Campanha em prol da segurança dos ciclistas visa prevenir acidentes

  Atualmente, a bicicleta tem sido uma alternativa de locomoção tanto nas capitais quanto no interior. Em 2017 foi aprovada a Lei 13.508/2017, que define o dia 19...

 

Atualmente, a bicicleta tem sido uma alternativa de locomoção tanto nas capitais quanto no interior. Em 2017 foi aprovada a Lei 13.508/2017, que define o dia 19 de agosto como o Dia Nacional do Ciclista. Aproveitando a data, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) lançou a campanha Bicicleta Segura, que visa prevenir acidentes e estimular o uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável e plural, além de aprimorar e criar oportunidades para promover a educação para a paz no trânsito.

A SBOT incentiva o ciclismo, que tem inúmeras vantagens, mas alerta que a prática deve ser feita com segurança seguindo algumas recomendações como uso de capacete, sinalização na roupa e na bicicleta. “Durante todo o mês de agosto, nossa campanha buscará conscientizar e incentivar a população a pensar e agir com cidadania e segurança”, acrescenta o presidente da Comissão de Campanhas Públicas, Sandro Reginaldo.

Segundo uma pesquisa realizada em 2015 – Perfil do Ciclista Brasileiro – 73% dos entrevistados utiliza a bicicleta mais de 5 vezes por semana. Foram ouvidos 5012 ciclistas em cidades das diferentes regiões brasileiras. Esse aumento de ciclistas levou também ao crescimento no número de internações de brasileiros que se envolveram em acidentes com bicicleta: só em 2016, 11.741 brasileiros foram internados, o que gerou um custo de mais de R$ 14 milhões ao Sistema Único de Saúde.

Para o presidente da SBOT – Regional Mato Grosso, Renam Bumlai, respeito, atenção e prevenção são as palavras-chave para quem usa a bicicleta diariamente. “Acidentes que envolvem este tipo de veículo podem ser graves e fatais, onde o ciclista pode ser a vítima ou o causador”, finaliza.

 

Fonte: Assessoria