Doze casais LGBTI’s oficializam a união nesta sexta-feira (28)

Essa é a 1ª Edição do Casamento Comunitário para casais homoafetivos em Cuiabá   Doze casais de homens e mulheres gays e lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais...

Essa é a 1ª Edição do Casamento Comunitário para casais homoafetivos em Cuiabá

 

Doze casais de homens e mulheres gays e lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais (LGBTI’s) terão a oportunidade de dizer o tão sonhado “sim” nesta sexta-feira (28), em Cerimônia Ecumênica promovida pelo Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (CMADS). É a 1ª Edição do Casamento Comunitário para casais homoafetivos que irão oficializar a união, em um evento ecumênico, às 19 horas, no Buffet Rose Capriata. A data foi escolhida por comemorar o Dia Internacional do Orgulho Gay.

O casamento civil entre pessoas do mesmo sexo foi autorizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em outubro de 2011. Antes, esse tipo de união era firmada apenas por um contrato estável. Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), os casamentos civis de casais do mesmo sexo passaram não só a entregar certidões, como garantir direitos, com o reconhecimento e devidos benefícios assegurados.

Além da oficialização matrimonial, os participantes terão festa com Buffet, sendo aberta apenas para os convidados dos casais participantes, onde já foram definidos previamente.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (CMADS), Valdomiro Arruda, a iniciativa do projeto foi pensada em garantir a cidadania, resgatar a dignidade humana e ressaltar o combate à intolerância e ao preconceito. “Estou muito satisfeito com o resultado. Posso garantir que os casais terão uma cerimônia muito bem organizada, com todos os itens necessários para realização de um momento tão importante como esse. Toda produção será por nossa conta, graças às parcerias que sempre contribuem para que pudéssemos realizar eventos sempre com a mesma qualidade”, disse.

O vice-presidente do Conselho, Clóvis Arantes lembra que os casais participantes tiveram que obedecer alguns requisitos, dentre eles a comprovação de carência financeira, caracterizando hipossuficiência, que é uma condição estabelecida na Lei do Direito ao Consumidor, pois não haverá custo para os noivos ou noivas. “A cerimônia representa mais uma conquista para a comunidade LBGTI de Cuiabá. Será um momento de celebração ao amor, igualdade, diversidade e cidadania”, declarou.

A Imprensa local que tiver interesse em fazer a cobertura do evento, deve informar os nomes dos profissionais para que seja feito o credenciamento. As informações devem ser enviadas até quinta-feira (27), no período da manhã, no e-mail- secom@cuiaba.mt.gov.br.

Por Prefeitura de Cuiabá