29). Os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail pablo.trigueiro@friboi.com.br ou comparecer à unidade, localizada na Rodovia MT-338, km 8, no município.

A unidade de Barra do Garças tem 47 vagas de emprego, sendo para os cargos de operador de produção (20), desossador (15), refilador (7) e operador de armazenagem e expedição (5). Os interessados devem enviar currículo para o e-mail vagas.bar@friboi.com.br.

A Friboi em Confresa oferece 45 vagas, incluindo operador de produção (20), faqueiro de abate (10) e desossador (10). Há também vagas para mecânico industrial (2) e eletricista/eletromecânico (3). Os candidatos devem enviar currículo para o e-mail naiara.cavalcante@friboi.com.br  ou para o WhatsApp (66) 3564-2321.

Em Diamantino, são 36 vagas abertas para os cargos de desossador (5), serrador (1), faqueiro (6), operador de produção (10), operador de máquinas (1), supervisor de produção (8), operador de ETE (1) e treinador (4). Os interessados devem enviar currículo para o e-mail carla.roberta@friboi.com.br.

A unidade da Friboi em Araputanga conta com 30 vagas abertas, sendo para operador de produção (16), faqueiro (8), operador de máquinas (2) e desossador (4). Os currículos devem ser enviados para o e-mail livia.santos@friboi.com.br. Já em Água Boa, são 25 vagas, nos cargos de faqueiro (2), desossador (16) e refilador (7). Os interessados devem enviar currículo para o e-mail mariane.iora@friboi.com.br.

Na unidade de Pedra Preta, são 20 vagas de emprego abertas, sendo para os cargos de refilador (5), operador de produção (10), faqueiro (2), supervisor de produção (1) e jovem aprendiz (2). O processo seletivo é presencial, realizado de segunda-feira a sábado, às 7h, na unidade (BR-364, km 173). Informações pelo WhatsApp (66) 99202-6502 ou e-mail recrutamento.pdp@friboi.com.br.

Em Pontes e Lacerda, a unidade da Friboi tem 16 vagas para operador de produção (8), operador de armazenagem e expedição (3) e operador de higienização (5). Os interessados devem enviar currículo para o e-mail karla.camargo@friboi.com.br  ou para o WhatsApp (65) 99334-4669.

Na unidade de Colíder, são 13 vagas abertas, para os cargos de operador de produção (6), refilador (3), faqueiro (2), eletricista de manutenção (1) e técnico de segurança do trabalho (1). Os interessados devem enviar currículo para o WhatsApp (66) 3541-5819 ou comparecer presencialmente na unidade, localizada na Avenida Júlio Domingos Campos, 889 – Sete Norte,  perímetro urbano.

Para participar do processo seletivo, em todas as vagas, é necessário ter idade mínima de 18 anos. As oportunidades são oferecidas por meio do regime de contratação CLT, incluindo todos os benefícios previstos pela categoria. Profissionais interessados em fazer parte do banco de talentos da JBS, em todo o Brasil, também podem se cadastrar pelo site: www.jbs.com.br/carreiras.


Dermatologista Fátima Tubini alerta para os riscos da estação mais quente do ano e reforça cuidados essenciais para manter a saúde capilar em dia

É um fato: os dias mais quentes trazem com eles mais banhos de mar, piscina e maior exposição ao sol, combinação que pode comprometer seriamente a saúde dos cabelos. A radiação solar, o sal e o cloro são responsáveis por danos como ressecamento intenso, quebra, perda de brilho e desbotamento da cor. Além disso, as altas temperaturas estimulam a produção de oleosidade no couro cabeludo, criando um ambiente propício para inflamações e desconfortos.

No período mais quente do ano, a fibra capilar sofre com a abertura excessiva das cutículas, o que facilita a perda de água e nutrientes. Já o cloro da piscina e o sal do mar potencializam o enfraquecimento dos fios, deixando-os mais frágeis, opacos e porosos. Para quem tinge o cabelo, o risco é ainda maior: a cor desbota com mais rapidez devido à ação combinada do sol e da água.

