Excelência em atendimento é resultado de treinamento de colaboradores

Um bom atendimento passa, obrigatoriamente, por um treinamento de qualidade dos funcionários e resulta na excelência do relacionamento com os frequentadores. Foi por trabalhar dessa forma que o...

Um bom atendimento passa, obrigatoriamente, por um treinamento de qualidade dos funcionários e resulta na excelência do relacionamento com os frequentadores. Foi por trabalhar dessa forma que o restaurante de temática australiana Outback Steakhouse se tornou uma marca gerida por profissionais que são apaixonados por momentos especiais, por servir bem e encantar cada vez mais os seus clientes.

O perfil dos outbackers – como são chamados os funcionários dentro do próprio restaurante – é escolhido a dedo, homens e mulheres jovens, preferencialmente estudantes, seja universitário ou com ensino médio ou técnico completo, dedicados, dinâmicos e com muita vontade de crescer. A marca é quem disponibiliza todo o treinamento para as funções, não exigindo qualquer tipo de experiência prévia. Três meses antes da inauguração da unidade em Cuiabá, a empresa já estava em busca de profissionais para fazerem parte do quadro de colaboradores. “Isso porque eles passam por um treinamento antes da abertura do restaurante para que possam servir bem e encantar cada vez mais”, declara o sócio-proprietário do restaurante, Manoel Zorzal.

A marca possui um plano de carreira bastante concreto e dá liberdade aos garçons para que gerenciem suas mesas e negociem com o gerente a melhor e mais rápida maneira de atender, como se gerenciassem sua própria empresa. E isso ajuda na construção de um espírito empreendedor e traz ótimos resultados: atualmente, 85% dos sócios-proprietários das unidades Outback no Brasil começaram suas carreiras na cozinha ou no salão dos restaurantes.

O Outback não é uma franquia. Cada unidade possui um sócio escolhido pela própria marca que, com grande experiência no ramo de alimentação, hospitalidade e gerenciamento de pessoas, lideram os restaurantes, atuando diretamente em cada um deles. Eles são responsáveis pela operação e resultados de cada unidade, além de garantir a entrega da melhor experiência aos clientes, sempre baseada nos principais e crenças da companhia. Durante os treinamentos, os funcionários aprendem a identificar os gostos dos clientes e tratá-los como se fossem únicos, encarando a mesa como um empreendimento e fazendo com que o cliente se sinta sempre bem recebido.

“Nossas pessoas vivenciam essa cultura e se desenvolvem constantemente, fazendo parte de uma empresa que lhes dá orgulho e que lhes valoriza. Isso acontece porque acreditamos que se nós cuidamos das nossas pessoas, elas cuidarão do Outback e dos nossos clientes”, finaliza Zorzal.

Por Assessoria