Coral UFMT volta aos palcos da capital

O espetáculo que celebra e homenageia músicas, artistas, autores e compositores mato-grossenses retorna aos palcos de Cuiabá para ganhar vida nas vozes do Coral da Universidade Federal de...

O espetáculo que celebra e homenageia músicas, artistas, autores e compositores mato-grossenses retorna aos palcos de Cuiabá para ganhar vida nas vozes do Coral da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). As apresentações acontecerão na sexta-feira (19) e no sábado (20), às 20 horas no Teatro Universitário. A entrada será a doação de um livro de literatura infantil ou infantojuvenil.

Para a diretora artística e maestrina do Coral UFMT, Dorit Kolling, a retomada do projeto se deve em virtude do grande apelo da comunidade cuiabana por outras oportunidades para assistir ao show. “Por ser um espetáculo com elementos que mistura poesia, dança e música regional, o público cuiabano se identificou facilmente com a sua cultura, e os não cuiabanos que assistiram a apresentação, se encantaram por um pedacinho do que é Cuiabá”, afirma.

Inicialmente o espetáculo foi roteirizado e dirigido cenicamente pelo músico cuiabano, hoje residente em São Paulo, Maurício Detoni. Essas novas apresentações ganharam cenas e coreografias inéditas elaboradas por Danielle Batista e Watila Fernando. A direção geral está a cargo da maestrina Dorit Kolling.

O espetáculo

O espetáculo foi pensado para retratar os mais diversos grupos que constituíram, e ainda constituem, a cidade de Cuiabá. Estão inseridos nesse cenário os índios, o rio Cuiabá, o luar, a fala típica cuiabana, a Cuiabá bucólica, religiosa e festeira, que será cantada nos versos e canções de autores como Guerra Peixe, Vera e Zuleica, Roberto Seror e Adriângelo, Estela Ceregatti, Jaime Ribeiro, Antônio P. de Figueiredo, Maurício Detoni, Tetê Espíndola e Carlos Rennó, Zelito e Zuto, entre outros.

As poesias e poemas da capital dos seus 300 anos estará presente nos versos de Lucinda Persona, Ivens Cuiabano Scaff, Manoel de Barros, Marilza Ribeiro e Sady Folch.

Os livros recebidos na aquisição dos convites serão destinados ao Projeto Inclusão Literária. A troca ocorrerá até quinta-feira (18), das 14h às 19h30, na sede do Coral UFMT, no Centro Cultural. Nos dias do espetáculo, os mesmos serão disponibilizados na bilheteria do Teatro a partir das 18h.

O concerto integrante da Agenda Tricentenária é uma realização da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e Coral UFMT, com apoio cultural da Bellsom Iluminação e Sonorização.
Mais informações podem ser obtidas nas páginas do Coral no Facebook ou no Instagram.

Por UFMT