De acordo com a dermatologista Fátima Tubini, a prevenção é a principal arma contra os danos. “O cabelo precisa de proteção tanto quanto a pele. A exposição solar direta degrada proteínas importantes, como a queratina, e compromete a integridade dos fios. Por isso, usar produtos com filtro UV é indispensável durante o verão”, explica a especialista.

Cuidados recomendados para proteger os fios

Entre as principais medidas para preservar a saúde capilar durante a estação, algumas delas são:

  • Hidratação frequente: o uso de máscaras nutritivas e hidratantes repõem água e lipídios, devolvendo maciez e resistência ao cabelo.
  • Proteção térmica e solar: leave-ins com proteção UV formam uma barreira que minimiza os impactos da radiação.
  • Pré e pós-mergulho: antes de entrar na piscina ou no mar, aplicar um creme protetor ajuda a reduzir a absorção de sal e cloro. Após o mergulho, o ideal é enxaguar e lavar os cabelos imediatamente.
  • Shampoos suaves e antirresíduos: ajudam a remover o cloro, o sal e resíduos acumulados sem agredir o couro cabeludo.
  • Uso de acessórios: chapéus, lenços e viseiras são aliados importantes para reduzir a incidência direta de raios solares.

Segundo Fátima Tubini, a combinação desses cuidados é essencial para evitar problemas comuns da estação. “O aumento da oleosidade no couro cabeludo é esperado no verão, mas quando não há higienização adequada, pode evoluir para dermatite seborreica. Da mesma forma, a falta de hidratação favorece a quebra e o frizz. Uma rotina estruturada de cuidados evita grande parte desses danos”, afirma Tubini.

Danos mais comuns e soluções eficazes

  • Quebra dos fios: causada por ressecamento extremo e fragilidade da fibra capilar. Para uma solução é necessário realizar hidratação e reconstrução com proteínas.
  • Desbotamento da cor: a radiação UV degrada pigmentos. O uso do filtro solar capilar e produtos específicos para cabelos coloridos podem solucionar esse problema.
  • Ressecamento e porosidade: consequência da perda de umidade. Com máscaras nutritivas com óleos vegetais, manteigas e ativos reparadores haverá a diminuição dessas causas.
  • Oleosidade excessiva: altas temperaturas estimulam a produção de sebo. Passe shampoos equilibrantes e higienização regular para evitar o excesso de óleo nos fios.

“O segredo é combinar proteção, hidratação e cuidados diários consistentes. Quando bem tratados, os cabelos passam pelo verão saudáveis e bonitos”, reforça Tubini.

Sobre a Dra. Fátima Tubini

Referência em cuidados e tratamentos dermatológicos, a Dra. Fátima Tubini atua na área da dermatologista há quase 20 anos. Com ampla experiência, a especialista é graduada em Ciências Médicas e possui o título de Especialista em Dermatologia concedido pela AMB e Sociedade Brasileira de Dermatologia. Em sua trajetória, trabalhou com o público infantil na área de pediatria. Atualmente, a profissional proporciona através de procedimentos dermatológicos e estéticos benefícios para a saúde e bem-estar dos seus pacientes.


Opções refrescantes e cheias de sabor para agradar todos os paladares

As celebrações de fim de ano combinam com sobremesas rápidas, simples e capazes de encantar sem complicar a rotina na cozinha. Pensando nisso, renomados chefs de São Paulo reuniram quatro receitas perfeitas para ceias, confraternizações e encontros de verão. São sugestões que utilizam ingredientes queridos, entregam cremosidade, frescor e sabor marcante, que prometem agradar todos os paladares.

Confira abaixo!


Taça de sorvete com doce de leite
Por Chef Aldo Zerbinatti da Osnir Hamburger

Ingredientes
3 colheres (sopa) de doce de leite cremoso
1 banana nanica
1 bola de sorvete de creme
1 colher (sopa) de castanha de caju picada
Chantilly para decorar

Modo de preparo
Corte a banana em rodelas, distribua por toda a lateral da taça. Com uma colher adicione o doce de leite e espalhe por cima das fatias. Coloque o sorvete de creme no centro da taça, finalize com chantilly e as castanhas de caju picada.

