Curso Superior de Teatro da Unemat realiza V Mostra de Cenas

A MT Escola de Teatro da Unemat, realiza nos dias 22 e 23 de julho a Quinta Mostra de Cenas, às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá. Resultado da...

A MT Escola de Teatro da Unemat, realiza nos dias 22 e 23 de julho a Quinta Mostra de Cenas, às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá. Resultado da parceria entre Secretaria do Estado de Mato Grosso, Unemat e os grupos Cena Onze, de Cuiabá e Associação Artistas Amigos da Praça (Adaap), de São Paulo, a MT Escola se destaca por ser o único Curso Tecnológico Superior de Teatro de Mato Grosso.

O diretor artístico da MT Escola de Teatro, Flávio Ferreira, explica que o curso, com duração de dois anos, realiza uma Mostra de Cenas ao final de cada semestre como resultado do trabalho dos aprendizes. “Nesta quinta edição serão apresentadas no palco principal do Cine Teatro Cuiabá, três peças com duração de vinte minutos cada”, revela.

A primeira peça a ser apresentada é “Lugar Nenhum”, que conta duas histórias paralelas, a de Pitágoras, um matemático que, apesar de muito respeitado, por uma imprecisão de coordenadas, falha terrivelmente no envio de um navio com ajuda humanitária a crianças africanas; e a de Pito, um inofensivo e ingênuo homem que cruza o alto-mar em uma pequena embarcação. As duas histórias se encontram quando Pito tem sua jornada interrompida por quatro figuras que o envolvem como réu em um julgamento sobre o erro de Pitágoras.

O segundo espetáculo da noite é “In-Cômodos”, uma comédia dramática envolvendo Klaus, o palhaço sem graça; General, o militar fanático religioso; Drª Luana, a primeira astronauta mulher a pisar na Lua; Couro, um corcunda com dificuldades em se articular verbalmente e Margot, uma menina introspectiva. Os personagens encontram-se enclausurados em estranhos cômodos e se veem obrigados a compartilhar seus íntimos incômodos.

Encerrando a Mostra, em “Urubus in Cena” um velório fictício é encenado para uma suposta reunião familiar, composta por três irmãos e duas sobrinhas, com idades variadas. A reunião dispara uma série de conflitos familiares, questiona o símbolo paterno, que representa toda regra, moral ou atitude castradora e revela atrocidades de todos os personagens. Uma tormenta emocional varre a sala, ninguém é poupado. Tudo caminha para uma catástrofe, não existem atenuantes, todos são sempre culpados.

A MT Escola de Teatro é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) em parceria com a Associação Cultural Cena Onze, a Associação dos Artistas Amigos da Praça e Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Serviço

O que: Quinta Mostra de Cenas da MT Escola de Teatro da Unemat

Quando: 22 e 23 de julho, às 19h30

Onde: Cine Teatro Cuiabá

Valor: Acesso Gratuito. Proposta de contribuição R$5,00.

Fotos: Amanda de Souza, Weronica Eler, Marcus Aurélio e Eliene Londero.

Por Assessoria