MT-Hemocentro intensifica campanha de doação de sangue

Ação visa a reposição do estoque do banco de sangue, bem como a renovação do cadastro de doadores. Hemocentro de Cuiabá – Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT Hemocentro de...

Ação visa a reposição do estoque do banco de sangue, bem como a renovação do cadastro de doadores.

Hemocentro de Cuiabá – Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Hemocentro de  Cuiabá
Hemocentro de Cuiabá – Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

A direção do MT-Hemocentro – único banco de sangue público de Mato Grosso – intensificou a agenda de campanhas de coleta de doação de sangue, de plaquetas por aférese e de cadastramento dos novos doadores de medula óssea para transplante. A ação visa a reposição do estoque, bem como o aumento do número de cadastro de doadores.

No Dia Mundial do Doador, celebrado anualmente em 14 de junho, será realizada a campanha “De olhos abertos para a vida”, com coleta interna para os doadores já fidelizados e os funcionários do Laboratório Lentes Gradual.

Segundo informou a diretora do MT-Hemocentro, Gian Carla Zanela, é comum que, neste período do ano, quando ocorrem as férias escolares e aumentam as viagens e os eventos festivos de grande público, haja baixa considerável no estoque de sangue.

A constatação se deve ao aumento da demanda por bolsas de sangue nos hospitais e prontos socorros públicos. Ainda tem sido constatada a falta dos sangues do tipo A, B, O, AB NEGATIVOS – raros entre a população – e do O POSITIVO, um dos tipos sanguíneos mais utilizados.

“O MT-Hemocentro depende, exclusivamente, de doação de sangue de forma voluntária e, por essa razão, tem intensificado as campanhas para atrair novos doadores. Conclamamos a população para que, antes de sair de férias, procure o banco de sangue público e faça a sua doação de sangue ou agende a doação de plaquetas por aférese e realize o cadastro de medula óssea”, afirmou Zanela.

Agenda de coleta

Nos dias 17, 18 e 19 de junho, a unidade atenderá aos membros da Igreja Universal, enquanto a equipe do Hemobus – ônibus que realiza a coleta externa – estacionará no município de Campo Verde nos dias 18 e 19.

No dia 21, haverá coleta interna de plaqueta por aférese e, no período de 24 a 28 de junho, será realizada a campanha com o Corpo de Bombeiros. O Hemobus também estará no município de Rosário Oeste no dia 26 e, no dia 28, na sede da Sicredi Cooperativa, em Várzea Grande.

As doações podem ser feitas nas seguintes unidades na Capital:

MT-HEMOCENTRO – Banco de Sangue Público de Mato Grosso
Sede: Rua 13 de Junho, 1055. Centro Sul. Cuiabá – MT.
Fone: (65) 3623-0044 ramal 221
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h30.

Unidade de Coleta do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá – MT.
Fone: 3624-1062.
Rua General Vale, 182. Bandeirantes. Cuiabá – MT.
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, de 08h às 12h e de 13h às 16h.

Por Rose Velasco | SES-MT