Taça Maravilha
Por Michella Giraldelli, engenheira de alimentos da Padaria Brasileira

Ingredientes
250g de morangos fatiados
Ganache
200g de chocolate meio amargo picado
180g de creme de leite
Brigadeiro Branco
1 lata de leite condensado
280g de creme de leite
½ colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo
Ganache
Em uma tigela de vidro ou de inox adicione o chocolate, leve para o banho-maria colocando o recipiente sobre uma panela com água fervente, que não deve encostar no fundo da tigela. Acrescente o creme de leite e misture até derreter o chocolate e formar um creme liso. Deixe esfriar em temperatura ambiente, quando abaixar a temperatura leve à geladeira por cerca de 10 minutos ou até esfriar completamente e firmar, reserve.

Brigadeiro Branco
Em uma panela adicione todos os ingredientes e misture, leve ao fogo baixo mexendo sempre até que comece a desgrudar do fundo da panela. Transfira para um prato e deixe esfriar.

Montagem
Em uma taça, faça camadas do brigadeiro branco, ganache e morangos.

Taça Brownie com calda de café
Por Daniela Zaminiani, Nutricionista Sterna Café

Ingredientes
1 litro do seu sorvete favorito
Brownie
250g de chocolate meio amargo
250g de manteiga
200g de açúcar
100g de farinha de trigo
½ colher (café) de sal
4 ovos
Calda
8 colheres (sopa) de açúcar refinado
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) bem rasa de margarina
50ml de café quente

Modo de preparo
Brownie: Em uma tigela misture o açúcar, a farinha e o sal. Reserve. Em outro recipiente, derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria, em seguida adicione os ovos ao chocolate, um de cada vez. Delicadamente acrescente os ingredientes secos até formar a massa. Coloque em uma forma untada e leve para assar, em forno médio pré-aquecido a 170º por 35 minutos. Quando ele estiver firme está pronto, tire do forno e deixe esfriar.

Calda: Em uma panela misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até reduzir e virar uma calda.

Montagem: Corte o brownie em pedaços pequenos. Com a ajuda de uma colher espalhe um pouco da calda por dentro da taça, em seguida faça camadas com o sorvete e o brownie, finalize caprichando na calda.

Rabanada Portuguesa com Calda de Vinho e Sorvete
Por Olivardo Saqui – Chef e proprietário da Quinta do Olivardo São Roque e São Paulo

Ingredientes:
1 pão português cortado em fatias fartas
1 litro de leite integral
6 ovos inteiros
Raspas de 2 limões

Calda
1 kg de açúcar
50 g de canela em pau
2 litros de água
200 g de mel
200 ml de vinho (de preferência do porto)

Modo de preparo
Rabanada
Molhe as rodelas de pão no leite com as raspas de limão, depois passe nos ovos batidos
Frite em óleo em temperatura média
Calda
Em uma panela coloque o açúcar, a água e a canela e deixe ferver até chegar a ponto de fio;
Espere esfriar, acrescente o mel e o vinho e mexa até ficar homogêneo
Despeje a calda sobre as rabanadas. Para finalizar, sirva com uma bola de sorvete de creme

Sirva com 1 bola de sorvete de creme
Rendimento: 5 porções
Tempo de preparo: 30 minutos


Evento acontece nesta quarta-feira na Casa Niemeyer

Pelo menos 45 comunidades de matriz africana no País participam, nesta quarta (17), do 1º Prêmio “Sabores e Saberes: Comida de Terreiro”. O evento, que acontece na Casa Niemeyer, em Brasília (DF), é uma iniciativa da Fundação Cultural Palmares em parceria com o Ministério da Igualdade Racial e com a Universidade de Brasília (UnB). O evento é aberto ao público.

A ideia, segundo os organizadores, é garantir visibilidade e fortalecer a gastronomia de terreiro, a fim de promover o reconhecimento das práticas culinárias afro-brasileiras e suas profundas raízes culturais e espirituais.

Resistência

O presidente da Fundação Cultural Palmares, João Jorge Rodrigues, defende que a gastronomia de terreiro, mais do que prática culinária, deve ser vista como um elemento cultural e de resistência religiosa.

