Pantanal Cozinha Brasil traz grandes chefs a Mato Grosso para intensa programação

Há alguns meses está em andamento o “mise en place” para a edição 2019 do Pantanal Cozinha Brasil, agendado para os dias 11 e 12 de outubro, em...

Há alguns meses está em andamento o “mise en place” para a edição 2019 do Pantanal Cozinha Brasil, agendado para os dias 11 e 12 de outubro, em Cuiabá (MT). Como no preparo de um prato, essa é uma etapa essencial para que tudo corra da melhor maneira e o resultado agrade em cheio os participantes desse “banquete” de conhecimento na área da gastronomia e deliciosos sabores.

O público vai encontrar oficinas práticas de culinária com degustação, aulas show, palestras técnicas, oficina lúdica infantil, exposição de produtos e equipamentos, feira de alimentos produzidos artesanalmente, fun food park e degustações gratuitas no Espaço Expositores.

O evento é aberto à toda a população e reúne não só atividades técnicas para profissionais da área e estudantes de gastronomia, como oficinas práticas e palestras com chefs de cozinha de projeção nacional e regional, e uma ampla programação voltada para a sociedade em geral, incluindo atividades para a garotada. Chefs, especialistas na área, pessoas que trabalham com cozinha, empresários do setor de alimentação e bebidas, produtores, gourmets e pessoas apaixonadas por culinária, vinhos, cervejas, ingredientes e temas ligados ao mundo da gastronomia se encontram no Pantanal Cozinha Brasil.

Os convidados nacionais desta edição são os chefs Renata Vanzetto, que recebeu em  2019 o prêmio de Restaurantrice do Ano pela Prazeres da Mesa, Paulo Machado, que é uma espécie de embaixador da cultura pantaneira; Fabrício Lemos, da Bahia, que faz trabalho incrível nos restaurante Ori e Origem, e esposa dele Lisiane Arouca, prêmio recente de melhor patissiêr do país, além de Eugênio Basile, produtor e maior distribuidor de méis nativos do Brasil, ganhador do Prêmio Artesão da Gastronomia 2019 pela Prazeres da Mesa.  Eles são responsáveis por palestras magnas e oficinas práticas com degustação.

Entre os chefs regionais estão nomes como a premiada Ariani Malouf, Carol Manhozo, Hugo Rodas, Fernando Mack, Wal Untar, Marcelo Cotrim, Angela Guedes, Cristiane Caldeira, Bárbara Bongiglio, Francyni Rabaioli, os especialistas em churrascos Fernando Bello, Lammonyel Moraes e Thiago Suiço, bem como os mestres boulangers Marcelo Oliveira, Marcos Almeida e Célia Tabachhi e muitos outros.

O evento tem como missão fortalecer a cultura gastronômica de Mato Grosso e do Brasil, fomentar intercâmbio entre chefs de cozinha, empresários e produtores, buscando a valorização da produção local e de nossa culinária e hábitos regionais.

O organizador do Pantanal Cozinha Brasil, João Carlos Caldeira, professor de gastronomia, destaca que o tema central dessa edição é “O alimento, a cozinha e a vida das pessoas”, que resume bem o conceito do evento. “Eu acredito muito na frase: ‘nada é tão ancestral e universal do que a relação do homem com o alimento’ e a gente sempre procura trabalhar isso no Pantanal Cozinha Brasil, essa é a nossa essência”, pontua, acrescentando que “tudo é feito para valorizar os nossos produtos, nossa cultura, nossos chefs de cozinha, restaurantes e trazer grandes tendências nacionais para Mato Grosso”.

Dentro do conceito de valorização da cultura gastronômica local, o evento tem sempre um ingrediente do ano, que este ano é a banana, presente na mesa de quase todo brasileiro e com papel de destaque na cultura regional.

Assim como o homenageado do ano, Jean Biancardini, cuja história de vida e da família se confunde com a da culinária regional. Filho da banqueteira Elza Biancardini, famosa nos idos anos 80, está à frente do Restaurante Regionalíssimo, referência da gastronomia local em Cuiabá.

A programação acontece no Centro de Eventos do Pantanal – palestras magnas, aulas show -, na Univag e Senac – oficinas práticas com degustação – Shopping Estação – oficina prática infantil  –  e nos restaurantes Mahalo Cozinha Criativa, Flor Negra, Seu Majó, Canto e Galeto Cuiabano, onde ocorrem os jantares magnos, do dia 10 a 12.

Esse ano tem ainda novidade do Choco Mix, em parceria com a empresária Zilda Castanho, que já realiza o evento de chocolates há vários anos e vai fazer uma mini edição junto com o Pantanal Cozinha Brasil.

Boa parte das atrações é gratuita. Entre elas fun food park, Espaço expositores com degustações, Choco Mix e oficinas kids.

O Pantanal Cozinha Brasil é uma realização de João Carlos Caldeira, tendo como co-realizador a Univag. Conta com apoio institucional do Sebrae, Senac, Sesc e Sesc Pantanal, e patrocínio do Big Lar e Shopping Estação Cuiabá. A prefeitura de Cuiabá, Unimed, Multibar, Pão & Arte e Coxipó Assessoria de Imprensa e Rádio Cultura 90.7 apoiam o evento.

Informações, inscrições e programação completa no site www.pantanalcozinhabrasil.com.br

Por Assessoria