7 Iniciativas Que Buscam Diminuir O Consumo De Canudos Plásticos Descartáveis

Utilizá-los é mais prático, é verdade, mas artigos plásticos descartáveis demoram séculos para se decompor na natureza e seu uso indiscriminado está se tornando um grande problema para o problema...

Utilizá-los é mais prático, é verdade, mas artigos plásticos descartáveis demoram séculos para se decompor na natureza e seu uso indiscriminado está se tornando um grande problema para o problema – e, consequentemente, para cada um de nós.
De olho nesse cenário, algumas iniciativas mundo afora estão surgindo para diminuir o uso e descarte de canudos plásticos. Confira 7 delas abaixo!

1. O ÚLTIMO CANUDO DE PLÁSTICO
O Último Canudo de Plástico é uma ONG criada nos Estados Unidos após a polêmica (e triste!) história da tartaruga que se machucou com um canudo que boiava no mar. Fundado por Jackie Nunes, o projeto promove campanhas que visam conscientizar sobre os malefícios do uso dos canudinhos. Sabia que, só nos EUA, 500 milhões de canudos de plástico são usados todos os dias? Com todo o lixo que geram daria para encher 46.400 ônibus escolares ou ainda dar duas voltas e meia no planeta, todos os dias, só de canudos. Chocante, não?

2. STRAW WARS
Apenas nas lojas do McDonald’s no Reino Unido são consumidos 35 mil canudinhos a cada 24 horas. A campanha Straw Wars surgiu para diminuir o consumo exagerado desses descartáveis e mobilizar o comércio de Londres para parar de oferecer a facilidade aos consumidores. Eles só são entregues quando o cliente pede, fazendo repensar os hábitos de consumo.

3. NESSA VERÃO, DISPENSE O CANUDINHO
A vida útil estimada de um canudo é de aproximadamente 4 minutos. Pensando nisso, a WWF Brasil criou, no último verão, a campanha Nesse verão, dispense o canudinho. A ideia é convidar as pessoas a refletirem sobre a real necessidade de consumir um artigo que facilita a vida por poucos instantes e causam impactos permanentes no planeta.

4. #REFUSEPLASTICSTRAWS
O nome da campanha – que, em português, quer dizer #RecuseCanudosPlásticos – já é autoexplicativo: ela estimula o movimento de negar canudos quando te oferecem. A hashtag alcançou uma visibilidade tão grande que várias celebridades manifestaram apoio, como a estilista Vivienne Westwood. Que tal aderir?

5. STOP SUCKING
Lonely Whale – organização sem fins lucrativos criada por Lucy Sunmer e pelo ator Adrian Grenier que visa promover a importância do ecossistema marinho para a vida no planeta – lançou a campanha Stop Sucking – “Pare de Sugar” em português. Espalhou-se pelas redes sociais e ganhou a atenção do público por fazer um trocadilho com a expressão “Pare de ser babaca” em inglês. Um bom jeito de engajar, não?

6. SIMPLY STRAWS
Que tal substituir os canudos de plástico por canudos de vidro? À venda no site da Simply Straws, eles são estilosos, não demoram tanto tempo para se decompor na natureza e, o mais importante, não prejudicam a vida marinha.

7. SORBOS
Canudos comestíveis, com sabor e biodegradáveis! A ideia surgiu na Espanha com Víctor SánchezEnric JuviñaMichael Baraffé e Carlos Zorzano e está fazendo sucesso! Em um problema ambiental, eles enxergaram uma oportunidade de negócio e, além de ajudar o meio ambiente, está fazendo dinheiro. Isso sim é negócio de impacto!