“Cada prato tem um significado profundo e uma conexão com os orixás, sendo considerada uma refeição tanto para o corpo quanto para a alma”, considerou em nota divulgada pela Fundação Palmares. As 45 entidades participantes foram selecionadas por meio de um edital público.

Além do prêmio de R$ 13 mil para cada uma, as comunidades, também, receberam kits de cozinha industrial contendo nove itens incluindo freezer, fogão, bancada de inox, processador, exaustor, e forno micro-ondas, entre outros.

12/12/2025 - Comida de Terreiro - Fundação Palmares Lança o I Prêmio “Sabores e Saberes: Comida de Terreiro”, em Brasília. Foto: Fundação Palmares/Divulgação
Fundação Palmares Lança o I Prêmio “Sabores e Saberes: Comida de Terreiro”, em Brasília. Foto: Fundação Palmares/Divulgação

Emprego e renda

A coordenadora de projetos da Fundação Palmares, Cida Santos, diz que o prêmio promove a geração de empregos e renda, para fortalecer a economia criativa e valorizar a gastronomia afro-brasileira. Ela explica que o prêmio ajuda a divulgar as histórias e receitas dessas comunidades.

Os organizadores entendem que a iniciativa relaciona-se com a defesa do patrimônio cultural, a economia e a segurança alimentar. A culinária afro-brasileira é um dos maiores legados da cultura afro-brasileira e, com este prêmio, busca-se fortalecer ainda mais esse movimento, colocando-o em evidência.

A diretora de Políticas Públicas para os Povos de Matriz Africana e Povos de Terreiro do Ministério da Igualdade Racial (MIR), Luzineide Borges, entende que a gastronomia mantém vivas as práticas de cultivo, preparo e partilha de alimentos, que atravessam gerações.

Representante da Associação de Cultura e Tradições de Matriz Africana Ojinjé Ilê Alaketu Ijobá Bayó Àsé Nanã, de Navegantes (SC), Isabel Cristina Ribeiro Rosa, afirma que a cozinha é o “coração da casa” que alimenta toda a comunidade.  Ela é uma das pessoas que participará do prêmio na quarta.

 


Em mais de uma oportunidade prometi aqui neste espaço comentar sobre as questões espirituais envolvidas na onda da covid 19. Sempre fiquei em dúvida, porque o lado espiritual desse fenômeno acaba sendo disruptivo e poderia gerar discussões que não interessam.

Mas o movimento da pandemia foi tão grande e tão abrangente que imaginei que poderia arriscar, sem ser crucificado. Mas, se for, fazer o que?

De tempos em tempos o planeta sofre disrupções e muda. No caso da covid, houve uma diferença. Pegou o mundo inteiro desprevenido. Não poupou países de economia rica e nem os pobres.

No primeiro momento a sequência de sentimentos começou com a surpresa. Depois veio o medo. Depois veio o temor. Depois veio o pânico coletivo. E, por fim, vieram as mortes e a doença ao redor de cada um de nós no Brasil e no mundo. E o medo tornou-se um sentimento coletivo.

Os governos, a mídia, as ongs tão poderosas com opiniões sobre tudo. A economia. A política. Todos silenciaram. O vírus transformou-se na mais agressiva linguagem mundial. 2020 passou no pânico e em 2021 o vírus veio acalmar a sua fúria a partir de setembro

Porém, ninguém esperava que ao fim da fase aguda da pandemia, a próxima vítima fosse a economia. E ainda não imagina que a próxima vítima dos desdobramentos seja a seja a política. Traduzindo: o planeta corre o risco de ver não ficar pedra sobre pedra da civilização até aqui construída ao longo de milhares de anos. Sei que são afirmações arriscadas e fortes. Mas parece que não haverá caminhos diferentes.

Uma das etapas da pandemia em 2020 foram os lockdowns e o isolamento social no mundo inteiro. Gerou grande confusão na economia pelo descompasso entre a pouca demanda e depois a pouca oferta de produtos quando a demanda recomeçou, agora em 2021. De outro lado o perfil de consumo das pessoas mudou muito.

O que antes não tinha valor passou a ser valorizado. E o que era muito valorizado perdeu a importância. Isso significa completa transformação de quase todos os segmentos de produção e de consumo da economia mundial.

Volto ao início do artigo. Por detrás de tudo isso e de tudo o que aconteceu fica bem claro que houve um certo planejamento fora do controle humano. Era pra transformar o ser humano usando o próprio ser humano. As religiões certamente atribuirão a uma divindade. Os espiritualistas atribuirão a um governo espiritual do mundo.

Quem não se enquadrar, também não poderá negar que transformações desse tamanho e importância não seriam casuais. Faço parte da crença de que existe uma ordem espiritual por detrás de tudo isso que aconteceu. Não sinto a necessidade de dar-lhe um nome. Só a de respeitar essa ordem.

Ao final, o que importa é que o planeta mudou absurdamente e não voltará atrás. As pessoas mudaram e mudarão em progressão absurda. Outra coisa, pra encerrar: não importa se o ser humano acredita ou não em algum valor espiritual.

O que importa, afinal, é que o que tiver de acontecer, está acontecendo e vai acontecer muito mais. O centro dessa nova ordem será o planeta renascido e o ser humano reconstruído. Mas a compreensão será um pouco mais lenta. Pode demorar. Mas não tem volta. Quem planejou, planejou!

Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso.

 

Reprodução: Repórter MT


O lutador olímpico, Igor Queiroz, 19 anos, se tornou bicampeão pan-americano de luta greco-romana, na quinta-feira (10), na cidade de Oaxtepec, no México. O atleta é natural de Cuiabá e morador do bairro Tijucal.

Igor foi introduzido ao mundo das lutas aos 9 anos de idade, por influência do pai Pablo Queiroz, que além de cabeleireiro é lutador de jiu-jítsu. “Eu inseri o Igor de maneira lúdica no mundo das lutas. No entanto, dentre várias modalidades que ele treinou, acabou se identificando com a luta greco-romana”.

Há mais de 5 anos o cuiabano integra a equipe de lutadores olímpicos da Seleção Brasileira e atualmente é titular absoluto no time da luta greco-romana.

O atleta já foi campeão brasileiro, sulamericano e já ficou em terceiro lugar no campeonato mundial escolar, entre outras participações e premiações que recebeu ao longo dos mais de 20 países que já visitou por meio das competições.

O lutador, que usa o bordão “do Tijucal para o mundo”, ainda continua na tentativa de arrumar um patrocínio. Segundo o pai de Igor, o único apoio financeiro que o atleta recebe é dos próprios familiares.

Igor retorna a Cuiabá neste sábado, onde seguirá os treinos para as futuras competições.

 

Reprodução: Hiper Notícias 


2+0+2+3 = 7

Esse ano é regido pelo número 7 que é o número de energia da espiritualidade.

O 7 é o número que representa a perfeição. A integração entre os mundos físicos e espiritual, sendo, portanto, o símbolo do Universo em transformação.

Mas, suas interpretações vão muito além.

Ele representa o lado místico e oculto de TUDO.

Que a nossa história em 2023 seja de muita conexão com Algo Maior, a Fonte, Deus para que possamos estar em ressonância com as Forças do Amor:

1) O SIM, esta significativa força do SIM à realidade como ela é, permeia todas as outras.

2) O PERTENCIMENTO: Todos têm o mesmo direito de pertencer.

3) A HIERARQUIA, a ordem, o respeito a quem vem antes.

4) E o DAR e RECEBER são a mesma coisa.

A LUZ É PAZ e BEM.

Bora para a Vida!

Eluise Dorileo é psicóloga, terapeuta familiar e maestria nas novas constelações quânticas.

Email eluisedorileo@hotmail.com


Por Valeriano Martins

No decorrer da minha vida profissional me deparei e ainda me deparo com vários mitos em relação ao intercâmbio. Por isso vou falar aqui sobre os cinco que escuto com frequência. O mais forte deles é imaginar que se trata de uma experiência apenas para pessoas jovens e adolescentes. Isso é um engano que impede muitos de realizarem seus sonhos, pois intercâmbio não tem idade!

A viagem internacional com o propósito de estudo e até mesmo trabalho, no caso dos adultos, pode ser realizada em qualquer fase da vida. É com muito orgulho que posso contar que no portfólio da Best Intercâmbio por exemplo, temos estudantes com mais de 70 anos e cada vez mais esse público está aumentando. Isso é incrível, pois incentiva outras pessoas dessa faixa etária a perceberem que a vida deve ser vivida da melhor maneira possível. Viajar, estudar e ver coisas novas com certeza é uma das opções que devem estar no topo da nossa lista.

Outro mito comum é sobre a língua inglesa. Acredito que por ser um dos idiomas considerados como universais e por estar fortemente presente no nosso dia a dia, como em filmes, músicas e cinema, várias pessoas chegam até nós imaginando que os países onde o inglês é falado são os únicos para os quais se pode viajar como intercambista. Então vamos desmitificar esta ideia também. Você pode viajar para estudar francês, italiano, espanhol, japonês, alemão! Enfim, a língua que quiser. Não existe fronteira. Basta procurar uma empresa de confiança e competente. A liberdade para viajar ao local que deseja estará garantida.

Estudar até ser fluente para só então fazer o intercâmbio: esse é o nosso terceiro mito. Aprender um novo idioma no país em que ele é nativo faz com que o aprendizado seja ainda mais rápido. Por isso, não é preciso ser craque em determinada língua para ser intercambista. Você vai aprender tudo durante a viagem.

O quarto mito: “vou economizar bastante, aí sim posso fazer meu intercâmbio”. Esse tipo de pensamento é bem comum. Realmente, não posso negar que se trata de um investimento, mas isso não significa que você precise desembolsar um alto valor. Existem diversas maneiras de baratear a viagem, como escolher bem o destino e o tempo de duração.

E para finalizar, vamos falar sobre intercâmbio e férias. Aqui é importante lembrar que esse tipo de experiência é um investimento pessoal em conhecimento e aprendizado. Por isso, precisa valer a pena. Isso não significa que você não vai poder visitar os pontos turísticos da cidade onde está ou sair para se divertir. O que não pode acontecer é esquecer de estudar. Afinal, você pagará por um curso, passagens e acomodação. O ideal é equilibrar os estudos com o lazer e aí com certeza seus resultados serão excelentes.

Anualmente realizamos a Feira de Educação Internacional com o objetivo de aproximar as instituições internacionais com o público interessado em fazer intercâmbios, oferecendo às pessoas a oportunidade de conversar e tirar suas dúvidas. Este ano, a feira acontece no próximo dia 22 de outubro, no Goiabeiras Shopping. O evento é aberto e totalmente gratuito.

Valeriano Martins é CEO da Best Intercâmbio


Reprodução

A Mattel, maior fabricante de brinquedos do mundo, lançou nesta semana a primeira linha de bonecas Barbie produzidas com 90% de plástico reciclado dos oceanos.

A coleção foi batizada de ‘Barbie Loves the Ocean’ (Barbie Ama os Oceanos, em tradução livre) e conta com uma arte promocional bem legal que faz referência à recente pegada mais sustentável da Mattel: “O futuro do rosa é o verde“.

A fabricante de brinquedos se comprometeu a produzir seus produtos com 100% de material reciclado até 2030.

“Este lançamento da Barbie é mais um acréscimo ao portfólio crescente da Mattel de marcas voltadas para um propósito que inspiram a consciência ambiental com o nosso consumidor como foco principal”, disse o presidente e diretor de operações da Mattel, Richard Dickson, em um anúncio feito à imprensa.

Richard também enfatizou a importância de se pensar em políticas ambientais de longo prazo, de olho no futuro da próxima geração.

“Na Mattel, capacitamos a próxima geração a explorar as maravilhas da infância e atingir seu potencial máximo. Fazemos nossa parte para garantir que as crianças também herdem um mundo cheio de potencial“.

FONTE: Razões para Acreditar


O resgate dos animais das ruas e a oportunidade de dar um novo lar aos pets foi o que me motivou a iniciar um projeto em parceria com as Ongs (Organização Não Governamental) de apoio e cuidado ao animal.

O projeto piloto se deu com a disponibilização de 16 gatos, filhotes e adultos, pela Ong “É o Bicho”. Ao chegar na unidade Veterinária, cada animal passa por consulta para avaliação das condições gerais de saúde. E em apenas uma semana desde o início do projeto, 15 dos 16 gatos já tinham ganhado um novo lar.

Minha intenção é ampliar ainda mais a disponibilização de animais para adoção. As Ongs têm um papel importante no cuidado com os animais abandonados. Ainda para este mês, está previsto a disponibilização de cães e gatos para uma adoção responsável.

Qualquer pessoa que tenha interesse em cuidar e zelar de um pet pode fazer a adoção. Mas antes, deve fazer um cadastro e a equipe da Ong fará uma visita para levar as informações quanto as necessidades básicas de cada animal. Nossa campanha, que oportuniza às pessoas fazer uma adoção consciente, tem o apoio do plano de saúde animal referência no país, a Planvet.

Nossa clínica mantém atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Estamos também disponíveis para novas parcerias com outras Ongs da causa animal.

Para conhecer os animais disponíveis para adoção ou buscar parceria, basta nos fazer uma visita no endereço – Rua Professor João Félix, Número 396, Bairro Lixeira, em Cuiabá ou acessar nossa página no Instagram (@veterinariamt) ou Facebook (veterinariamatogrosso). Outras informações podem ser obtidas pelo número 65 3046-2850.

Anderson Nogueira é médico veterinário há mais de 15 anos e atende na Clínica Veterinária Mato Grosso.


A novidade traz oito brinquedos inéditos para comemorar o lançamento do filme ambientado em uma bela cidade litorânea da Riviera Italiana

O McLanche Feliz proporciona entretenimento e diversão para os momentos em família há mais de 40 anos. E agora, a plataforma apresenta itens inéditos inspirados no novo filme da Disney e Pixar “Luca”.

A história é ambientada em uma bela cidade litorânea da Riviera Italiana e narra a jornada de amadurecimento de Luca junto de seu novo melhor amigo Alberto. Os meninos vivem um verão inesquecível repleto de gelatos, massas e intermináveis passeios de scooter. Mas toda a diversão é ameaçada por um segredo muito bem escondido: os dois são monstros marinhos de um mundo logo abaixo da superfície da água.

A novidade chega incrementando a parceria entre The Walt Disney Company Latin America e McLanche Feliz e reforça a aposta da rede em novas experiências que estimulam as atividades criativas e com muita diversão.

Para a família toda entrar no clima dessa empolgante estreia, o McLanche Feliz traz oito brinquedos inspirados nos personagens principais do filme:

Luca Paguro e Alberto Scorfano (Muda de cor): submerja Luca e Alberto em água fria para revelar o tom de pele verde dos monstros marinhos. Coloque a peça da cauda à cabeça para completar a transformação;

Luca Paguro e Alberto Scorfano (Nadando): gire a cauda do Luca e solte-a quando submergir o brinquedo na água, para fazê-lo nadar;

Giulia Marcovaldo: gire os braços de Giulia para trás e solte-os quando a submergir na água, para ver como nada;

Massimo Marcovaldo: dê corda ao Massimo e submerja-o na água, para ver como o Massimo move seus pés,enquanto nada e solta água pela boca.;

Machiavelli: aperte o botão embaixo de Machiavelli e submerja-o na água. Depois, solte o botão para enchê-lo. Tire-o da água e aperte o botão de novo, para que ele dispare água pela boca.

Monalisa: é uma pistola de água. Submerja a Monalisa em água fria e puxe sua cauda para enchê-la de água. Quando retirar da água, empurre a cauda novamente para a frente, para que a água saia pela boca.

Da esquerda para a direita: Luca Paguro (muda de cor), Alberto Scorfano (muda de cor), Luca Paguro (nadando), Alberto Scorfano (nadando), Giulia, Massimo, Machiavelli e Monalisa.

Os brinquedos já podem ser encontrados nos restaurantes da rede, que seguem operando pelo McDelivery e Drive-Thru em todo o país.

McLanche Feliz: ingredientes de qualidade e refeições equilibradas

Junto com seu compromisso em garantir momentos de diversão e aprendizagem, a companhia também mantém o compromisso de oferecer produtos de alta qualidade e os melhores ingredientes. Ao longo da última década a marca apresentou uma série de mudanças e evoluções em seu cardápio. Em 2019, o McDonald’s renovou sua proposta de menu infantil para oferecer uma opção ainda mais equilibrada, diminuindo as quantidades de sódio, gorduras, açúcares adicionados e incorporando mais frutas e vegetais.

Para ficar sempre por dentro das novidades e campanhas, acesse: https://www.mcdonalds.com.br.

 Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.200 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 31/03/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com


Relacionamentos saudáveis, fortes e duradouros. Construir tudo isso com excelência não seria possível sem inspiração, coragem e exemplo. E é assim que hoje, em nossos 31 anos de empresa familiar, temos o orgulho de dizer que a força das mulheres se destaca em nosso meio.

Começamos nosso negócio como “Shopping da Construção”. Sempre fomos reconhecidos por termos produtos de acabamento diferenciados e fomos uma das primeiras lojas do segmento a ter autosserviço. Antes, tudo funcionava apenas como modalidade “venda de balcão”. Em 2006, trouxemos o primeiro modelo em formato “boutique”. Ao nos reposicionarmos no mercado com esse formato de loja personalizada, entendemos o quanto isso era importante.

Tudo em nossa empresa foi construído com amor e dedicação. Minha mãe fazia questão que eu e meu irmão sempre estivéssemos inseridos nos negócios da família. E assim estudamos e nos especializamos em diversas áreas para auxiliar e crescer ali dentro. Após a faculdade de arquitetura, fiz cursos de Gestão de Negócios e MBA em Varejo 4.0. Acompanhamos de perto a importância da gestão por sempre termos visto como nossos pais trabalhavam.

Em 2009, meus pais decidiram começar a Profissionalização da Gestão da Empresa, com a ideia de iniciar um processo de sucessão familiar com responsabilidade. Para isso, iniciamos uma longa preparação com um coaching para famílias empresárias em conjunto com várias consultorias nesse sentido.

Identificamos dentro de cada um de nós, o principal perfil para conseguirmos aproveitar ao máximo as características profissionais como indivíduos. Nas consultorias, trabalhamos liderança e governança. Implementamos ainda o programa de qualidade, para estudarmos questões de processos e mapeamento de procedimentos em todas as suas etapas.

Apesar de estarmos aprimorando nossos negócios e preparando tudo para que o processo sucessório dentro da família acontecesse com qualidade, não ficávamos pensando quando essa data realmente chegaria. Mas após a definição de protocolos da Bigolin, minha mãe comunicou que queria se ausentar e passar todos os setores para mim.

Nessa época, houve várias questões em nossas vidas, principalmente a pandemia que estava começando. E mais uma vez, foi um momento em que a experiência dela não poderia ser deixada de lado, nem mesmo para passar seu cargo à frente. Então, a gestão comercial foi passada para mim e os demais setores seguiram com seus gestores, que inclusive na maioria deles são mulheres que lideram. A direção geral e o respaldo final ainda é da nossa matriarca. Tenho muito orgulho da história iniciada por ela, especialmente porque o setor da construção civil é essencialmente masculino.

Trabalhamos muito para chegar até aqui, sempre buscando valorizar a gestão  feminina, enxergando em cada ser humano o potencial empreendedor e a real possibilidade de mudança de vida por meio de suas escolhas. Hoje somos o grupo Trindade Bigolin, trazendo o sobrenome da minha mãe, Lucimar Trindade Bigolin, junto com o do meu pai Olivo Bigolin. Meu irmão, Filipe Bigolin, é engenheiro civil e é ele quem cuida da construtora, a Egide. Prezamos por nossos valores e lideramos pelo exemplo. Temos como missão criar e manter relacionamentos saudáveis com nossos clientes e somos conhecidos pela solidez, pela ética e pela qualidade dos produtos e atendimento prestado.

Ariane Bigolin é arquiteta e sócia do grupo Trindade Bigolin